Como organizar um casamento em casa? O que precisam para uma celebração intimista
Se o sonho do casal a caminho do altar é o de desfrutar do grande dia com maior calma, descontração e leveza, optar por um casamento em casa, mais intimista, se mostra uma ótima solução. Veja como!
Há quem sonhe com um mega evento para celebrar a sua união, mas existem também os casais que cuja empolgação reside na ideia de algo mais reservado, que reúna apenas amigos e os familiares mais próximos. O mini wedding (assim como o conceito do micro e o nano wedding) nasceu justamente para este tipo de par apaixonado, que preza por se sentir à vontade estando perto de quem mais amam e os conhecem. E, para os casais que desejam apostar nesse clima intimista para o dia C, um casamento em casa também pode ser ideal, e nós mostramos como!
- 1. Limitação dos convidados
- 2. Orçamento
- 3. Mobiliário do casamento: aluguel
- 4. Decoração intimista
- 5. Cerimônia personalizada
- 6. Pós-festa: limpeza
- 7. Casas de casamento
1. Redução da lista de convidados
Como fazer um casamento em casa? Para começar, é preciso saber se o seu "lar doce lar" ou a casa de um familiar comportará realmente o número de pessoas que desejam convidar, e se os ambientes disponíveis serão suficientes. Esse tipo de proposta é válida para casamentos com limitação de convidados, então pensam em que casa ou apartamento o enlace pode ser realizado, e qual é o tamanho.
A primeira medida para garantir um casamento íntimo em casa é, logicamente, reduzir a lista de convidados. Não há um número fixo padronizado, mas a quantidade de pessoas deve estar conforme o tamanho da casa. Esse número reduzido de convites significa que os eleitos serão escolhidos com maior critério, se restringindo apenas às pessoas indispensáveis ao casal neste momento.
A medida não é apenas uma forma de reduzir o tamanho e o custo da celebração. É, principalmente, uma questão de estabelecer um ambiente mais reservado e confortável. Nada de se preocupar com o que o chefe ou a prima de 3º grau vão dizer: aqui o clima é de cumplicidade e unidade sempre.
Reserve uma casa para o casamento aqui!
2. Orçamento diferenciado
Como a quantidade de pessoas na festa é muito menor, e a despesa com o espaço já não irá existir, outros itens, como o buffet, por exemplo, também terão gastos serão infinitamente menores do que o orçamento para uma festança para muitos convidados. Assim, dá para oferecer um cardápio mais requintado, por exemplo. Tudo fica mais fácil e mais barato quando fazemos o comparativo. Mesmo detalhes de luxo passam a ser acessíveis, dependendo do montante total que se pretenda investir.
Mas os casais que optam por um casamento em casa devem ter em mente, sim, a importância de um orçamento organizado. Por ser uma festa menor, muitos pensam que o dinheiro não será o grande problema, já que reduzirá muito os custos. Sim, é verdade que pode ser uma opção mais econômica, mas apenas se vocês controlarem os gastos da mesma forma como fariam com uma grande festa, e para isso recomendamos as seguintes considerações:
- A primeira coisa a se fazer é utilizar a ferramenta de Casamentos.com.br para fazer o seu orçamento;
- Vocês terão uma quantidade menor de itens para encomendar, mas o valor de cada coisa deve ser pesquisada para chegar a fornecedores que encaixem no seu orçamento;
- Equilibrem elementos caros com detalhes baratos e bem personalizados;
- Tenham sempre em mãos (no caso, no celular) a tabela com todos os custos, para saber qual como andam os gastos e não terem um susto com o valor final da festa;
- Não tenham medo de cortar gastos que, em um debate entre o casal, um de vocês ache desnecessário.
- Pode ser interessante: As melhores promoções do mês: casamento barato e chique, é possível!
3. Preparação da casa: considerem aluguel de móveis
Pensem que, ainda que queiram investir em outros itens personalizados, lembrem-se de que já economizaram bastante cortando o aluguel do espaço, e podem considerar alugar os móveis para incorporar ao ambiente.
E isso por dois motivos muito importantes: primeiro porque pode dar uma nova cara à sua casa e, segundo lugar, mas não menos importante, para preservar seus objetos pessoais e móveis favoritos de possíveis danos durante a festa. Nem todo mundo possui uma casa preparada para receber para um evento tão especial, então invistam uma pequena parcela nesse item.
