Desafios na hora de decorar o lar
Enquanto são namorados, muitas questões passam despercebidas, afinal, ainda não dividem o mesmo teto e os mesmos problemas. Mas, quando se escolhe casar, uma das primeiras tarefas da vida a dois é a escolha da decoração da casa.
Antes de tudo, o sonho da casa ideal deve ser pensado junto! A casa é uma conquista dos dois, e ambos têm o direito de opinar e decidir o estilo de cada cômodo. Assim como na decisão do estilo e dos elementos para a decoração de casamento, em que vocês encontraram soluções juntos e decidiram estilos misturando os desejos e anseios de cada um. Pode ser que nos preparativos, um preferiu uma lembrancinha de casamento X e o outro o modelo Y, mas vocês encontraram o meio termo que agradava aos dois. Essas posturas e a forma de agir devem ser levadas para a vida de casal desse momento em diante, onde terão que chegar a decisões me comum em muitos aspectos. Tocada a última música de casamento o grande dia terminou, chega o momento de começarem a pensar na casa que irão dividir e como decorá-la e ordenar os cômodos. Nesse ponto, muitos casais encontram dificuldade, então vamos ajudá-los.
Definindo o estilo
Vocês já devem saber se possuem gostos e estilos muito diferentes. Se este for o caso, terão que ceder e abrir mão de certos caprichos para chegarem a um ponto comum. Tomem como exemplo como resolveram as questões de mais difícil acordo quando organizavam o casamento, por exemplo o modelo de convite de casamento, que tiveram que encontrar o estilo que agradava a ambos os gostos. Definam qual vai ser o estilo em comum que determinará a decoração da casa de vocês. Assim, as escolhas de objetos, cores e móveis será mais fácil, se guiando pelo estilo e não apenas pelo gosto pessoal de cada um. Assim como na decoração de casamento rústica, por exemplo, que não admite certos objetos por fugir do estilo, o mesmo ocorrerá no décor da casa, que ficará limitado ao estilo definido.
Desencontros são normais
Não se espante se não coincidirem nos mesmos gostos! Muitas vezes, vocês irão passar horas na mesma loja e, na hora decidir, estarão em lados opostos vendo coisas completamente diferentes. Isso é mais comum do que pensam, assim como na organização do casamento há quem goste mais de escolher os modelos de lembrancinhas de casamento, enquanto o outro prefere a decisão da paleta de cores. Tudo bem se um se dedicar mais a um tema, mas os dois devem concordar com a escolha antes da decisão final.
Passo a passo em conjunto
Montar uma nova casa é uma das grandes lembranças que guardará para a vida, ainda mais quando é a casa que representa o início de uma nova vida à dois. Por isso, toda a organização, compras e decoração devem ser feitas pelos dois juntos. Alguns preferem dividir cômodos e cada um se encarrega daquele espaço. Mas assim podem perder a harmonia que buscam no espaço da casa, além de tirar toda a magia do momento que deve ser vivida "em dupla". Existem poucas coisas que podem ser definidas sozinhas, como o modelo de vestido de noiva, que cabe à noiva escolher quase só, mas a maioria das decisões de organização deve ser feita a dois.
Planejamento é primordial
Quantas vezes não vimos brigas e casais de cara feia na hora da escolha dos móveis? Muitos desses desentendimentos são gerados pela falta de planejamento. Se as tentações são muitas e as prioridades distintas, tente sempre organizar o que querem comprar com antecedência. Estabeleçam juntos por onde vão começar e até quanto podem gastar com cada cômodo. O desencontro é normal, mas o surgimento das discussões podem ser evitadas. O planejamento também já os conecta mais e talvez, antes de irem às compras, já saberão o que querem e o que realmente precisam.
O teste final
E então chega a hora de montar os lindos móveis que foram comprados com todo carinho. Chega o momento de decidir o melhor lugar para cada objeto e ver se as escolhas foram certeiras, se tudo se encaixa do jeito que imaginaram. Este é, com certeza, o desafio final para o casal, a fase do “Eu te disse que não caberia” e do “Olha o que você está fazendo, esse parafuso não é daí, vai estragar a parede!”. Apesar de todos os problemas que possam surgir com a montagem e arrumação da mobília, tentem fazer deste um momento de diversão, e se permitam boas risadas.
Arrumem a casa juntos, com música e aproveitando esse momento momento. Afinal de contas, quando o casamento terminar, chegar o momento de guardar o vestido de noiva no armário junto com outras recordações e aposentar o buquê de flores, começa a vida de casados, e esse será o primeiro momento que realmente se darão conta dessa emocionante jornada que começaram.