Como conservar o vestido de noiva depois do dia C
Seja para manter a tradição de passá-lo para sua filha, ou mesmo para matar a saudade quando bater nostalgia, conservar um vestido de noiva perfeitamente requer alguns cuidados. Veja o que precisa saber antes de colocá-lo no guarda roupa.
Depois de subir no altar e concretizar a união, depois de muito dançar as músicas de casamento e cortar o primeiro pedaço do bolo de casamento, chega a hora de tirar o seu vestido. Ele te acompanhou nesse dia tão especial e cumpriu muito bem a sua função de te fazer brilhar. Provavelmente você já sabe as opções de vendê-lo ou doá-lo a uma próxima noiva. Mas aquelas sentimentais ou que se atém a tradição de manter o mesmo vestido em família, decidem guardá-lo com muito carinho. Se este é o seu caso, saiba que, diferente das roupas do dia a dia, essa peça merece cuidados especiais para que se mantenha perfeita durante o tempo que estiver guardada.
Lavagem
Antes de colocá-lo no armário, é preciso realizar uma lavagem especial, já que ele foi usado durante todo o evento e você quer conservá-lo limpo e do jeito que estava antes de o ter colocado. Mas nem pense em colocar o traje na sua máquina de lavar. Essa é a primeira regra para que seu vestido dure: mande-o para lavagens especializadas. Os profissionais saberão qual o tipo de lavagem para o seu modelo de vestido de noiva, para o tipo de tecido e para manter intacta qualquer pedraria ou bordado.
Se há manchas, indique ao profissional para que ele encontre a melhor maneira de tirá-las mantendo a cor original. Caso haja algum dano, como um rasgo, também informe, muitas vezes eles disponibilizam serviços de costura. Ainda que visivelmente não haja nenhuma mancha ou rasgos, não hesite em lavá-lo, aquela sua amiga que manchou seu lindo vestido de noiva de renda com o vinho branco também causará estrago se não lavado, já que o açúcar contido no vinho ficará marrom com o tempo. Lave-o de qualquer forma!
Mantenha-o seguro
Depois de lavado e passado, seu vestido estará pronto para ser guardado. Mas não basta apenas pendurá-lo no cabide ou simplesmente colocá-lo em uma caixa. Compre uma capa protetora para garantir sua conservação. Existem diferentes tamanhos de capas, tanto para vestidos com longas caudas, como para os vestidos de noiva curtos. Procure uma que se adeque perfeitamente ao seu. Com essa capa você o manterá longe de poeira ou de produtos de limpeza que acidentalmente possam cair nas roupas.
Deixe-o respirar
Tire o vestido da capa protetora pelo menos 3 vezes por ano e deixe que respire. Aproveite o momento para verificar se mantém sua cor original ou se aparecem manchas amareladas. Sob qualquer suspeita de manchas, mande-o para uma nova lavagem imediatamente. Além disso, nesses momentos, pode aproveitar para matar a saudades, colocar também o seu sapato de noiva branco que também guardou e provar novamente o seu vestido para sentir aquele friozinho na barriga do grande dia!
Se este é o seu plano, guardar seu vestido de noiva, é só seguir esses passos para mantê-lo perfeito para sempre. Essa com certeza será uma recordação tão importante quanto as lembrancinhas de casamento guardadas pelos convidados e sua família.