Destination wedding
Ter um casamento com exclusividade e impecável é o que a maioria dos noivos quer. Que tal unir autenticidade com muita diversão, em outra cidade? Veja como organizar!
Em muitas culturas a celebração do casamento pode durar até uma semana ou mais, é estender ao máximo esse momento de pura felicidade. Talvez você ainda não conheça o “destination wedding”. Um estilo que está sendo usado com muita frequência por casais que buscam um algo a mais na hora de celebrar o casamento, de forma única e íntima.
Ao invés de fazer uma cerimonia tradicional, seguida de uma recepção, o evento é realizado em um hotel onde os convidados ficam hospedados, junto com os noivos, na maioria das vezes em uma cidade diferente da que vivem.
Saiba todos os passos para organizar essa diferente celebração!
Escolha o local perfeito
O destino será importante, não apenas para delimitar o estilo do casamento, como também o estilo da viagem. Praia, campo, montanha ou cidade? Antes de escolher o destino em si, pense em qual tipo de local gostaria de realizá-lo, além das atividades que gostaria de incluir.
É o primeiro e principal passo a se tomar. Decidido o tipo de local você pode começar a orçar pacotes em diferentes cidades, disponibilidades de datas, estrutura e entretenimento que possuem.
Os prazos
Se resolveram casar em alta temporada, e em destinos populares, é aconselhável que reservem todos os serviços com mais de 1 ano de antecedência, já que a concorrência será maior. Em baixa temporada os preços diminuem, claro. O meio termo são os dias que sucedem a alta temporada.
Os convites também devem ser enviados com antecedência mínima de uma ano, para que os convidados possam se organizar, reservarem transporte, acomodação e dias livre no trabalho.
Programação
Para que tudo saia perfeito e para aproveitarem ao máximo essa viagem e evento, o ideal é se organizarem, e muito. Locomoção, hospedagem, programação de atividades durante a estadia, alimentação, cerimônia e a recepção. A lista é grande!
Tudo deve estar detalhado em uma planilha, assim dá para controlar e realizar um evento super divertido.
Revise muito bem o contrato com a empresa escolhida, com o hotel oferecido e com todos os demais fornecedores. Devem ser minuciosos com as descrições de serviços. O ideal é poder visitar o local onde pretende realizar a festa antes de assinar o contrato. Caso não seja possível, opte por um fornecedor ou agência bem recomendado e que te passe toda a confiança, eles serão seus olhos neste outro local.
Nos destination weddings é muito válido contratar um cerimonialista com experiência, para poder auxiliar nas contratações e na logística do evento.
Organize uma programação com todas as atividades, passeios e eventos que serão realizados durante os dias de celebração e envie aos seus convidados, para que todos possam desfrutar cada minuto desse momento tão especial.
Custos
O custo, claro vai depender do destino e local escolhido. Quanto mais comodidade e luxo, mais caro será. Mas, com a imensidão do nosso país, dá para achar um lugarzinho charmoso, que entre no orçamento.
Se se organizar bem e dependendo de onde vivem, dá pra gastar ainda menos do que se celebrado na sua própria cidade. Em grandes cidades o aluguel de locais para festa são muito mais caros que em cidades de interior ou até litoral. Além disso, provavelmente o número de convidados será reduzido e, com uma festa mais íntima, você economizará em todos itens.
Caso pretendam utilizar fornecedores da sua cidade não se esqueçam que eles cobrarão pelo deslocamento.
Noivos, atenção! Não se esqueçam da situação econômica de seus amigos e convidados! Vocês podem estar em uma ótima fase financeira, mas seus convidados talvez não. Por isso pense em destinos que caibam no bolso de todos, além de disponibilizar uma lista de hotéis e meios de transporte, com mais de uma opção e de diferentes valores.
Uma dica válida é, antes de fechar qualquer contrato ou viagem, abrir uma pequena votação, com as opções de destinos, para que seus convidados deixem opiniões. Claro que a opinião mais importante é a de vocês, mas não custa nada consultar um segundo ponto de vista!
Destinos internacionais
Se a intenção é cruzar o oceano, e viver um conto de fadas, deve-se primeiro de tudo pesquisar sobre as leis para validação do casamento. Cada país possui regras específicas. Uma opção mais simples é realizar o casamento civil em cartório, antes ou depois, e uma celebração religiosa ou não em outro país!