Fui convidado(a) para um casamento boho. O que devo usar?
Confira o nosso pacote de dicas sobre o que vestir da cabeça aos pés dentro desta proposta mais despojada. Spoiler: menos é mais!
Se um casal querido vai finalmente celebrar a união e você recebeu um lindo convite em papel kraft com flores secas e detalhes em fibras naturais, devemos te alertar: é grande a chance de você ter sido chamado(a) para um casamento boho! A tendência, uma das queridinhas do universo nupcial e que se mantém em alta, influência do visual dos noivos à decoração da festa graças ao ar bucólico que emana, digno de faz de contas.
Ainda que você esteja em uma grande cidade como São Paulo ou Rio de Janeiro, a estética boho nos transporta para um modo de vida mais simples, e por isso é natural surgirem dúvidas em quem foi convidado. Afinal, o que usar para não destoar do cenário? É pensando justamente na resposta para essa pergunta que reunimos aqui algumas dicas. Confira o que precisa ter em mente para deixar se inspirar pelo estilo alternativo e despojado.
Registre-se em Casamentos.com.br
1. Cores afins
2. Cabelo ao vento
3. Beleza natural
4. Peças autênticas
5. Matéria-prima crua
6. Detalhes alternativos
Cores afins
Celebrações neste estilo tendem a adotar paletas baseadas no ambiente e na natureza. Tons terrosos como terracota e marrom caem bem, assim como o verde em referência à folhagem. As flores inspiram a escolha de cores como o amarelo, o laranja e o roxo, sobretudo em tons pastéis. Integrados à paisagem, o azul-claro e o verde água seriam bem-vindos em um casamento boho no Rio de Janeiro à beira-mar, por exemplo.
Cabelo ao vento
O próprio nome do movimento diz respeito ao estilo boêmio, associado à liberdade e à criatividade. É a sua chance de investir em um visual mais descontraído e espontâneo. A chapinha aqui perde espaço, e as madeixas cacheadas ou onduladas estão livres para brilhar. Cortes repicados e penteados soltinhos aparecem realçando o volume até mesmo para quem tem cabelos lisos. Longas tranças e coques bagunçados (o famoso messy bun) são opções românticas para entrar na brincadeira.
Beleza natural
Aqui a naturalidade vem em primeiro lugar, mesmo na cidade grande. Mesmo para um casamento boho em São Paulo, celebrado num sítio ou chácara e, portanto, em contato com muito verde, dá para investir em um look menos carregado, com detalhes mais sutis na maquiagem. Tons mais próximos ao da pele, que valorizem o formato do rosto, vêm com tudo, assim como o acabamento brilhoso, em contraposição ao acabamento matte. Batons nude ou levemente escuros são a pedida perfeita para destacar os lábios sem sair do tema.
Mais beleza para noivas e convidadas
Peças autênticas
Uma das principais referências para o estilo boho é a estética hippie, que se manifesta especialmente no vestuário. É o momento das linhas fluidas, saias longas e soltas, e dos detalhes vintages como franjas, mangas sino e calças flare. O tom descontraído, especialmente em cerimônias ao ar livre, permite abrir mão de peças formais como o blazer, a gravata ou calçados de festa. Suspensórios e gravatas borboleta vêm como alternativas bem-humoradas para o visual, e os pés femininos parecem pedir mais as sandálias e as botas.
Matéria-prima crua
A temática inspirada na terra é ideal para o uso de fibras naturais como linho, lã e tecidos de algodão como crepe e oxford. As transparências trazem leveza para o visual em materiais como cambraia e chiffon, e a textura aparece em elementos de renda, tricô e macramê. Estampas também marcam presença neste estilo, sejam elas florais, orgânicas como paisley ou geométricas como tweed. O couro oferece oportunidades de reforçar a estética crua em detalhes do visual, especialmente em suas alternativas veganas.
Detalhes alternativos
Em um evento tão leve e despretensioso, os acessórios devem complementar o look de forma divertida e autêntica. Desde que não roubem a atenção da noiva, adereços de cabeça com flores trazem a temática natural boho. Tiaras e chapéus são outra maneira de entrar no clima, especialmente em ambientes externos. Pulseiras, tornozeleiras e brincos com pedras naturais aparecem aqui mais do que peças apenas em ouro ou prata. Para adicionar um toque nostálgico e autêntico, incorpore heranças de família como abotoaduras ou colares de pérolas ao visual.
Receber o convite para testemunhar a união de duas pessoas amadas é sempre uma honra, além de uma chance de celebrar as personalidades dos noivos. Isto porque o casamento boho mais do que uma simples trend de Pinterest ou Instagram. Ele é o reconhecimento de um estilo de vida admirado pelo casal, seja pela inspiração na natureza ou pelo charme retrô, demostrando que eles percebem beleza nas coisas naturais e mais simples da vida. Por isso, com estas dicas esperamos incentivar os convidados a também embarcar nesta proposta, aderindo de corpo e alma ao estilo mais descontraído e descomplicado!