Aparador de aliança: o que é e como usá-lo?
Símbolo de união e compromisso entre duas pessoas, a aliança de casamento pode ganhar mais notoriedade quando ganha um acessório a mais: o aparador de aliança. Explicamos tudo sobre essa joia tão funcional!
Os anéis de compromisso representam a ligação de duas pessoas e carregam particularidades para combinar com a personalidade de quem os usa. Quando o casal sobe ao altar, a aliança é o item indispensável que vai selar a união e mostrar a todos que essas duas pessoas se comprometem por livre e espontânea vontade. Não é à toa que há um momento específico para a troca de alianças nas celebrações tradicionais, um momento simbólico como expressão do amor que compartilham. Depois de casados/as usa-se a joia no dedo anelar esquerdo e, para tornar o seu uso mais confortável é possível recorrer ao aparador de alianças, que costumava ser algo para as mulheres, mas que agora já são produzidos também para os homens. Saibam mais sobre esse acessório!
- O que é um aparador de aliança?
- Qual a funcionalidade do aparador de aliança?
- Como usar um aparador de aliança?
- Os modelos de aparador de aliança
O que é um aparador de aliança?
O aparador é uma joia que será utilizada com a aliança, no mesmo dedo. Pode-se usar um ou dois, inclusive. O aparador pode ser até uma tradicional joia de família, o anel de noivado ou um outro anel preferido, que simboliza algo especial para você. O que importa é que esteja em harmonia com a sua aliança de casamento, já que a acompanhará no mesmo dedo anelar, "aparando" a aliança.
Qual é a funcionalidade do aparador de aliança?
A ideia é complementar a aliança, que muitas vezes é de um metal liso, para que fique mais destacada. Os aparadores firmam, protegem e valorizam a joia principal. Também são usados para evitar que a aliança caia do dedo se por acaso afrouxar com o passar dos anos. Não é um aparato exclusivo para recém-casadas. Algumas mulheres ganham de presente ou compram os aparadores para comemorar aniversários de casamento, quando completam bodas de prata e ouro, por exemplo.
Como usar um aparador de aliança?
A pergunta que se fazem depois de saber o que é essa joia, é: e como usar o aparador de aliança? Muitas mulheres gostam de usar a própria aliança de noivado como aparador, principalmente quando tem um anel solitário – ou usar a aliança com aparador e um solitário. Sendo assim, o anel de noivado ou outro anel que servirá de aparador único será colocado após a aliança principal. Já no caso de dois aparadores iguais, a aliança fica entre eles. Isso depende muito do gosto de cada pessoa, porque é uma alternativa que chama mais a atenção. Lembrando que não é obrigatório e nada impede de usar apenas a aliança do casamento. É uma escolha pessoal e uma opção que pode ser considerada no futuro ou apenas como conhecimento.
Os modelos de aparador de aliança
Com o aumento da procura por esse tipo de joia, há modelos para atender a todos os gostos e estilos, dos mais discretos e clássicos aos modernos e extravagantes. No geral, são tipos atemporais que se renovam em design, cor e pedras. Os mais comuns são os feitos de ouro amarelo e ouro branco, esculpidos com desenhos e formas para se diferenciarem da aliança principal. Muitos são enfeitados com pérolas ou pedras, como rubis e esmeraldas para os modelos coloridos.
Mas o carro-chefe é produzido com zircônias transparentes. Você pode gravar frases curtas românticas, uma data, as iniciais ou nomes nos aparadores, se quiser. É uma joia tão íntima e especial que é comum se tornar uma relíquia que passa pelas gerações da família.
Como escolher?
Se a aliança é de ouro amarelo, o aparador pode ser de ouro amarelo também ou ouro branco, para um maior destaque. Se é de prata ou ouro branco, aparadores do mesmo metal deixam o conjunto mais harmonioso. Tudo vai depender do seu gosto e de como vai ficar quando experimentar o duo ou o trio em seu dedo. Uma recomendação que pode funcionar bem é que, se a aliança for mais simples, o aparador pode ser bem trabalhado com pedras e pormenores, mas se a aliança já possui detalhes, o ideal é escolher um aparador mais discreto. Esse contraste entre as duas joias pode ser bem intessante!
Não é preciso preocupar-se em ter um aparadar no dia do casamento. O importante, além da declaração e do momento, é a aliança. Os aparadores podem ser colocados depois para fotografias com das alianças, do buquê, ou até no dia seguinte à festa, não há um protocolo. É algo também que pode ser pensado em outra oportunidade. Não tem hora certa para encomendar e usar um aparador de aliança, o que vale é que quem o use se sinta confortável e que tenha uma harmonia com aliança de casamento que está no seu dedo.