4. Decoração do casamento em casa: clima intimista
Dado o clima reservado e o perfil dos convidados neste tipo de união, é comum serem ocasiões menos marcadas pela formalidade, seja em um casamento simples em casa ou em um casamento com mais luxo. Saem de cena aqui as entradas dramáticas por longos corredores e escadarias apoteóticas, em favor de ambientes mais aconchegantes e naturais. As dimensões dos arranjos e móveis devem ser ajustadas à escala da festa.
Para dar um toque especial, uma excelente ideia é escolher deixar no décor elementos que carregam algum valor sentimental, como retratos, livros, ou até itens da infância. Detalhes produzidos pelos próprios pombinhos, como artesanato no estilo “faça você mesmo”, serão muito bem-vindos. Itens de todo tipo de trabalho manual estarão no clima certo.
Além da decoração, o layout dos espaços também tende a mudar: numa ocasião em que os poucos convidados já se conhecem, grandes mesas fazem mais sentido do que pequenos grupos. Só se lembre sempre de tomar cuidado com as proporções: se a sala for espaçosa, distribua bem o mobiliário para não dar uma sensação de vazio.
A iluminação da casa para o casamento também é importante, e se trata de um item que tem o poder de transformar qualquer ambiente. O que era antes a sua aconchegante sala de estar, pode ser agora o palco para a pista de dança, por exemplo.
Mas que fique claro: ainda que em escala reduzida, o casamento em casa só tem a ganhar com a ajuda de profissionais como um cerimonialista e um decorador na construção do espaço. Com experiência de sobra, eles possuem os atalhos para tornar os muitos detalhes algo orgânico na lista de decisões, não esquecendo de nenhum aspecto. A lista de fornecedores comprometidos com a entrega que estão em sua órbita também é um diferencial importantíssimo na composição de um espaço à altura do que o casal deseja.
Contrate um decorador para o casamento
5. Cerimônia personalizada
Um casamento em casa também traz a oportunidade de mais discursos dos noivos (e dos demais!), assim como de surpresas. Desta forma, o círculo de pessoas presentes pode participar e interagir de forma mais intensa no evento. O próprio celebrante da cerimônia pode ser alguém que integre este seleto grupo, a quem caberá trazer palavras mais emocionadas sobre o amor do casal a partir do seu testemunho. Por ser uma festa para poucos, dá até para pensar num andamento diferente na troca de alianças e tudo mais.
6. O pós-festa: equipe de limpeza
Existem muitas vantagens de realizar a recepção em casa, mas também alguns inconvenientes podem acompanhar a opção, como o pós-casamento. Ainda que possam conseguir mais conforto e intimidade, lembrem-se de que quando a festa acabar, vocês devem se preocupar com o "depois" e com a limpeza e organização da casa. Para que todo esse trabalho não sobre para os recém-casados(as), recomendamos que tenham a limpeza contratada para o dia seguinte, e não acumulem essa preocupação para quando a festa chegar ao fim.
7. Outros locais com cara "de casa": escolha de local reservado
Se vocês não podem realizar o enlace em sua própria casa, mas desejam esse ar de home wedding para a celebração, locais menores, como casas de casamento, se tornam o palco perfeito para as juras de amor. E mais: o casamento íntimo pede um lugar aconchegante, o que não significa apenas espaços fechados. Assim, pode acontecer num quintal, numa ponta de praia, numa beira de cachoeira e até numa caverna. Dê margem para a sua criatividade, mas sempre se lembrando de escolher o melhor para o décor e o mobiliário para poucas pessoas.
Sendo algo em menor escala, o chamado home wedding possui algumas peculiaridades para as quais é fundamental se ater. Da lista dos chamados aos gastos presumíveis, tudo aponta para escolhas mais seletivas que exigem maior personalização. Aconchego é a palavra de ordem, muito mais do que a obrigação de cumprir o minimalismo da tendência nupcial moderna. É sobre colocar o “nós” como sujeito das frases, não o “eles”. Ou ainda o “viver” no lugar do “parecer” como o verbo de destaque da data.
O casamento em casa, mais intimista, é um evento perfeito para quem quer deixar a ansiedade em excesso fora da situação e deixar se envolver pelo encanto de outros sentimentos envolvidos. É o final feliz de uma história de amor que não precisa da validação de muitos: basta aquela que corre no seu íntimo. Portanto, apenas a viva em sua plenitude ao dizer o "sim"!