Conheça as 5 linguagens do amor: todas as demonstrações de amor são válidas!
Entenda porque, muitas vezes, parece ser que você não receba as demonstrações de amor da maneira que gostaria. Segundo a teoria do Dr. Tracy Chapman, existem diferentes maneiras de demonstrar carinho e comunicar os sentimentos.
Já se deu conta, quando o assunto é casamento, há temas que causam discordância entre você e suas amigas ou amigos? Ou já aconteceu de pensar que o seu par parece não se importar tanto com o grande dia porque perdeu a última reunião com os fornecedores? Muitas vezes percebemos que os problemas que costumam nos incomodar sobre nossa relação não são os mesmo que os de outras pessoas, e nem mesmo o(a) seu(a) companheiro(a) parece concordar com as falhas que você aponta sobre o relacionamento de vocês.
Índice de conteúdo:
Quais são os 5 tipos de demonstração de amor?
Como identificar a linguagem de amor de uma pessoa?
Quais são os 5 tipos de demonstração de amor?
Segundo a teoria de Gary Chapman, existem 5 tipos de demonstração de amor, que também são conhecidas como as linguagens do amor. São elas: as palavras de afirmação, a qualidade de tempo, por meio de presentes, por atos de serviço e contato físico. Cada pessoa tende a se expressar seu sentimento de maneiras diferentes. Essa teoria não se aplica apenas ao amor entre casais, mas também entre amigos e família. Por isso, antes de iniciar uma discussão ou tirar conclusões precipitadas sobre o outro, veja as diferentes formas de demonstração de amor que existem para uma pessoa expressar o que sente, e perceba que, talvez, não seja da mesma forma que você.
1. Palavras de afirmação
Verbalizar os sentimentos é uma forma de concretizá-los e mostrar, literalmente, o que você sente. Algumas pessoas entendem que, entre as demonstrações de amor, essa é a forma mais eficiente. Porém, algumas pessoas podem não sentir essa necessidade, e comprová-lo de outras maneiras. Para quem precisa de palavras de afirmação como forma de carinho, é importante escutar "eu te amo", "eu te valorizo" e tantas outras frases de amor que façam sentir esse sentimento. E, se existe um problema de comunicação, o jeito é conversarem para entender quais as necessidades que têm, até encontrarem um equilíbrio entre as formas de cada um mostrar seus sentimentos.
2. Qualidade de tempo
Atualmente parece ser cada vez mais difícil vivenciar momentos únicos e longos com a pessoa que você gosta. Isso porque, além da falta de tempo que as rotinas modernas proporcionam, as redes sociais e outros modos virtuais de comunicação estão cada vez mais roubando o tempo e a atenção do momento real, fotos de demonstrações de amor compartilhadas podem não ser o que o seu par busca. Umas das formas apontadas por Chapman como demonstração de amor concreta é reservar um momento a dois para o seu par. Um tempo em que possam vivenciar de verdade cada segundo juntos. Mesmo que sejam apenas por alguns minutos, pode ser necessário para uma pessoa sinta solidez em sua relação. Por isso entenda que sua presença faz muita diferença para o seu parceiro, mesmo em momentos que parecem banais.
3. Por meio de presentes
Pode parecer superficial, mas essa é também uma forma de amor. Presentear alguém é um jeito carinhoso de mostrar que você pensou nela(a), e algumas pessoas podem sentir que esse é o jeito mais eficaz, por ser palpável. Entendem porque é lindo oferecer lembrancinhas de casamento? Porque os convidados sentem o carinho que o casal tem por eles! Se você ama receber presentes, mas seu amado(a) não tem um perfil que liga muito para isso, basta conversar e dizer o quanto você sente falta de ser mimada(o) dessa forma, não importa a ocasião.
4. Por atos de serviço
Já diz o ditado “quem ama, cuida”! Entre os jeitos de demonstrar amor está a dedicação ao outro. Isso pode ser feito por meio de atos de serviço, ou seja, quando um se torna útil ao outro de forma "serviçal". Mas isso não quer dizer algo ruim, apenas aponta a necessidade que muitas pessoas sentem em agradar a quem se ama ou sobre se sentir valorizado quando o outro se coloca a serviço, seja para coisas do cotidiano, como limpar a casa sem que você peça, ou assuntos mais pontuais. Deixe claro para o seu amor se isso é algo que faz diferença para você.
5. Contato físico
Essa é a maneira mais direta de comunicar os seus sentimentos. Existem gestos que transmitem diferentes mensagens, e muitas pessoas sentem necessidade de contato físico para se sentirem amadas. Um abraço, um beijo, passar a mão no cabelo, ou qualquer outro tipo de contato pode ser uma forma de carinho válida, e, para muitos, a melhor demonstração de amor possível.
Como identificar a linguagem de amor de uma pessoa?
A maneira mais óbvia e pouco aplicada é: dizer ao seu par como você gostaria que ele(a) demonstrasse amor, e entender também qual é o tipo de linguagem que ele(a) tem! Raramente os casais conversam e discutem suas diferenças na hora de demonstrar amor. Uma boa conversa, assim como a observação dos pequenos gestos diários, podem revelar informações que vão facilitar o convívio a dois; por isso, é importante ter consciência da existência dessas diferentes formas de amar, entender que cada indivíduo se identifica mais com uma delas, aceitar e aproveitar da linguagem de amor do seu par e vice-versa.
Continue lendo sobre o tema: