Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Conselhos para definir a lista de convidados

Uma das tarefas mais complicadas de um casamento, é a de elaborar a lista de convidados. São muitos familiares e diferentes níveis de amizade para ter em conta. Por isso fazemos desta tarefa um pouquinho mais fácil.

Colocar-se em frente dos papéis em branco e pensar em quem convidar para o seu casamento e quem não, é difícil, e muitas vezes desesperante. Se nos deixamos levar podemos acabar com uma lista enorme, e costuma passar que são pessoas que praticamente não conhecemos ou que não temos muita relação.

Por isso é importante dedicar tempo. A seguir damos alguns conselhos para que elaborar uma lista de convidados não seja tão complicado.

  • O primeiro que se deve fazer é saber qual é o seu limite. Isso por sua vez, normalmente vem condicionado com o orçamento que tenha para a festa e banquete. Escrevam este número no papel.
  • Escrever o nome do familiares indispensáveis para os dois, os que não podem falatar de jeito nenhum. Logo trace uma linha e conte o total.
  • Agora escreva uma lista de familiares possíveis ou familiares que, por seus pais, e avós, deveríam ter em consideração. Linha e recalcular o número.
  • Passamos para os amigos mais próximos para a sua lista. Não esqueçam de anotar os casais e filhos. Caso tenha um amigo solteiro, não esquecer que podem ter possíveis acompanhantes que queiram levar. Outra vez faça a recontagem e a linha divisória.
  • Chegou a vez dos conhecidos. Pessoas que não são indispensáveis mas que seria legal se estiverem presente. Da mesma tente saber se iríam sozinhas ou acompanhadas e se tem filhos. Recontar e separar.
  • Por último os companheiros de trabalho e contatos que tenha através dele. Tente que tenha somente pessoas que não vão por compromisso. Acima de tudo se o casamento não é muito grande, costuma ser bastante incômodo para as duas partes. Contar novamente e fechar a lista.

Agora soma todos os totais obtidos.

  • Se o número é inferior ao que tinham anotado, não tem problema, podem convidar todos eles.
  • Se o número é superior, repassar os grupos 2, 4 e 5 se perguntando se de verdade sentiriam necessidade de suas presenças no seu casamento, ir riscando nomes até chegar na cifra que tinham em mente.

De qualquer forma, não está demais ler novamente os nomes mencionados com a mesma pergunta.