Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Conflito entre sogras: como lidar quando as mães dos noivos não se dão bem?

Claro que as mães devem fazer parte da preparação do casamento, elas ocupam um dos postos mais especiais nesse evento. Mas o que fazer quando elas não possuem a melhor relação quando estão juntas?

Nem sempre a história se repete: vocês podem se dar muito bem com as respectivas sogras e elas melhor ainda entre si. Mas não é raro que ocorra um certo conflito entre as mães dos noivos. E quando chega o momento das escolhas dos elementos da decoração para casamento, de quem vai acompanhar os noivos na degustação do bolo de casamento, todo esse conflito pode se intensificar.

Em um primeiro momento pode parecer besteira, mas essa tensão aumenta à medida que o grande dia se aproxima e pode afetar diretamente vocês. Se já identificaram esse problema muito antes de enviarem os convites de casamento, saibam como lidar com essa situação da melhor maneira.

Participação equilibrada

Um dos grandes causadores de problemas é o sentimento de exclusão. A mãe do noivo pode se sentir deixada de lado porque apenas a mãe da noiva participou da escolha do modelo de vestido de noiva ou das provas de maquiagem, ou porque só uma estava presente nos testes do modelo de penteado para casamento.

Isso não quer dizer que a noiva deve estar obrigada a incluir sua sogra nesses momentos se este não for o seu desejo. Mas é importante encontrar outras funções para aquela que ficou de fora de qualquer etapa. Quem sabe chamá-la para descobrir como fazer as lembrancinhas de casamento DIY ou opinar sobre as sobremesas que serão servidas? Façam com que as duas se sintam parte desse processo na mesma medida.

Evitar convívio forçado

Mas se vocês identificaram que o problema não é o sentimento de estar sendo deixada de fora e sim o convívio entre as duas, então é a hora de separar as funções. Pode ser que antes mesmo de pensarem em subir ao altar elas já não se davam bem, então por que colocá-las em situações desconfortáveis? Se este é o caso, o melhor é evitar que as duas juntas participem da mesma tarefa. Tenham atenção e não forcem situações por achar que o convívio pode ajudar a se darem melhor, isso pode agravar o cenário.

Se sabem que possuem gostos muito diferentes então, que nunca vão chegar em um acordo sobre qual modelo de convite de casamento devem escolher, além de aumentar no conflito entre as duas, de nada será útil a situação. Planejem antes qual e onde será a participação de cada uma e deixem que elas estejam juntas em momentos mais tranquilos e apenas de lazer.

Casamento sem drama

Pode até ser que uma seja a vítima e a outra a causadora de problemas, ou mesmo que ambas estejam agindo de uma maneira que intensifique os problemas. Mas a verdade é que agora não é o momento de encontrar culpados e vítimas. Identifiquem que há um conflito e concordem, entre vocês dois, que não importa quem causou o quê, mas que vocês querem acabar com esse embate. Para isso é muito importante que ambas sintam que vocês não estão tomando lados e que são imparciais, do contrário podem até agravar a situação.

Converse com elas

Uma boa conversa pode mudar o rumo das coisas, principalmente quando já tentaram contornar a situação de todas as maneiras. Lembrem-se de que essa festa é para os noivos, e mais ninguém. Depois de reafirmar isso para vocês mesmos, relembrem agora as suas mães que o imporante é a celebração do amor. Com a emoção e a ansiedade da organização da festa elas podem se esquecer e acabam se tornando egoístas a ponto de deixar suas diferenças atrapalhar. Digam como isso está afetando negativamente vocês e como gostariam que tudo fosse diferente. Abrir o coração à sua mãe ou sogra pode ser a melhor maneira de fazer com que elas deixem de lado qualquer conflito, especialmente se desejam aumentar a família (e, com isso, o convívio entre todos).

Quando começam a pensar no dia da festa os noivos pensam que seus maiores problemas são uma possível chuva ou a coreografia para a primeira dança dos noivos com a música para casamento que escolheram. Mas muitas vezes se surpreendem quando o que mais lhes aflige são problemas que fogem da organização da festa e que acabam se tornando mais importantes até que as lembrancinhas de casamento. Mas para tudo existe uma solução, o importante é saber como lidar com essas situações antes de pensarem que tudo está perdido.