Como contar aos filhos sobre o segundo casamento?
Contar aos filhos sobre o segundo casamento é uma função delicada, requer muita paciência e carinho. Veja as dicas para essa missão, que não é impossível.
Mais do que se possa imaginar, o número de casais que já foram casados, ou estiveram em relações anteriormente, que decidem se casar de novo, cresce a cada dia. Muitos desses casais que estão casando novamente já possuem filhos de outras relações, então antes de começar a pensar no vestido de noiva e em outros detalhes do enlace como a decoração de casamento, o ideal é pensar na melhor forma de contar aos filhos essa emocionante novidade o quanto antes. Ainda que estejam super envolvidos na relação e até ansiosos por essa notícia, esse é um passo delicado.
Prioridade na hora de contar
As crianças são muito sensitivas e sensíveis, por isso é sempre bom dar esse tipo de notícia fora dos olhos de um grande público, para que não se sintam invadidas e pressionadas.
É bom ter o cuidado de contar para eles antes que para o resto das pessoas, para que se sintam importantes, protegidos e especiais.
É importante também ter cautela quando estiverem falando disso com terceiros, por mensagens de celular, ligações telefônicas etc. Não arrisque que eles saibam dessa notícia de outra maneira que não seja diretamente por você. Por isso dê prioridade a eles, e compartilhe a notícia assim que vocês tomarem essa decisão.
Prepare-se para diferentes reações
Cada um pode reagir de uma maneira, mesmo dentro da mesma família, e você tem que estar consciente disso. Muitas crianças irão se envolver rapidamente com o acontecimento, e sem dúvidas vão querer participar da festa, ajudar a escolher o modelo convite de casamento, procurar fotos de vestido de noiva para ajudar a “mamãe noiva” e vão querer participar até da seleção de lembrancinhas de casamento diferentes.
No entanto, muitos filhos podem reagir mal – e segundo especialistas da área – isso é absolutamente normal. Eles precisam processar a ideia, ver o que realmente essa mudança significa em suas vidas e família.
Dê espaço e tempo
Especialistas dizem que definitivamente a máxima que diz “o tempo é tudo” nessas situações é mais do que aplicável e compreensível. Com certeza muitas perguntas vão surgir da parte deles em relação à tudo, e você vai precisar lutar contra o desejo de ficar brava com eles caso se comportem de maneira egoísta e rude. O melhor a fazer diante dessas atitudes é manter a calma, e os responder de maneira paciente e educada.
Nesses momentos tente dizer frases de efeito como “eu entendo seus sentimentos”, “percebo que vocês ainda podem não estar tão preparados para essa mudança”, e coisas do gênero. Depois dessa fase mais crítica os inclua nas situações da festa – se houver uma – pergunte a sua opinião sobre detalhes da celebração que podem animá-los, por exemplo, se preferem um bolo de casamento quadrado ou redondo, se o buquê de noiva amarelo é mais bonito que o branco, esses pequenos detalhes simbólicos.
Empatia é tudo, se coloque no lugar do seu filho, afinal existe uma nova pessoa que fará parte de sua vida definitivamente, tente tranquilizá-los sobre o futuro, para que entendam que são parte disso tudo realmente.
Deixe-os saber que, apesar das mudanças, a opinião deles sempre será levada em conta. Prepare o convite de casamento com muito amor e paciência e, ao final, pode até chamá-los para escolher as músicas de casamento junto com você!