Decorando com... Luz! Os tipos de iluminação ideais para cada estilo de recepção
A iluminação para casamento adequada direciona a sensação do ambiente, preenche espaços e traz aconchego. Por isso, ela se torna tão importante na hora de compor o cenário. Saiba como explorar a decoração com luzes e deixar seu dia mais iluminado.
É inegável o impacto que a iluminação tem na decoração de casamento. O efeito das luzes é fundamental para dar o clima desejado ao ambiente, do romântico ao descontraído. O estilo e a disposição de luminárias, abajures, letreiros, candelabros e velas são os responsáveis por dar ênfase à ornamentação, assim como ditar o tom dela. Por isso é importante que a iluminação faça parte do projeto, com planejamento e detalhes da instalação bem definidos. Afinal, os grandes escolhidos entre os tantos vestidos de noiva e trajes provados merecem ser admirados por todos os convidados na totalidade de seus detalhes.
As opções são infinitas. Por isso, é preciso atenção para que cada um dos itens que trazem luz à festa e à cerimônia tenham afinidade entre si. Aqui daremos dicas de como aproveitar a iluminação e tipos de itens disponíveis para ela.
Avalie o espaço
Recomendamos uma visita ao local na hora do dia que acontecerá a cerimônia e festa para poder observar a oferta de luz artificial e natural. Será a partir desta avaliação que irão calcular quais pontos podem receber maior reforço e em qual intensidade. A iluminação pode ser mais focada, sobre uma mesa, um bar, etc., ou mais aberta e geral.
Esquente os ambientes
Verifique a iluminação existente onde acontecerá o casamento. Luzes frias (brancas), além de não serem as mais bonitas para as fotos, não descansam os olhos e agregam certa melancolia ao local. Luzes quentes (amareladas) são mais aconchegantes e produzem um efeito dourado bem quisto. Elas são as melhores opções para substituir a iluminação natural do sol. É possível “esquentar” a iluminação tanto com lâmpadas quanto com o fogo das velas e lampiões. O varal de luz é ideal para conseguir esse efeito.
Respeite o tema
Todos os itens, dos mais funcionais aos puramente decorativos, como uma decoração de casamento com luzes de led, devem estar conforme o tema e o estilo da festa. Uma celebração em tom rústico pede ornamentação com itens brutos e retrôs, e assim por diante. Peça a um profissional ajuda para fazer as melhores combinações se sentir a necessidade. Ele evitará que o resultado seja uma decoração esquizofrênica.
Tipos de iluminação:
-
Velas e candelabros
Impõem um ar romântico às uniões celebradas tanto no ambiente interno quanto no externo. São ótimos como centro de mesa, podendo estar dispostos de forma solitária ou em mais de um. Costumeiramente também enfeitam o móvel onde descansa o bolo ou a própria de ilha de doces, iluminam o altar e ainda o próprio caminho da noiva. Misturar velas de alturas variadas produz um visual sem igual. Os candelabros altos cumprem uma dupla função, a de acrescentar luz e de subir a linha de visão das mesas.
-
Luzes em linha
O mesmo tipo de luz que faz a alegria da criançada no Natal pode ser uma luz decorativa para casamento. Enrolá-las em troncos, guirlandas, cortinas, treliças e até cordas dará um novo aspecto e textura a estas superfícies. Podem ser usadas para a criar uma ilusão, como o de uma grande tenda com um ponto mais alto ao centro.
-
Luminárias
Há muitos tipos de luzes para casamento. Grandes e belas luminárias possuem uma presença que impõe encanto com certo ar de ostentação. Elas por si só já atraem os olhares e farão o mesmo com tudo que estiverem iluminando abaixo delas. Existem de todos os tipos, das em madeira e ferro, perfeitas para uma decoração rústica, às de cristal, para uma celebração suntuosa e cara.
-
Canhões de luz e globo de vidro
Dupla que promove charme extra aos shows e performances na pista de dança. O globo de vidro, item icônico dos anos 1970 e 1980, reflete toda a luz projetada sobre ele, colocando todo o ambiente em frisson dançante. Os canhões de luz ajudam a decoração de casamento com luzes nas atrações musicais no palco e a produzir feixes luminosos no céu nas festas ao ar livre.
-
Neon
Uma luz puramente decorativa com a missão de chamar a atenção para a hashtag do casal ou para uma frase ou palavra romântica. Ou ainda para melhor guiar os convidados da recepção. A decoração de casamento com luz de led pode ser posicionada em locais-chaves da recepção para servir de fundo para as poses de foto.
-
Varal de luz e cortinas de LED
A decoração de casamento com luzes de LED tem ganhado mais originalidade. Os varais de luz e cortinas de LED também podem ser usados em locais fechados e abertos. Além de funcionais, dão um fundo lindíssimo para as fotos do casal. Por serem compostos por pequenas lâmpadas de intensidade mais fraca, o efeito parece imitar um grande céu estrelado, ainda que o sol esteja visível no horizonte. Ajudam a definir os diferentes espaços sem a necessidade de um biombo, parede ou outro tipo de obstáculo físico para a compreensão da função de cada metro quadrado da recepção.
-
Abajures e arandelas
Essas peças produzem uma iluminação para casamento indireta, com efeito, mais intimista, que faz com que muitos casais apostem neles para os pontos da festa destinados ao descanso.
-
Iluminação de piso
Ótima para iluminar escadas, rampas e pisos com desnível, ajudando no deslocamento e direcionamento dos convidados. Também dá um lindo destaque à vegetação, embelezando árvores, moitas, topiaria e flores para casamento. O visual do altar também tem muito a se beneficiar este tipo de iluminação, assim como o próprio caminho até ele.
-
Tochas
Tochas só são aconselhadas em uniões em locais abertos e costumam ser muito usadas naquelas realizadas na praia.
-
Lanternas chinesas
Feitas de papel, são fonte de uma luz difusa encantadora. São leves e baratas, mas ainda assim charmosas, principalmente quando dispostas em profusão.
Longe de ser um mero acessório da decoração da festa de casamento, a iluminação merece ser estudada com cuidado para evidenciar todos os detalhes dela, e estar conforme o seu estilo. A importância de uma decoração de casamento com luzes é tamanha que ela é capaz até de tornar as refeições servidas mais apetitosas. A luz correta imprime maior ou menor água na boca dos convidados com a comida exposta na recepção. Além disso, as equipes de fotografia e vídeo irão agradecer pelos registros de toda a celebração.