Vestido de noiva sereia: o que você precisa saber para optar pelo modelo
Um dos modelos preferidos pelas noivas, a silhueta sereia consegue aliar sensualidade e elegância, e ainda se adequar a vários estilos de mulheres. Descubra mais detalhes sobre esse corte, e saiba como harmonizá-lo com outros elementos do seu look.
O vestido de noiva é uma das grandes surpresas nos casamentos, cria expectativa nos convidados e celebra o momento único vivido pela protagonista do enlace, porque é exclusivo dela. Entre as inúmeras opções, o visual que conquista muitas mulheres é o da peça mais ajustada ao corpo, que marca cintura e quadril com uma abertura no final até a barra. A inspiração do vestido de noiva sereia é a mistura da forma do corpo feminino com a cauda da sereia, essa figura da mitologia que é metade mulher, metade peixe.
A modelagem se tornou símbolo de glamour quando estrelas de cinema passaram a usá-la em seus vestidos de festa para o tapete vermelho, em grandes premiações do cinema. Se a noiva quer transmitir sensualidade e elegância, delicadeza e sofisticação, este é o vestido ideal.
Adaptado para todas as curvas
A silhueta sereia potencializa as curvas do corpo da noiva, deixando-o mais em evidência, principalmente a cintura e o quadril. Mas pode ser ajustado de acordo com a preferência e a comodidade para cada mulher.
-
Corpo retângulo e corpo ampulheta
Os tipos de corpo retangular e o corpo ampulheta são dois biotipos que harmonizam perfeitamente com a silhueta sereia. O primeiro, que tem pouca marcação na linha da cintura, e o tórax e o quadril são alinhados, e o segundo, proporcional no tórax e no quadril, com uma cintura mais fina e bem marcada, ficam ideais em tecidos bem rentes ao corpo. Quem tem ombros largos pode escolher um modelo de vestido de noiva com mangas ou alças grossas e um decote em V, a saia pode ter babados ou bordados. As que têm quadril maior podem apostar no decote canoa ou ombro a ombro para equilibrar o look com a parte de baixo mais lisa.
-
Corpo formato pera ou ampulheta inferior
Por valorizar muito o quadril, o corte sereia não é indicado para as mulheres com o corpo pera ou ampulheta inferior. Mas isso não significa que mulheres de quadril largo não possam usá-lo, especialmente quando muitas querem exatamente a silhueta por valorizar esta região do seu corpo. Quanto mais para baixo a saia começar a abrir, mais o quadril é destacado. E, neste caso, há maneiras de usá-lo sem que marque tanto, já que o corte pode ser mais suave do que o habitual. Assim, a saia cai e abre a partir da região das coxas e o tecido fluido faz com que seja tudo muito leve e delicado.
Por isso o estilo em que o corte vai até o quadril abrindo nas coxas, deixando o movimento mais livre, é ideal para mulheres com pernas grossas. As caudas também variam em pequena, média ou grande, dependendo do seu gosto e do quanto quer que a silhueta fique alongada.
Tecidos
Chiffon, crepe e cetim são os mais tradicionais na confecção do vestido sereia, mas essa escolha também é muito pessoal. As grandes marcas, como Pronovias, Nicole e Justin Alexander, apostam na renda e no tule para os vestidos da próxima temporada, com um ar leve e fluido no caimento das peças, mesmo os que necessariamente são mais justos, como os vestidos sereia. E os modelos que contam com tecidos estruturados, apesar de mais rígidos, também se adequam ao corpo com facilidade.
Decotes
A silhueta seria combina com todos os modelos de decote, a escolha ficará por conta da noiva e do seu estilo pessoal. Aquela que quer destacar o efeito sereia da peça é só priorizar o barrado com mais detalhes e volume. Já as que preferem destacar o colo, podem eleger todos os tipos de decote, como coração, tomara que caia, reto com alças.
O decote assimétrico garante uma peça valorizada e com muito charme, isso vale para bordados de pérolas, pedrarias e flores. Defina qual parte você quer ressaltar para decidir o local dos pormenores do vestido ou optar por um tecido liso, minimalista, para o corte do vestido ser o foco do look.
Complementos
Para um visual harmonioso, é interessante compor com calçados delicados. Um scarpin ou sandália com tira fina são ótimas apostas. Se o vestido tiver muita informação, escolha acessórios sutis, como brinco pequeno com um brilhante, um colar com pingente de gota, uma pulseira graciosa. Mas se o vestido for liso, os complementos podem ser marcantes e maiores. Tudo é questão de equilíbrio para o look não ficar sobrecarregado.
Para harmonizar, o penteado de casamento também fica por conta do estilo da noiva e do ambiente do dia C, que pode ser praiano, em local fechado, com um ar mais sofisticado ou no campo, mais rústico. Mas um modelo muito usado para completar o visual quando as noivas querem ficar bem "divas" é o penteado lateral, preso ou solto, arrematado com presilhas e grampos. O vestido sereia é versátil e seu corte atemporal atende a muitos desejos e estilos. Escolha o seu!