Convidados hoje, noivos amanhã: 7 itens que os convidados observam para se inspirar!
Caprichem na animação, lembrancinhas e outros itens para provocar uma experiência inesquecível aos seus convidados. Muitos deles serão noivos no futuro, e podem ter a sua celebração e festa como referência! Vejam como!
Os convidados de hoje serão os noivos amanhã: esse é o lema de muitos fornecedores que puderam constatar, na prática, que parte dos seus clientes são pessoas que tiveram contato com os seus produtos e serviços em celebrações e festas de casamentos de amigos e familiares. O espaço e a comida podem ser os principais pontos observados pelos futuros nubentes, mas não são os únicos. O que fará de uma festa de casamento um momento inesquecível e uma referência para os futuros casamentos dos seus amigos e familiares será o conjunto da obra. Caprichar e personalizar itens do casamento – como o buffet, o local do casamento, a animação e a música – irão inspirar e marcar profundamente a experiência do convidado. Aqui damos algumas dicas para provocar uma profunda boa impressão sobre o seu dia C.
- 1. Buffet do casamento
- 2. O espaço do casamento: ponto forte
- 3. Pista de dança
- 4. Atrações especiais na recepção
- 5. Recordações para levar do dia
- 6. Momentos tradicionais: buquê de fita e gravata
- 7. Jogos e interação com os convidados
1. O buffet: comidinhas econômicas e saborosas
Brunch, rodízio de pizza, finger foods, ilhas gastronômicas! O que não faltam são opções de cardápios completos, deliciosos, e que sim, podem ser opções econômicas que nem por isso passarão desapercebidas pelos seus convidados. Menus pouco tradicionais costumam chamar a atenção dos convidados como, por exemplo, os pratos regionais – ou seja, quitutes típicos e conhecidos – que dão à recepção do dia C um gostinho bem familiar. As barraquinhas de pipoca e sorvete, os lanchinhos da madrugada, a torre de chocolate, entre outras, também são propostas super gostosas para deixar todo mundo satisfeito.
2. Espaço do casamento: o ponto forte do seu grande dia
A máxima "a primeira impressão é que a fica" se adequa perfeitamente ao espaço do casamento. O lugar escolhido para a celebração e/ou festa, será o primeiro quesito observado por seus convidados (e quem sabe, futuros noivos). Lembre-se que o local deve comportar confortavelmente cada um dos convidados, por isso, leve em conta o tamanho da estrutura do lugar que irá alugar. E se o espaço for aberto, tenha sempre um plano B, independentemente do mês em que irá se casar. Uma tenda, por exemplo, pode ser útil pra vocês.
Já escolheram o lugar do casamento? Clique aqui e reserve o seu!
3. Pista de dança, coreografias e muita música
A pista de dança voltou a ser uma realidade dos casamentos brasileiros. Com o início da pandemia, muitos casais chegaram a adiar o casamento para garantir não só a segurança dos convidados, mas também a diversão proporcionada pela pista de dança. Enquanto a música preenche o ambiente de alegria, a pista de dança delimita um espaço no qual todos convidados poderão se juntar para dançar, uma mistura que deixa tudo mais divertido! O casal pode, inclusive, preparar uma coreografia especial para abrir a pista. É uma boa ideia para o início da festa.
Além de danças coreografadas, noivos que cantam ou tocam algum instrumento musical também podem dar uma “palhinha” para marcar o grande dia. Padrinhos, madrinhas e demais convidados também podem ocupar a pista de dança para compartilhar os seus talentos. Se na lista do casamento há convidados talentosos, que tal pedir para eles alguma contribuição artística para deixar o evento ainda mais memorável?
Não têm convidados que possam contribuir com esse momento? Não tem problema. É possível contratar profissionais especialmente dedicados para apresentações em casamentos. Apostem em um repertório que agrade não só vocês, noivos, mas que também que se encaixe ao perfil dos presentes e combine com o músico, as músicas que (com certeza) não podem faltar no grande dia.
4. Atrações especiais na recepção: da Escola de Samba ao robô de led!
São tantas as tarefas que os casais precisam cumprir, que alguns itens acabam passando despercebidos. Um deles é a animação do casamento. Como entreter e mimar os seus convidados para além da música, pista de dança e de um bom buffet em um espaço aconchegante? Investir em atrações especiais na recepção é uma dessas maneiras.
