Os 7 tipos de amor: qual é o seu?
Descubra qual é o seu tipo de amor dentre estes 7 e veja se ele te satisfaz.
Por mais que nos esforcemos lançando as nossas próprias teorias, o amor é um conceito extremamente profundo, com base em três pilares: intimidade, paixão e compromisso. Quase todo mundo experimenta um ou dois destes sentimentos, mas é difícil sentir os três durante uma relação. Então continue lendo e descubra os 7 tipos de amor: qual é o seu?
Índice de conteúdo
- 1. Amor Apaixonado
- 2. Amor Romântico
- 3. Amor Amigo
- 4. Amor Companheiro
- 5. Amor Vazio
- 6. Amor Carnal
- 7. Amor Pleno
1. Amor Apaixonado
Divertido, porém complexo, é a raiz de muitos relacionamentos, pois o componente sexual é alto graças à atração de um pelo outro e o sentimento de posse (e a necessidade de ser possuído). Muitas vezes, a paixão acaba resultando em sentimentos mais profundos, como a comunicação mais íntima e a ideia de construir um futuro juntos. No entanto, você também pode estacionar no estágio da paixão, deixando de descobrir um universo amplo que geralmente está associado às relações de parceria. Esse tipo de amor é perigoso, porque cada membro pode acabar andando em círculos numa estrada de duas vias em vez de seguirem os dois na mesma direção.
Leia também: lugares super românticos para casais em São Paulo
2. Amor Romântico
Um amor de cinema, mas com um final triste. Por quê? O sexo e a intimidade não são prioridades: você vai passar um bom tempo na cama, acordado até tarde, mas falando apenas sobre a sua vida, desde a infância até a idade adulta. Você quer que aquela pessoa te compreenda e saiba tudo a seu respeito. No entanto, a questão não vai, além disso, porque o tema “compromisso” é inexplorado. Um amor daqueles que marcam, doem e, encontrando outro parceiro, ficam na nossa memória para sempre junto com aquela clássica pergunta: “E se…?”
Aprenda a dizer "EU TE AMO" em 57 idiomas diferentes!
3. Amor Amigo
Um amor muito bonito e interessante, mas insuficiente. Sem paixão, pois a química e a atração sexual são inexistentes, e quase tudo é baseado em privacidade, ou seja, total confiança, compreensão plena e carinho. Nestas ocasiões, uma forte amizade pode evoluir para a paixão, mas se isso só ocorre com um dos dois, quase sempre acaba em drama. Tenha muito cuidado com este!
4. Amor Companheiro
Não é perfeito, mas depois de anos de relacionamento, é quase o mais esperançoso. Uma vez que é difícil manter intacta a chama dos primeiros dias, a intimidade e o comprometimento são cada vez mais fortes, o que cria um amor consistente e uma ligação inquebrável. O desejo sexual foi desaparecendo, mas existem maneiras de compensar este departamento. A base do relacionamento está solidificada. Só é preciso trabalhar algumas coisas.
Como saber se é amor ou paixão: 7 pistas para descobrir o que você sente!
5. Amor Vazio
Como nos casamentos arranjados de reis, príncipes e outras pessoas de sangue azul, o compromisso é a base da relação, mas não há vestígios de intimidade e paixão. Também é detectado em muitos lares “plebeus” quando, após anos, as relações sobrevivem apenas de um amor morno, pois os dois já não se comunicam, nem se amam, ou a paixão já arrumou as malas há tempos (casamentos de conveniência ou acomodados que todos já presenciamos). Além disso, por questões de conforto e segurança, algumas pessoas embarcam em relacionamentos onde não há absolutamente nada além do que uma união levada em banho-maria.
6. Amor Carnal
Apenas sexo, nada mais. Com o claro propósito de aliviar o stress dando vasão a um dos instintos primários do ser humano, é basicamente uma relação irregular com base na paixão sem afeto. Duram normalmente uma noite ou alguns encontros furtivos e selvagens, mas nunca vão além. Não há nem mesmo a intimidade antes ou depois que poderiam desencadear a paixão. Leia de novo e veja que ninguém está dizendo que este amor é ruim, tá?
Descubra qual é o motor da sua relação: a cumplicidade, o sexo ou a amizade?
7. Amor Pleno
O grau mais alto do amor, o auge, a obra-prima: intimidade, paixão e compromisso se encontram para alcançar a perfeição. No entanto, nem tudo que reluz é ouro e excelência pode terminar em tragédia. Esse amor deve ser mais bem cuidado do que um bonsai: mimar a cada dia, trabalhar, “viver e morrer” por ele. Embora seja difícil chegar a um amor desse nível, é ainda mais difícil mantê-lo para sempre. Não caia na rotina, descuido ou preguiça. Se isso acontecer, a sua história pode acabar antes do que você deseja. Este amor é, sem dúvida, o melhor de todos, mas pode acabar se transformando em algum dos outros se for negligenciado. Sim, o tempo passa e as coisas se transformam, mas tente manter o amor pleno, que é sempre o mais gratificante.
Amor ou sexo: o que é mais importante?
Você já sabe qual é o seu tipo de amor? Se você está feliz com o resultado, parabéns! Se não, você sabe: troque de amor ou mexa-se para encontrar uma solução, mas nada de enlouquecer! Saber quais são os planos a dois para fazer em casa.