Como calcular a quantidade de doces do casamento?
As sobremesas completam a parte saborosa do buffet e são essenciais na recepção. Saibam como calcular a quantidade de doces por pessoa do casamento, para não faltar e nem haja desperdício. Vejam as dicas orientadas por especialistas.
Os doces de casamento estão entre os itens que os convidados mais apreciam, e os casais também! Mas, além do prazeroso momento da degustação, é preciso ter em mente a quantidade de doces por pessoa que se deve encomendar para a recepção. E a boa notícia é que vocês não precisam ficar apavorados ao tentar prever a quantidade exata que necessitam. Vamos ajudar a identificar a quantidade de docinhos para o casamento ideal, para não faltar ou que sejam pedidos em uma proporção exagerada. Vejam como calcular a média de doces por pessoa!
- Como calcular docinhos para o casamento?
- Quantidade de doces finos para casamento por tipo
- Quantidade de bem-casados para o casamento
- Como calcular a quantia de bolo por pessoa
- Como calcular os doces do candy bar do casamento
Encomende os doces do casamento!
Como calcular docinhos para casamento
O cálculo da quantidade de doces por pessoa depende do que será servido no jantar (almoço ou brunch), e como será servido; por isso, são valores em média. Em um casamento onde apenas serão servidos aperitivos em um coquetel, por exemplo, a quantidade de docinhos pode ser diferente de uma recepção com entrada, prato principal e sobremesa.
Para calcular, por exemplo, a quantidade de doces para 100 pessoas, levem em consideração os seguintes itens:
- Caso sejam servidas outras sobremesas: calcular de 5 a 6 doces por pessoa;
- Caso os docinhos sejam o único item de sabor doce da recepção: calcular de 8 a 10 doces por pessoa;
- Caso pensem nos docinhos como lembrancinha de casamento, calculem 1 ou 2 por pessoa
Essas são as quantidades médias, por pessoa, que se calcula. Mas há de se pensar em outros fatores que podem influenciar e, para que a encomenda seja a mais exata possível, recomendamos conversar com o fornecedor de docinhos de casamento sobre os seguintes pontos:
- É preciso explicar ao fornecedor qual será a duração da festa, já que, se a celebração dura mais, será necessário encomendar mais doces.
- O estilo que desejam que os docinhos sejam servidos: em uma mesa livre para os convidados, ou que sejam servidos por um garçom, combinando a frequência que passará entre as mesas. Neste último caso é mais fácil controlar a quantidade por pessoa.
- Se desejam uma mesa de doces próxima à pista de dança, ela também deverá ser abastecida com mais docinhos, já que os convidados que dançam gastam mais energia e, normalmente, consumem mais docinhos.
Doces finos de casamento e outros sabores
Para aproximar a quantidade à realidade, é preciso também levar em consideração os sabores que estarão disponíveis na mesa de doces do casamento. O recomendável é fazer uma seleção de doces finos de casamento (camafeu, macarron, doce com frutos secos, etc.) e também doces de casamento simples (aqui entram beijinhos ou brigadeiros, por exemplo). Para calcular a quantidade conforme os sabores, tenham nesses valores médios em mente:
- Para um total de 500 doces, recomenda-se, no máximo, 5 sabores/tipos diferentes;
- Para um total de 1000 (mil) doces, recomenda-se escolher, no máximo, 7 ou 8 sabores/tipos;
- Para um total de 2000 doces, recomenda-se escolher, no máximo, de 8 a 12 sabores/tipos, e assim, sucessivamente
Clássico que não pode faltar: o bem-casado
Após resolvida a dúvida de quantos docinhos por pessoa, é preciso calcular a quantidade de doces diferenciados, que podem entrar como lembrancinhas ou um detalhe a mais para convidados durante a própria recepção. Ícones por tradição, os bem-casados estão entre os favoritos e não podem faltar em um casamento brasileiro. Forem servidos durante a festa, calculem uma média de 1 a 3 por pessoa, já alguns convidados não resistem.
Caso pensem em oferecer outras lembrancinhas comestíveis, como o alfajor, cupcake ou pão de mel, a quantidade recomendada é de 1 ou 2 por pessoa. São doces que serão entregues ao final da festa pelo cerimonial, então a quantidade não deve ser exagerada.
- Também irá interessar: Bem-casado, uma lembrancinha deliciosa e tradicional
Quantidade de bolo por pessoa
A quantidade de bolo por pessoa também deve entrar no cálculo dos doces, afinal, o bolo de casamento é o protagonista da mesa de sobremesas. Podem encomendar até 100 gramas para cada convidado, sendo a quantidade de 60 gramas suficiente se forem oferecer outras sobremesas, além do bolo e dos docinhos. Porém, alguns profissionais garantem que somente ⅓ (um terço) dos convidados comem o bolo, o que reduz a sua quantidade nos cálculos.
Escolha o seu bolo de casamento
Candy bar do casamento
Uma ideia que surgiu como uma tendência para casamentos ao ar livre, e se firmou em todos os estilos, são as estações temáticas ou ilhas gastronômicas. Por exemplo, o Candy Bar, um serviço externo que pode ser combinado com um fornecedor que tenham um quiosque ou carrinho com guloseimas específicas. Neste caso, o fornecedor cobra normalmente por hora e, com isso, não precisam se preocupar com o cálculo das quantidades. Pontos fixos de crepes, churros, cascata de chocolate com frutas no palitinho, por exemplo, fazem sucesso tanto entre os adultos quanto com as crianças da lista de convidados.
As sobremesas da recepção fazem parte de todo o imaginário do universo nupcial, e por isso é fundamental saber qual a quantidade de doces por pessoa em um casamento. Comecem a buscar um fornecedor com, pelo menos, seis meses de antecedência, para poderem fazer as degustações à vontade e sem pressa. Lembrem-se também de que a apresentação da mesa de doces é fundamental, e isso vale para as forminhas de doces do casamento e o todo décor. Levando em conta essas dicas, e com a ajuda dos profissionais do setor, os convidados ficarão com a doçura da sua festa na boca... E vocês também!