Como guardar o vestido de noiva para que dure para sempre: 7 dicas infalíveis!
O vestido de noiva é para ser usado enquanto você curte cada momento do seu grande dia! O importante é ficar atenta na hora de guardá-lo
O vestido de noiva é peça fundamental no seu grande dia e, com certeza, tem um valor sentimental para você. Logo após o seu casamento, você vai notar que a saia estará com a barra suja, que algum botão saltou enquanto você dançava enlouquecida no auge da festa ou ainda vai se perguntar por onde anda o véu. Mas tudo bem. O vestido de noiva é para usar enquanto você curte cada momento do seu grande dia! O importante é ficar atenta na hora de guardá-lo. Confira estas 7 dicas básicas de como guardar o vestido de noiva para que ele dure para sempre.
Índice de conteúdo
- Passo 1. Limpinho e cheirosinho
- Passo 2. Nem precisa passar!
- Passo 3. Pode lavar em casa, sim!
- Passo 4. Tecidos naturais, cuidados especiais
- Passo 5. Falta de espaço não é problema!
- Passo 6. Traça não!
- Passo 7. Ar fresco
Registre-se e continue a leitura!
Passo 1. Limpinho e cheirosinho
O primeiro passo é levá-lo a uma lavanderia para que profissionais cuidem da limpeza, já que muito provavelmente deve ter alguma manchinha. Sem problemas! Se for bem cuidada, vai sair! Além disso, é sempre bom limpar o vestido imediatamente após passar o dia do casamento. É claro que essa lavagem deve respeitar as características do tecido: você não vai querer arruinar seu bem mais precioso justamente tentando cuidar da manutenção dele!
Passo 2. Nem precisa passar!
Na hora de guardar o vestido não precisa passar! Isso evita que apareçam aquelas terríveis manchas amarelas. Outra dica preciosa é pendurar o vestido num cabide ao invés de dobrar. Isso evita os indesejados amassados que, com o passar do tempo, são impossíveis de tirar!
Encontre o seu vestido de noiva
Passo 3. Pode lavar em casa, sim!
Caso não seja possível lavar o vestido numa lavanderia, não se preocupe! Você pode usar o tradicional método e lavar a mão ou na máquina. Na sua lavadora, use o programa delicado e sabão neutro! Não deixe passar mais de 12 ou 24 horas para que as possíveis manchas não se agarrem às fibras. Depois, basta deixá-lo secar ao ar livre e no sol, evitando pendurá-lo. É melhor estender o vestido. Na hora de passar, use o vapor suave.
Passo 4. Tecidos naturais, cuidados especiais
Cada tecido exige um cuidado especial. Por isso, fique atenta à forma de conservar o vestido conforme os tecidos usados na confecção do modelo. Modelos com tecidos 100% naturais se desgastam naturalmente com o passar do tempo. Portanto, o ideal é guardar o vestido enrolado em papel de seda, num lugar seco, sem umidade e nem contato com a luz.
Passo 5. Falta de espaço não é problema!
Muita gente costuma usar a capa do vestido de noiva entregue na loja ou no ateliê. Essa parece ser uma solução mais fácil e rápida. O problema é o espaço que o vestido ocupa dentro do closet, ou em qualquer outro espaço da casa.
Por isso, uma excelente alternativa é guardar o vestido numa caixa de papelão bem grande para caber sem ficar apertado, ou colocar em um saco de ar comprimido. Nesse caso, basta introduzir o vestido de noiva num saco hermeticamente fechado. Após retirar totalmente o ar, o tamanho fica bem reduzido e você pode guardar o vestido, com folga, numa caixa de papelão.
- Vai casar com os pés na areia? Pegue estas 7 dicas imprescindíveis para a noiva que se casa ao ar livre
Aproveita as promoções para noivas!!
Passo 6. Traça não!
Se o seu vestido tem encaixe e materiais naturais como algodão ou seda, a dica de ouro é guardá-lo com uma bolinha de naftalina ou cânfora para evitar o ataque de traças e outros insetos que podem estragar o vestido.
Passo 7. Ar fresco
Finalmente, é importante ventilar o vestido pelo menos uma vez por ano. Assim você evita que as dobras fiquem marcadas e também pode revisar para ver se está tudo em ordem! Com essas dicas você vai ter um vestido para toda a eternidade!
- Mas se você continua em busca do seu vestido de noiva, veja nosso post com 180 modelos de vestidos de noiva simples e elegantes