Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Como escrever um discurso?

Já falamos de quando deve ser feito um discurso, mas hoje trazemos o como: você sabe colocar no papel tudo o que está na cabeça?

 

Em um artigo passado, abordamos o momento ideal para levantar da mesa e agradecer a presença dos convidados. A hora certa é a que menos atrapalha o desenvolvimento da festa, mas pode ser quando vocês acharem que atraíram o olhar de todos, como na hora de cortar o bolo ou na primeira dança do casal.

 

 

Mas então, o que você diria aos seus amigos e familiares? “Obrigada pela presença e 'bora curtir?”. Se vão parar para ouvir, façam com que seja um discurso elegante e bonito. É bom saber que nossa presença é importante e somos convidados para o evento porque significamos algo para os noivos. Para um bom discurso, pense no seguinte:

  • Fale o que deseja dizer. Parece óbvio, mas sob pressão acabamos optando pelo caminho mais fácil e o menos emocional. Anotem todos que gostariam de agradecer em especial, como o amigo que lhes apresentou, os pais, avós e irmãos.
  • Pense em histórias de impacto. Todo mundo adora ouvir um conto de fadas. Faça com que a história de vocês seja um momento de risadas e lágrimas. Cuidado para não entrar em muitos detalhes que só sejam especiais para vocês. Escrever uma boa história é também saber deixá-la concisa.
  • Um bom discurso tem que ter um final. Se ambos quiserem discursar, o final pode ficar para um dos dois. Se o noivo é mais engraçadinho e quiser começar com as piadas, a noiva finaliza com algo mais sério e emotivo.
  • Ensaiem. Mas lembrem-se que não devem ser atores. Ensaiar garante que vocês não se atropelem, mas lembrem-se de manter a naturalidade. De preferência anotem apenas as ideias em um papel, para que não sintam a necessidade de ler palavra por palavra.