Dama de Honra e Pajem
Reza a lenda que, na Roma Antiga, os cônjuges subiam ao altar acompanhados de casais da mesma idade vestidos de forma semelhante, para evitar que os espíritos do mal os reconhecesse e amaldiçoasse a união.
Pode-se dizer que essas eram as damas de honra e os pajens da época, e que, atualmente, suas funções se modificaram um pouco. Além de carregar as alianças e acompanhar a noiva até o altar, damas e honra e pajens são pessoas escolhidas para trazer amor e alegria a cerimônia.
Não importa se são crianças, adultos, meninas ou meninos. Os noivos elegem essas personagens de acordo com sua afinidade, e não existe regra nem limite de idade nesse momento. É claro que, se forem crianças, deverá haver um cuidado maior. Uma menina de três ou quatro anos pode travar ao ver a igreja cheia de gente e desistir da sua função no último momento, por exemplo. Crianças são imprevisíveis.
É justamente essa característica que torna uma cerimônia onde daminhas e pajens pequenos estão envolvidos mais engraçada e surpreendente. Você nunca vai poder adivinhar que reação eles terão na hora de acompanhar a noiva. Se lidar bem com “imprevistos”, não se preocupe em convidar pequeninos para te auxiliar. Converse com eles antes, e explique tudo o que acontecerá no grande dia, o que deverão fazer. Vale ensaiar uma, duas, três vezes. Crianças dessa idade aprendem as coisas por repetição.
Caso convide meninos e meninas de 7 a 12 anos, a preocupação diminui. Eles já têm um pouco mais de noção das coisas nessa idade. Na hora de escolher o figurino, vá de acordo com a faixa etária. Apesar de ser antiquado para os dias de hoje, muitas mulheres ainda vestem suas daminhas de branco, tirando a exclusividade da noiva no uso dessa cor. Você pode vesti-lás também com tons pastéis e pequenos detalhes coloridos, que combinem com a decoração da festa.
Os pajens geralmente usam uma roupa semelhante a do noivo. É delicado se oferecer para custear o figurino dos meninos e meninas, caso os pais tenham pouco poder aquisitivo. No caso de damas de honra e pajens mais velhos, fica por conta do bom senso, pagar ou não pagar. Se for acompanhada por uma dama mais velha no casório, escolha para ela um vestido que passe longe do branco. Nessa circunstâncias, a cor deve ser exclusiva da noiva.
Convidou mais de uma daminha para a ocasião? Não precisa necessáriamente vesti-las com a mesma roupa, mas escolha modelos que conversem entre sí. Se forem crianças de idades variadas, escolha os modelos de acordo com a faixa etária. Uma pré-adolescente vai querer usar algo mais moderno que uma garota de 7 anos, por exemplo. Faça com que todos se sintam confortáveis e o momento da cerimônia fluirá melhor.
Decida tudo de acordo com seu estilo, sem sentir-se obrigada a seguir modismos. Em 2001, Kate Midletton, atual duquesa Catherine, usou sua irmã Pippa como dama de honra ao se casar com o príncipe Willian. Detalhe que Pippa também estava usando um belo vestido branco, feito pelo estilista Alexander McQueen. O branco tomou conta da cena, e o casamento foi lindo do mesmo jeito.
É mais comum escolher moças solteiras para fazer o papel de dama de honra. Assim, quando elas caminharem em direção ao altar, poderão ser descobertas por seus futuros príncipes. A proposta é interessante, mas se você tiver uma grande amiga ou irmã que já é casada e quiser convidá-la para o papel, por quê não? O casamento é seu, e você deve tomar as decisões principais sem se preocupar com tradições, ou com o que os outro vão pensar.