Artistas circenses, dançarinos, atores são algumas das possibilidades de profissionais especializados em entretenimento. Um dos espetáculos mais animados, sem dúvida, são os sambistas e passistas das escolas de samba, que prometem colocar para sambar os convidados de norte a sul do Brasil.
Os robôs de led também são daquelas atrações que arrancam risos e sorrisos de todos. Eles são especialmente indicados para casamentos noturnos, pois com menos luminosidade é possível ver melhor os raios lasers e os jatos de fumaça disparados pela pessoa que conduz o artefato. Uma atração muito divertida, que fará os convidados voltarem a experimentar um gostinho de infância. Certamente, eles não irão se esquecer desse momento!
Encontre aqui a atração perfeita para a sua festa!
5. Recordações para levar para casa
Outra dica para proporcionar uma experiência inesquecível aos seus convidados é oferecer lembrancinhas que eles possam rever sempre que quiserem, ajudando a criar memórias que levarão por toda a vida. As recordações fotográficas são especialmente eficazes e geram momentos divertidíssimos. São vários os formatos nos quais elas podem ser produzidas: em cabines que garantes selfies engraçadas e também em cenários pré-definidos que dão um toque a mais à decoração. No caso de vocês serem um casal mais vintage, as ilustrações ao vivo também são uma bela aposta.
6. Momentos tradicionais: buquê de fitas e momento da gravata
O momento da noiva jogar o buquê também costuma ser um dos mais divertidos dos casamentos. Mas que tal conservarem em bom estado o buquê original e investirem em outro formato que gere maior suspense, diversão e coloque os convidados na roda? O buquê de fitas dialoga bem com essa proposta: é uma brincadeira que pode ser jogada tanto por homens quanto mulheres. A noiva, de olhos vendados, deve indicar qual fita deseja retirar da roda. A última pessoa que se manter segurando a fita, será a vencedora ou melhor… de acordo com a brincadeira, será a próxima pessoa a se casar!
>> Quer saber mais sobre o momento do buquê de fitas? Contamos aqui!
Também os noivos podem ter o seu momento “hora do buquê”. Há algumas brincadeiras especialmente pensadas para eles e garantirão diversão (e boas lembranças) na certa! É comum que os homens também fiquem responsáveis pelo momento da gravata. Nem todos os casais e convidados gostam dessa brincadeira, mas é inegável que a "hora da gravata" é uma tradição dos casamentos brasileiros. Justamente por ser algo cultural, muitos convidados esperam esse instante para darem o seu presente para os noivos.
Personagens temáticos e adereços podem ser incorporados ao momento, para deixá-lo ainda mais animado. Quem contribui pode até mesmo ganhar um mimo extra, como um abraço, uma canção ou uma garrafa da bebida preferida!
7. Jogos e interação com os convidados
Já estão imaginando os tipos de animação que mais se encaixam ao casamento de vocês? Então pensem em mais uma proposta: jogos para entreter todos os convidados ao mesmo tempo. O que acham dessa ideia? Certamente será uma experiência interessante não só para os presentes, como também para o casal, que será a estrela deste momento.
Existem, por exemplo, jogos de perguntas e respostas nos quais os noivos precisam acertar a informação correta à pergunta do parceiro. Caso errem, podem, por exemplo, tirar uma peça de roupa ou pagar qualquer outro trote. Se quiserem maior interação com todos os presentes, amigos e familiares também podem ser convidados a responderem a perguntas não somente sobre o casal, mas também sobre outros temas de conhecimento geral. É recomendado planejar esse momento com alguma antecedência e, com certeza, isso gerará muitas memórias divertidas desse momento.
>> Vejam perguntas para animar o Jogo do Sapato!
Cada uma dessas dicas podem ser adaptadas à personalidade do casal. Quanto mais se sentirem identificados com a experiência que poderão proporcionar aos convidados, mais espontâneo e divertido será esse momento. Será muito provável que os convidados se deslumbrem, criem memoráveis recordações e tenham o casamento de vocês como referência e inspiração!