Como encontrar o terno de noivo perfeito
A escolha do terno do noivo vai depender do tipo de casamento que queiram fazer, a hora a que tem lugar e o vestido de noiva. Claro que, evidentemente, também depende da personalidade do noivo: moderno ou conservador.
No momento de escolher o terno de noivo, devem recordar que deve condizer com o vestido da noiva, pelo que não devem combinar estilos diferentes. É fundamental que pense em todos estes aspectos. O primeiro passo é escolher o tipo de terno adequado para o seu grande dia.
Escolha fraque se quer ir elegante, a cerimônia tem lugar em uma igreja ou a noiva leva um vestido muito formal. O Fraque (com um casaco “comprido”) combina com calças às riscas, camisa com colarinho alto revirado nas pontas, botões de punho, lenço e gravata. Neste caso pode apenas inovar com um elemento, o colete, onde pode espelhar a sua personalidade.
Se deseja ir elegante, mas também confortável, escolha um smoking, com casaco azul marinho ou preto, lapelas em seda ou cetim, faixa ou colete preto (nunca os dois) e camisa com botões de punho. Apesar do protocolo referir que o smoking não é um traje adequado para casamentos, dá um toque de cor, com o colete e o lenço.
Reserve o paletó apenas para casamentos muito formais e que se celebram de noite.
Nos casamentos civis os ternos de noivo são mais de festa, enquanto que nas cerimônias religiosas costumam ser trajes mais formais. Deste modo, se o seu casamento é mais familiar ou informal, vista um blazer ou terno, ou seja, um terno com casaco normal, complementado com uma camisa de gala (por exemplo com gravata mas sem bordados nem rendas), lenço, botões de punho (se possível de algum material precioso), e alfinete de gravata. Estes últimos acessórios fazem com que o terno seja mais elegante e diferente do típico terno diário.
Apesar do casamento poder ser informal, recomenda-se que não escolha ternos fora do clássico, principalmente no que diz respeito ao corte do terno, porque por vezes à procura da originalidade cai no ridículo. Nos ternos, a não ser que seja alto, escolha as mesmas cores para as calças e o casaco, pois vai contribuir para uma figura estilizada. No verão poderá optar por ternos de cores mais claras (cinzento escuro, azul noite), e tecidos mais frescos (algodão, linho, lã fria).
Em relação à escolha do terno, recomenda-se que peça conselhos antes de escolher, veja revistas e catálogos, escolhendo o tipo que goste mais. Terá que provar com uma antecedência suficiente para fazer os arranjos necessários – particularmente importante é a altura das calças: encontrar o termo médio para que não fiquem curtas, mas que também não fiquem arrastando.
No que diz respeito aos complementos, é preferível escolher uns sapatos confortáveis, elegantes, que lhe permitam desfrutar do grande dia do casamento sem dores. Por fim, o cinto deve ser liso, com fivela simples, e as meias escuras e lisas, de seda.