Organizando as mesas da recepção em 7 passos
Conseguir acomodar todos seus convidados não é uma tarefa fácil, já que deve se preocupar em deixá-los à vontade e bem acompanhados. Vejam como podem organizar suas mesas, para que a festa seja um verdadeiro sucesso.
Depois de preparar a lista de convidados, que pode ser um dos passos mais difíceis para os casais, é preciso pensar em outra coisa que tem ligação direta com os seus amigos e familiares: devem decidir e coordenar o planejamento dos lugares de cada pessoa, para que as mesas estejam em perfeita harmonia com a decoração do casamento, que todos estejam em lugares satisfatórios e que possam circular com tranquilidade pelo ambiente da recepção.
Trata-se de uma tarefa que não pode ser deixada para outras pessoas, já que vocês conhecem os convidados como ninguém, e saberão perfeitamente onde eles se sentirão melhor. É possível fazer tudo isso com facilidade, basta contar com a ajuda de ferramentas de Casamentos.com.br e definir com bom senso, para que todos se sintam bem e vocês não fiquem numa saia justa.
1. Mesas
Busquem saber com o responsável do espaço escolhido ou com a empresa que irá fornecer as mesas de alguel de que tipo elas são: quadradas, redondas, retangulares ou de formato especial. Muito importante também é saber o seu tamanho (a medida correta) e quantos convidados podem se sentar em cada uma delas.
2. Onde e com quem sentam os noivos?
Primeiro devem decidir se terão uma "mesa presidencial", onde sentarão apenas vocês, os noivos, ou uma mesa compartilhada. Se optarem por sentar-se com outros convidados, nesta mesa deverá estar a família direta do casal, pais e irmãos ou padrinhos, sempre dependendo do tamanho das mesas.
3. Planilhas
Como sempre orientamos, as planilhas são suas melhores aliadas. Assim, para organizar os lugares que seus convidados ocuparão, a primeira coisa é fazer uma planilha, colocando o nome da família e o número de pessoas que a acompanham, isso os ajudará bastante na distribuição.
4. Distribuição dos convidados
Depois de elaborar a planilha com todos os convidados e seus acompanhantes, tendo em vista apenas as pessoas confirmadadas, separe-os por grupos. Provavelmente vocês possuem diferentes círculos sociais e muitos dos convidados se encaixarão em cada um deles. Atentem-se às pessoas que podem ter alguma desavença com alguém do mesmo grupo, e tentem colocá-las em mesas separadas. Para estes, busquem uma mesa que, ainda que seja de outro círculo, possa ter afinidades e estilo de vida em comum.
5. Convidados sozinhos
É muito provável que haja convidados que não pertençam a nenhum dos grupos. Ao invés de colocar todos esses convidados que irão sozinhos em uma mesa, aloque-os na mesa de outros grupos, com os quais também possuem afinidades. A conversa fluirá muito melhor e vocês evitam que este convidado se sinta na “mesa de sobras”.
6. Mapa das mesas: ferramenta do portal
Usem a ferramenta de Casamentos.com.br, onde você pode fazer o mapa das mesas de forma simples e rápida, com o nome de cada convidado. Nada será mais prático e vocês ainda vão se divertir com ela, como um jogo. Assim poderão visualizar como ficará o resultado no dia, e é fundamental que deixem uma cópia do mapa com o responsável do buffet ou o cerimonialista. Tenham uma cópia extra caso percam a oficial, assim não haverá problema de acomodação.
7. Mapa para convidados e plaquinhas
Lembrem-se que quando começa a recepção, geralmente todos os convidados chegam ao mesmo tempo. Por isso é recomendável que façam um seating plan original para deixar exposto na porta. Com um mapa publicado, de forma original com seu toque pessoal, cada convidado saberá onde está, e assim eles mesmos poderão se dirigir às suas mesas, facilitando muito o trabalho. É importante também que as mesas tenham cartões com o nome de quem irá ocupar cada lugar.
Saber organizar a mesa dos convidados pode ser um desafio, mas com essas dicas e com a ajuda de Casamentos.com.br vocês irão "tirar de letra"! Tenham em mente que todos os caminhos devem levar ao bolo de casamento, já que a circulação é um item fundamental para que todos se divirtam com liberdade. E agora que já passaram pela fase mais difícil, que tal pensar na decoração das mesas do seu casamento?