Conselhos para realizar a prova do menu
Uma vez escolhido o restaurante ou o buffet que criará o cardápio de seu banquete de casamento, é hora de decidir qual será o menu e como será composto. Para isso, o mais recomendável é experimentar as criações do chef e escolher com tranquilidade.
Inevitavelmente a comida e o estilo culinário do que é servido são partes bem lembradas de um casamento, especialmente para os convidados. Para não errar e nem ser pega de surpresa no grande dia, tenha em conta alguns aspectos na hora de escolher o que será colocado na mesa.
- Se vai realizar a cerimônia de manhã, faça a prova da comida simulando o horário em que o almoço será servido. O mesmo vale para o jantar e o brunch. Os alimentos causam sensações diferentes de acordo com o horário, e podem ter seu sabor alterado dependendo do clima e da hora do dia.
- Leve alguém de confiança para dar uma opinião sincera sobre o sabor dos pratos e a variedade do cardápio. Pode ser alguém da família, ou um amigo próximo. Vocês dois devem provar um pouco de tudo, assim poderão dar a palavra final levando em conta dois paladares diferentes.
- Caso algum molho ou acompanhamento não te satisfaça, investigue se é possível trocá-lo, e aproveite para experimentar o prato outra vez, para ver se o novo ingrediente é realmente satisfatório.
- Esteja atenta à apresentação dos pratos durante a degustação. Em um casamento é importante que a estética do que é servido esteja de acordo com a proposta decorativa que você escolheu.
- Tenha em mente que muitos de seus convidados podem ter algum tipo de restrição alimentícia. É interessante saber a quantidade de pessoas que são intolerantes ao leite ou ao glúten, e aquelas que são vegetarianas. Se não for possível saber esse número exato, saiba se a equipe está preparada para fazer esses pratos, e peça para prová-los, verificando se seguem a qualidade dos pratos regulares.
- Consulte o buffet para saber se sua equipe (tanto da cozinha quanto garçons) está preparada para proceder no caso de algum convidado passar mal com algum ingrediente do cardápio. Mesmo que não seja só responsabilidade da equipe, eles devem agir com calma e ter uma solução prática em situações de emergência.
- Certifique-se de que os pratos possam ser minimamente modificados na refeição da festa de casamento, ou que haja opções para satisfazer diferentes paladares. Não esqueça de criar um cardápio especial para as crianças, com opções simples como macarrão com molho de tomate, que sejam servidos em menor quantidade.
- Visite e prove criações de diferentes chefs antes de tomar uma decisão final. Se vocês, os noivos, não estiverem satisfeitos com o primeiro modelo de menu, verifiquem se o profissional pode elaborar outros, e caso não seja possível procurem um profissional que combine com os gostos e exigências de vocês. Lembre-se de que o cardápio que aprovar é o que será servido a todos durante a festa, e é importante que siga o mesmo capricho de todo o casamento.