7 Dicas para harmonizar os tons da decoração e os vestidos das madrinhas
Há muito do gosto e da personalidade do casal por trás do enlace, e o mesmo ocorre com a escolha das cores para os vestidos das madrinhas. Se você é uma noiva que deseja deixar tudo em sintonia, temos alguns conselhos para ajudá-la nessa decisão.
Se você optou em ter todas as madrinhas com a mesma cor de vestido ou tons da mesma paleta, uma tendência que tem crescido ao redor do mundo e no Brasil, saiba que não é apenas a homogeneidade dos trajes que trará uma harmonização perfeita. Pode ser bem interessante combinar as cores dos vestidos com os demais elementos da festa, como as cores utilizadas na decoração do casamento e em toda a identidade visual do dia, já que as madrinhas também estarão em evidência.
Por isso, reunimos dicas de cores para vestidos de madrinhas de casamento para dar um norte às noivas que estão em dúvida, e querem deixar tudo harmonioso com suas "fiéis escudeiras". As escolhas são sempre livres, porque depende do gosto e do estilo de cada casal, e ninguém melhor do que vocês para conhecerem a si e seus amigos, mas algumas sugestões com certeza vão ajudar!
- 1. Mistura de cores
- 2. Cores protagonistas e secundárias
- 3. Madrinha não é decoração
- 4. Contraste de tons frios e quentes
- 5. Cores da moda
- 6. Que tal um degradê?
- 7. Decoração colorida
Veja opções para os vestidos de festa das madrinhas
1. Mistura de cores
Escolher as cores e o estilo da decoração da festa não é uma tarefa simples, mas pode ser prazerosa. O casal pode levar em conta as preferências e inspirar com fotos de outros casamentos para ter ideias. O mais recomendável pelos decoradores é que se opte por, no máximo, três cores diferentes, para que a identidade visual se mantenha sofisticada.
- Se desejam um décor elegante, com cores neutras, podem seguir o mesmo tom suave para as três cores
- Para um décor boho, podem escolher uma cor mais forte em contraste harmônico com uma ou duas cores mais suaves
- Se optaram por um tom mais intenso para ser o protagonista, tente harmonizá-lo apenas com mais uma cor, para não haver poluição visual
2. Cores protagonistas e secundárias
Uma vez decidida qual será a cor protagonista do dia C principal, e quais serão as secundárias, é hora de saber onde cada cor deve "atuar" no seu dia. A cor principal é a que predominará e será facilmente percebida nos arranjos de flores e adornos. Geralmente é a cor mais forte. Esta estará presente também nos convites do casamento, nas lembrancinhas e nos arranjos dos centros de mesa.
As secundárias definirão cores de acessórios, como a toalha de mesa, guardanapos, acabamentos das lembrancinhas e nos elementos que fazem parte do décor das mesas e detalhes nas cadeiras, por exemplo.
3. Madrinha não é decoração
Sabendo como utilizar as cores protagonistas e secundárias, já é possível saber como escolher a cor dos vestidos das madrinhas, que deve seguir o tema da cor principal, que dará o equilíbrio perfeito entre a decoração e os trajes das madrinhas, tanto no altar como na recepção e festa, já que essa cor principal estará presente em ambos.
Lembre-se também de que depende de quantas madrinhas serão escolhidas. Poucas amigas não terão tanto impacto quanto muitas circulando na festa, e quanto maior o grupo, mais bonito será o efeito dos vestidos em sintonia, harmonizando com todo o conjunto da festa.
Busque vestidos de madrinha para alugar ou comprar
4. Contraste de tons frios e quentes
Se vocês têm em mente uma cor principal, é só ver outras cores secundárias que combinam para não criar um efeito carregado visualmente. A mistura de cores frias com cores quentes fica interessante, como o laranja ou coral com o verde, ou as madrinhas de vermelho com complementos azuis. Aliás, os tons de verde são coringas na decoração porque estão presentes nas folhagens, então não tem erro e combina com tudo, além dos neutros como os tons de bege que neutralizam a mistura de duas cores fortes.
- Cores frias: tons de azul, verde, roxo e cinza
- Cores quentes: tons de rosa, vermelho, laranja e amarelo
Contrastes
Para os vestidos das madrinhas, uma ideia é ver uma cor mais clara ou mais escura dos tons escolhidos para a decoração. Se optou por uma decoração rosa, roxa e nude, por exemplo, é só ver um tom mais escuro do rosa ou um tom mais claro do roxo, como o lilás, ou até mesmo o azul para os vestidos.
Outra sugestão é se as cores do décor são frias, os vestidos podem ter uma cor quente e vice-versa. Isso dá um contraste elegante e foge do óbvio. Imagine uma decoração em tons quentes, como laranja e o coral, contrastando com vestidos azuis das madrinhas! É seguindo esse raciocínio que você pode encontrar uma solução.
- Pode interessar: A cor do ano 2024 foi revelada pela Pantone: Peach Fuzz. Veja como usá-la no casamento!
5. Cores da moda
Por dar destaque aos modelos de vestidos de noiva brancos, a cor marsala é querida entre as noivas, um tom entre o rosa e o vermelho. A protagonista fica em evidência com um tom neutro e as madrinhas também se sobressaem. E entre as cores que combinam com o marsala estão o rosa-claro, rosa seco, nude, azul-marinho, verde-escuro e dourado.
Se quiser que as madrinhas vistam marsala, coloque menos elementos da cor no décor para não pesar ou outros tons de rosa. Já o duo preto e branco nunca sai de moda, tanto na decoração quanto na roupa. O bom é que combina com todas as cores quentes e frias, mas as quentes e vibrantes vão se destacar mais.
Outras cores interessantes para madrinhas:
- Madrinhas de verde menta: 8 razões para optar por essa cor
- Madrinhas de rosa seco: como apostar nesse clássico que não tem erro!
6. Que tal um degradê?
Sugerimos também pensar na possibilidade de deixar que as madrinhas escolham os seus vestidos, porque cada uma tem uma personalidade distinta, e você escolhe a cor em tons diferentes, criando um degradê, do escuro ao claro. Do azul-marinho ao azul-claro, do verde-escuro ao verde-claro, do rosa ao marsala e por aí vai.
7. Decoração colorida
Para quem decidiu por uma decoração de casamento rústica, por exemplo, onde se usa muitas cores em todos os elementos e nas flores em tons pastel ou tons abertos, o mais indicado é decidir por uma só cor para os vestidos. E o interessante aqui é seguir a mesma tonalidade do enlace: se o décor é todo suave, os vestidos também serão, mas se as cores são vibrantes, o traje pode ser também. As flores ajudam muito a decidir sobre isso.
Enlaces durante o dia tendem a ser mais coloridos do que enlaces noturnos, e as cores para madrinhas de casamento de dia onde o décor seja um verdadeiro arco-íris também seguem a linha do dos casamentos rústicos. O mais recomendável é optar por um tom para os vestidos, para não haver poluição visual.
Como noiva, você pode deixar para as madrinhas a missão de escolherem a cor e o modelo dos vestidos de festa para ficarem à vontade e, por consequência, diferentes umas das outras. Não há regra quanto a isso. Mas será divertido pensar na harmonização, e o que vale é o momento ser aproveitado e lembrado por todas as envolvidas nesse grande dia. Afinal, elas já vão se sentir especiais por serem escolhidas por você!
Continue lendo mais sobre as madrinhas de casamento: