Como guardar um vestido de festa?
Uma dica valiosa que vale para os longos das madrinhas. Guardar bem um vestido permite que ele dure por anos, figure outras festas e casamentos dos seus filhos. Veja aqui como guardá-lo bem!
A gente se preocupa com o vestido somente na hora da festa. Depois da balada, voltamos para casa e deixamos ele lá pendurado por dias, até pensar no próximo passo. Um dia fui abrir o plástico da lavanderia onde guardava um vestido há meses e descobri que ele estava mofado. Fui procurar saber o que tinha feito de errado e vi que deixá-lo em contato com o plástico é um dos erros.
Os vestidos de noiva, das madrinhas e convidadas geralmente custam caro. Para que eles possam ser usados futuramente em outros eventos, há que guardá-los de forma zelosa. Comece por lavar a peça com cuidado, de preferência em uma lavanderia especializada, não pode haver resquícios de suor, respingo de bebida, comida e doces, cheiro de fumaça de cigarro ou churrasco.
Depois, tire o vestido do cabide e do plástico da lavanderia imediatamente. Se a peça tiver pedrarias, canutilhos e lantejoulas e for muito pesada, melhor envolvê-la em um papel de seda e guardá-la dentro de uma caixa de papel. Se só há espaço para pendurá-lo, guarde da forma que veio da loja, com o mesmo cabide e saco de TNT. Se você não tiver, compre este tipo de embalagem em uma loja de artigos de casa.
O mesmo vai para os sapatos. Melhor limpá-los com um pano limpo e úmido, deixar secar e acondicioná-los naquelas caixas de sapato de TNT, que respiram melhor. De tempos em tempos, aproveite um dia de sol para que todas as peças delicadas tomem um ar, além de conferir se o vestido está amarelando, no caso dos brancos e beges.