Decoração de papel: tendências para 2016
Cada vez mais presentes nos casamentos, a arte de dobrar o papel deixou de ser uma brincadeira e passou a ser item primordial de decoração e lembrança. Fique por dentro das tendências e veja nossas dicas para 2016.
Foi se o tempo em que a papelaria nupcial se resumia aos convites de casamento. O trabalho das dobraduras de papel vem ganhando cada vez mais espaço na decoração de casamento e cresce o número de seus admiradores devido às várias possibilidades de produções incríveis que rendem essa técnica. Engana-se quem pensa que apenas os Tsurus, os famosos pássaros de papel, são as únicas opções de aderir a essa técnica em seu grande dia.
Através dessa arte tradicional japonesa praticada há vários séculos, uma simples folha de papel é transformada em todas as formas possíveis chegando a compor até o buquê de flores. Confira nossas ideias de como alcançar resultados incríveis usando apenas papel para decorar seu casamento.
Papéis que ganham vida
É um mais lindo que o outro. Sofisticados e delicados, os origamis também podem ser utilizados como lembrancinhas de casamento baratas, porta guardanapos, convites de casamento diferentes além de se tranformarem em elementos decorativos como flores, borboletas, corações.
Como acertar na decoração?
É uma solução perfeita para compor uma decoração de casamento simples e barato. Nesse caso, os especialistas recomendam fazer uma lista de opções de origamis para sua decoração, já que cada dobradura rende diferentes estilos e significados. A técnica japonesa, apesar de simples, impacta de forma profunda no visual dos ambientes e pode se destacar como elemento decorativo, independente de como é utilizado. Um exemplo, se o seu casamento é mais clássico abuse dos origamis mais delicados, como tulipas e outras flores de papel. Lindos cata-ventos coloridos podem inserir ainda mais cor em uma decoração de casamento rústico e assim por diante. Pensar nas cores e composições podem te ajudar a elaborar os ambientes.
Buquê de origami Papéis que ganham vida
Os buquês de origami são os mais pedidos para 2016. Populares por durarem para sempre, a noiva ainda pode escolher o tipo de flor, cor ou enfeite. Os mais famosos são as rosas, lírios e sakuras que é a flor de cerejeira, típica do Japão. O interessante é que hoje já existem buquês de origami que não são necessariamente de papel. Algumas empresas estão usando feltro e outros tecidos, que dão mais firmeza e sustentação ao arranjo. Sendo de papel ou não, esse buquê de noiva artificial é uma forma de você guardar para sempre um pedacinho deste dia tão especial.
Arranjos de mesa e lembrancinhas
Os arranjos de origamis e dobraduras de papel dão um toque especial também às mesas de comida e dos convidados. Podem completar a decoração dos arranjos de flores para casamento, as formas dos docinhos, ou ainda incrementar os ornamentos dos bolos decorados para casamento.
Corações feitos de papel
Coraçõezinhos de papel feitos a mão garantem mais personalidade e originalidade para seu casamento. O efeito visual fica incrível e aquele cantinho fica ainda mais romântico e inspirador. Eles podem compor o cenário da estação de fotos, o fundo do altar, o caminho da noiva. Esses lindos detalhes feitos à mão com certeza arrancarão suspiros dos convidados garantindo o clima de romance por toda a cena.
Brincando com cores e iluminação
Branco e marfim são as cores mais utilizadas, mas você não precisa se prender apenas nessas opções - os coloridos também encantam. As dobraduras e os origamis ficam mais valorizados com a ajuda de uma boa iluminação, uso de lanternas, abajures e luminárias. Trabalhados e pensados em conjunto, podem proporcionar mais dinamismo para o ambiente.
Cuidados extras!
No dia do casamento, tente deixar os origamis longe de locais com correntes de ar fortes, incidência direta da luz do sol, ambientes muito gelados e qualquer outro impacto natural que possa comprometer o formato das peças.
O origami conquistou as noivas do mundo inteiro e agora já faz parte da cena nupcial, seja na decoração, no convite ou na lembrancinha de casamento. Tudo isso começou com a moda dos Tsurus, o pássaro de papel que abriu as portas para essa arte. Diz a lenda japonesa que se a pessoa fizer 1000 Tsurus, usando a técnica do origami, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar. Tsuru além de ser uma ave, é o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna. Além da beleza, decorar uma festa, uma cerimônia ou apenas um bolo com essa técnica dando o toque especial nos noivinhos para o bolo de casamento traz um ar de delicadeza e requinte ao ambiente. Divirta-se!