Como sobreviver à organização de um casamento: tradições e curiosidades no Brasil
Quanto tempo é necessário para organizar um casamento? Quais tradições estão na moda? Quais os profissionais mais requisitados? Essas e outras dúvidas, solucionadas aqui, no Informe sobre Casamentos no Brasil 2024.
Quando os casais começam a organizar um casamento, muitas dúvidas podem surgir. Este informe, baseado nas respostas do Informe Nacional da Indústria de Casamento 2023 Brasil, pode ajudar a esclarecer algumas questões relacionadas à organização de um casamento; qual é o orçamento destinado a este dia especial, os meses preferidos dos casais brasileiros para dar o “sim, quero”, as tradições que continuam na moda, entre outros dados.
Entrevistamos a mais de 1.400 casais que se casaram em 2023, que nos contaram detalhadamente como foi cada etapa dos seus casamentos e assim conseguimos estatísticas, curiosidades e muita informação real reunidas aqui, no Informe sobre Casamentos no Brasil 2024. Começamos!
Índice de Conteúdo
- Como são os casais que se casam no Brasil?
- Como se conheceram?
- Quais são as datas mais populares para casar?
- Qual é o custo médio de um casamento?
- E o custo médio por fornecedor?
- Quantos fornecedores são contratados?
- Assim são os casamentos atuais
Como são os casais que se casam no Brasil?
Em geral, os casais brasileiros costumam subir ao altar com 31 anos, sendo a maioria — 71% — parte da geração millennials, ou seja, noivos e noivas que nasceram entre 1981 e 1996. A geração Z, 15% dos entrevistados (nascidos entre 1997 e 201) apenas começam a aparecer nas estatísticas. 23% dos casais já tem algum filho ou filha e mantendo a conhecida tradição do nosso país de só morar junto depois do casamento, 58% dos casais viviam em casas separadas antes do “Sim, quero”.
Como se conheceram?
É interessante comprovar que a maioria dos casais se conheceram por meio de relações interpessoais (32%), aquela boa e conhecida recomendação de amigos e familiares e 22% em eventos sociais ou do círculo de convívio no colégio e universidade. Claro que as redes sociais e sites de relacionamento fazem parte da história de vida de muitos casais brasileiros, já que 1 em cada 5 casais são fruto da aproximação via tecnologia.
Quais são as datas mais populares para casar?
Os casais entrevistados preferem a primavera (47%) para noivar, logo depois o verão (30%), o outono (23%) e por último o inverno(24%). Coincidentemente, mantém-se a mesma ordem sobre as estações do ano favoritas para se casar: primavera (47%), verão (19%), outono(19%) e inverno (15%).
Sem dúvida a temporada das flores, uma época de clima agradável e sem muita chuva ou calor é perfeita para comemorar esse dia especial. Uma informação curiosa, que comprova as respostas dos casais entrevistados, é que as datas preferidas para casar em 2024 são: 23 e 16 de novembro, 23 de março, 20 de abril e 14 de setembro.
Qual é o custo médio de um casamento?
O custo médio de um casamento no Brasil é de R$ 44.800,00, que podem ter um incremento de +3% se incluímos a Lua de mel e +19% somando com o anel de noivado. 45% dos casais afirmou que o cenário econômico do país teve um grande impacto na organização do casamento e a mesma porcentagem dos entrevistados tiveram que aumentar o orçamento pelo menos uma vez. 62% dos casais excederam o orçamento que tinham pensando inicialmente.
O casamento atual no Brasil é financiado primeiramente pelo casal (56%), e depois pelos pais dos noivos e noivas (39%). 5% dos casamentos acontecem com outros tipos de ajuda e financiamento.
E o custo médio por fornecedor?
Comparado com o ano de 2023, os gastos nas principais categorias de fornecedores aumentaram em média 6% em 2024. Fotografia, filmagem e trabalhos audiovisuais em geral tiveram um aumento de mais de 15% nas pesquisas dos casais para o dia dos seus casamentos. O serviço de buffet teve um aumento de 10% por pessoa em comparação com os casamentos realizados em 2023.
Pode interessar:
Quantos fornecedores são contratados?
O Informe sobre Casamentos no Brasil 2024 revela que cada casal brasileiro pode contratar até mais de 10 tipos de fornecedores diferentes para o casamento. Entre eles, o principal é o serviço de fotografia (90%), seguido de profissionais que se ocupam da beleza para noivos e noivas (82%) e bufê (79%).
Os dados também revelam um aumento da importância no entretenimento e animação para as pessoas convidadas em comparação com o ano passado — algo que já adiantamos ao falar das tendências para casamentos em 2024 — assim como 24% das pessoas pesquisadas não se importam em ter que viajar ou alugar um espaço mais distante para celebrar o Dia C.
Encontre os seus fornecedores!
Assim são os casamentos atuais!
A cerimônia
Em relação à cerimônia, a média de convidados e convidadas para a cerimônia é de 124 pessoas, 70% realizaram o casamento e a cerimônia no mesmo dia e 62% tiveram uma cerimônia religiosa.
Lugar da celebração
O lugar para a celebração da festa e/ou cerimônia de casamento continua sendo um ponto importante a ser decidido pelos casais e 48% encontraram esse espaço em sites e diretórios relacionados a casamento, enquanto 35% preferem receber recomendação de outros casais ou de fornecedores conhecidos/contratados.
Na hora de tomar a decisão final, 66% avaliam o custo do espaço, 48% o tipo ou estilo, 43% as fotos dos ambientes e apenas 4% se preocupa com a possibilidade de escolherem os seus própios fornecedores.
Prioridades durante o casamento
Os casais entrevistados também explicaram que aspectos priorizam na comemoração do casamento. A maioria considera que a experiência das pessoas convidadas é uma grande prioridade, 64% pensam que a comida e a bebida são os detalhes mais importantes.
Onde são celebrados mais casamentos no Brasil
Levando em consideração o tamanho das cidades e economia de cada Estado do país, e as respostas dos casais entrevistados, São Paulo leva o primeiro lugar no pódio com 43% dos casamentos realizados. O segundo lugar vai para Minas Gerais com 11,1% e em terceiro, os 9,9% celebrados no Rio de Janeiro.
Confiamos que esses dados facilitem o entendimento sobre os casamentos atuais no Brasil e a preferência dos casais na hora de tomar decisões para a organização desse dia inesquecível.
*Metodologia de pesquisa: O Informe do Setor Nupcial 2024 foi elaborado a partir de 1.400 respostas de casais brasileiros que se casaram entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023. O Casamentos.com.br entrou em contato com as pessoas entrevistadas por e-mail. Essas pessoas representam casais de todo o país com diferentes etnias, poder aquisitivo, raça, idade, orientação sexual e identidade de gênero. Para proporcionar um panorama mais completo das tendências de 2023, este informe também inclui estatísticas sobre o universo nupcial provenientes de estudos ad hoc realizados ao longo do ano. Em média, a cada ano, a The Knot Worldwide realiza pesquisas com mais de 300.000 casais, convidados e profissionais de casamento em todo o mundo.