Convite para madrinhas e padrinhos: conselhos para que tudo seja perfeito
Já escolheram essas figuras importantes que irão testemunhar a união de vocês e terão um papel fundamental? Agora é a hora de oficializar o convite para ser igualmente emocionante. Confiram as dicas!
O casamento tradicional requer testemunhas para assinar o documento do casamento civil, bem como do religioso, se necessário. Essas pessoas são escolhidas com muito cuidado, atenção e carinho porque serão os padrinhos e madrinhas do grande dia. A decisão nem sempre é fácil, é preciso conciliar com as vontades do par, a quantidade de pessoas (especialmente na nova normalidade), se estarão em pares ou sozinhos, e claro: como será feito esse convite, afinal, eles serão convidados de destaque no seu enlace.
São muitos detalhes envolvidos, mas este artigo vai tratar, principalmente, de algumas recomendações para a hora de convidar o amigo ou a amiga e/ou familiar de forma especial. Lembrando que não há regras definidas, só sugestões para quem tiver dúvidas sobre como proceder no convite que também é uma forma de agradecimento por dividirem com vocês esse momento único e inesquecível.
Quando?
O ideal é que o convite seja feito com uma antecedência de 1 ano a 7 meses, dependendo do estilo do casamento. Porém, alguns casais convidam 4 meses antes do dia C, por exemplo. Esta questão de quando convidar é relativa. Mas é bom lembrar que os padrinhos e madrinhas precisam saber do papel importante que terão na cerimônia e serem avisados antes dos demais convidados.
Então, deve-se levar em consideração se as testemunhas terão que viajar, se os trajes serão iguais e precisarão de algumas provas e escolhas em conjunto, se eles e elas ajudarão no processo de planejamento do enlace e como isso será organizado. Portanto, as funções e o visual serão os condutores para que vocês avaliem melhor quando convidar esses entes queridos.
Como?
Uma das melhores maneiras de convidar os padrinhos e madrinhas é pessoalmente. Marcar uma visita, convidar para um jantar ou almoço, preparar um momento especial e personalizado são formas elegantes e carinhosas de fazer esse tipo de convite. Para aqueles que moram longe do casal, fazer uma videochamada é o meio mais agradável e acessível com a tecnologia atual de smartphones e aplicativos com esse fim.
Presentes
Dar um mimo aos padrinhos e madrinhas é opcional. A prática já virou tradição, mas alguns casais apenas convidam verbalmente e entregam os convites físicos. Porém, se vocês acham que eles merecem uma atenção maior, com um convite mais elaborado e querem presenteá-los com algo original e significativo, reunimos algumas ideias.
-
Convite personalizado
Uma ideia econômica é optar pelo mesmo convite de casamento que será enviado aos convidados, mas definir um texto personalizado e um envelope diferente.
-
Caixa com espumante
Preparem uma caixa com divisórias para a garrafa de espumante e uma ou duas taças de cristal. O presente já indica a comemoração do convite e do enlace. A bebida pode ser cerveja ou vinho, dependendo do gosto dos padrinhos e madrinhas e de vocês, é claro.
-
Caixa com chocolates
Para os fãs de doces, um presente como guloseimas, bombons artesanais, bolo no pote, alfajor, pão de mel são algumas das opções para rechear a caixa e satisfazer o paladar dos amigos queridos.
-
Álbum de fotos
Vocês escolheram pessoas que estão presentes na vida particular ou na vida a dois e possuem fotos de muitos momentos especiais que passaram juntos. Façam a seleção das melhores fotos e montem um álbum para acompanhar o convite.
-
Kits para o grande dia
Se a ideia é presentear as madrinhas com algo pensado nelas, que tal uma caixa com um batom ou algum produto de maquiagem? Um par de brincos para serem usados no grande dia, uma máscara de dormir, cremes hidratantes e até sabonetinhos e sais de banho. Um robe com a palavra “madrinha” nas costas está entre os mimos mais queridos e requisitados.
Geralmente muitos casais gostam de presentear os padrinhos com a gravata para eles usarem no enlace, uma bebida da preferência e um perfume também podem compor uma caixa especial para eles.
O presente pode ser igual para todos, o mesmo para o casal de padrinhos, ou igual para os homens e outro igual para as mulheres. O comum é entregar na hora do convite, mas nada impede de presentear durante ou após a festa. Tudo em um casamento é simbólico, incluindo o gesto de convidar.
Leia também: