Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Convidados com deficiência física

Os lugares já deviam ser estruturados para receber pessoas com deficiência e conter rampas, elevadores e demais facilidades. Mas, nem todos são. Como fazer para incluir todos em sua celebração e fazer uma festa democrática?

 

Há uns oito anos, quando trabalhava para uma revista, fizemos uma matéria com cadeirantes em São Paulo. Passamos o dia ao lado de dois meninos e documentamos o trajeto que eles faziam para a escola de teatro onde atuavam ao lado de outras pessoas com deficiência. Obviamente nos chocamos, a cidade não tem calçadas, o transporte público carece de estrutura, enfim, tudo complicado.

Então, para escrever este artigo, estava lendo o blog de outro menino com deficiência física. Ele conta tudo o que passa durante seu dia, quando viaja ou vai ao restaurante. Ele descreveu uma cena que, como ele mesmo definiria, era tragicômica. Foi a um restaurante que tinha rampa de acesso. Até aí, perfeito. Só que deu uma baita dor de barriga nele!

E descobriu que o banheiro não tinha estrutura para recebê-lo, sua cadeira de rodas não passava pela porta. Aliás, somente pessoas magras que caminhavam passavam por ali, obesos também não conseguiriam fazer suas necessidades. Depois de tudo isso que descrevi acima, já deu para perceber que excluímos pessoas com qualquer tipo de deficiência e dificuldade, não é?

 

WBertoni Fotografia

 

Por isso, vale pensar neles na hora de escolher o local do seu casamento. Faça uma lista de todos os convidados que vocês acham que merecem uma atenção: idosos que não conseguem andar direito, cadeirantes, pessoas com deficiência visual, etc. Depois, com a listinha em mãos, visitem os espaços para casamento, confiram rampas, tamanho das portas, banheiros adaptados e façam perguntas sobre como o lugar recebe essas pessoas.

Relembrando que estes tipos de cuidado deveriam ser obrigatórios em todas as partes, seja um edifício de escritórios, salões de festa, igrejas, ônibus, calçadas... Enquanto a gente tenta fazer da nossa cidade um lugar para todos, quero saber de vocês. Quem terá convidados que requerem atenção especial?