Quando entregar os convites de casamento? Tirem as dúvidas sobre o tema!
Além de uma apresentação impecável, é preciso dar atenção à entrega dos seus convites de casamento. Para garantirem que cheguem no tempo certo para as pessoas mais importantes de suas vidas, vejam os cuidados e recomendações com a entrega.
A primeira impressão que o casal passa sobre o grande dia chega aos convidados por meio dos convites de casamento. Por isso é tão recomendado que sigam o conceito da identidade visual escolhida para todo o evento. Criativos e cheios de autenticidade, percebe-se que cada vez mais os formatos dos convites se superam em originalidade, mas, além da apresentação, é preciso ter atenção à entrega. Quando enviar os convites de casamento?
Essa é uma dúvida comum e, para que todos os convidados o recebam no prazo adequado, mostramos qual é antecedência ideal para cada tipo de enlace, com algumas dicas. E não percam tempo: inscrevam-se na nossa newsletter para receber toda semana, mais informações e inspiração para o dia C!
- 1. Quando enviar os convites de casamento?
- 2. Deve-se entregar os convites em mãos, pelo correio ou por e-mail?
- 3. Destination weddings
- 4. Feriados, férias e datas especiais
- 5. Distribuição dos convites de casamento no trabalho
- 6. Últimos cuidados
1. Quando entregar os convites de casamento?
Normalmente os convites são entregues com 3 a 4 meses de antecedência, mas quando alguns familiares ou amigos moram em outra cidade, ou país, devem convidá-los com um tempo maior para poderem organizar a viagem, o que pode chegar até de 6 a 8 meses de antecedência. Se optaram por uma cerimônia reservada e íntima, a antecedência é a mesma. Lembrem-se de que, se forem entregá-los pessoalmente, devem fazer uma planilha com o nome e a região de cada um para otimizar a entrega em bairros distantes.
2. Em mãos, pelo correio ou e-mail?
Embora entregá-los em mãos seja o mais adequado, a rotina pode impedir o casal de fazer essa entrega como gostariam. Se optarem por mandar grande parte via correio, coloquem um cartão pessoal expressando o quanto gostariam de poder entregar pessoalmente se tivessem a oportunidade. Lembrem-se apenas de mandar com dois envelopes, o de fora mais resistente para não danificar o envelope original. Considerem o prazo de entrega de cada localidade.
Alguns casais, especialmente no pós-pandemia, também desejam saber se é educado e como enviar convite de casamento por e-mail. Preferencialmente, o e-mail seria apenas uma forma de recordar a data, e uma maneira prática para enviar o Save the Date. Mas caso, queiram que os convites sejam apenas virtuais, a antecedência é a mesma.
- Também irá interessar: Tudo o que precisam saber sobre o Save the Date
Quero encomendar os meus convites!
3. Destination Weddings
Se optarem por uma cerimônia fora da cidade, precisam entregar os convites com um prazo maior: no mínimo 6 meses a um ano de antecedência, dependendo da cidade escolhida ou país. Pensem na comodidade dos convidados para poderem se planejar para comparecer. Será fundamental que tenham atenção nesta questão. Levem em conta que o ideal é que os convites sejam entregues pessoalmente, assim terão a oportunidade de conversar e explicar os detalhes da cerimônia e dar dicas da cidade.
- Pode interessar: Os melhores locais do Brasil para um Destination Wedding: os 15 mais TOP para o dia do sim!
4. Feriados, férias e datas especiais
Se a data escolhida para o enlace cair em um feriado ou nas férias, por exemplo, a entrega precisa ser de pelo menos 6 meses. Isso evitará que aquele familiar ou amigo querido tenha planejado uma viagem mais longa, ou que já tenha comprado as passagens, possa se planejar ou avisar sobre sua ausência.
Leia também:
- Convites de casamento: um guia completo para escolher o ideal [inclui o eBook]
- 189 Frases para convite de casamento para você escolher
- Versículos bíblicos para o convite de casamento: as mais lindas palavras!
5. Distribuir os convites no trabalho
Há noivos que preferem colocar um único convite preso no mural do trabalho convidando todos para a cerimônia. Essa opção será viável apenas quando a empresa é pequena ou quando for convidar apenas o seu departamento. Se optarem por fazer dessa forma, coloquem também uma lista de presença para que os colegas confirmem se vão ou não na recepção.
6. Últimos cuidados
- Sempre envie o Save the Date, independentemente do estilo e data do casamento, e também a confirmação dos convidados (RSVP);
- Outra dúvida que muitos casais têm é em mandar um único convite por família ou para pessoas que morem na mesma casa. Não há problema, é usual e não fica deselegante;
- Dê um carinho especial à distribuição dos seus convites, afinal eles permitirão que seu evento tenha êxito com a presença das pessoas mais importantes da sua vida.
Inscreva-se e tenha todo o planejamento do dia C à mão!
Procurem entregar seus convites com antecedência, para que cada convidado possa se preparar para esse dia tão simbólico. Podem aproveitar as reuniões familiares, como o Natal, ou outro evento em que possam entregar em mãos para a maioria dos parentes, assim garantem que a maioria dos amigos e familiares indispensáveis estejam ao seu lado para testemunharem o "sim"!