Cardápio "made in Brazil": culinária tipicamente brasileira para o seu casamento
Com a diversidade e tamanho do nosso país não é preciso buscar “lá fora” um menu gostoso e original. Escolha o sabor local para o buffet do seu grande dia!
Recebendo o mérito que lhe é devido, a grande tendência do momento é a valorização da nossa cultura, que também já chegou ao universo dos casamentos. Diferente de outros tempos, hoje em dia os noivos fazem questão de incluir a essência brasileira na festa, seja no tipo de decoração de casamento, na escolha original de lembrancinhas para casamento que melhor representem o espírito regional ou mesmo na temática.
Ainda que discreta, a exaltação às tradições nacionais já podem começar no próprio convite de casamento, que funciona como um aperitivo para que os convidados saibam o que vão encontrar no dia C. Logicamente, as "brasilidades" também têm presença garantida no menu da festa, sendo o tempero local um dos grandes atrativos dessa proposta.
Índice de conteúdo:
1. Recepção
2. Entrada
3. Prato Principal
4. Sobremesa
De Norte a Sul do nosso país, o que não falta são as possibilidades de entradinhas, aperitivos, pratos principais e sobremesas para deixar qualquer um com água na boca. Afinal, o "autêntico sabor brasileiro", na verdade, são vários, que oferecem um leque interessantíssimo de opções para compor o menu da sua festa. Quer saber mais como traduzir o "verde e amarelo" ao nosso paladar? Veja as dicas que separamos para entender melhor!
Recepção
Ainda que o casal não queira um menu inteiramente brasileiro, é possível reinventar e incluir algumas seleções nacionais. O importante é saber combinar os sabores locais com o resto da proposta do buffet. Se vai realizar um evento no inverno e quer comidas que esquentem e que sejam mais encorpadas, inclua os famosos caldinhos, como o de feijão, e o tacacá.
A pimenta é um acessório imprescindível que também traz o componente brasileiro.
Para as estações mais quentes, busque algo mais refrescante, como o cuscuz de peixe. Os dadinhos de tapioca, mini acarajés e petiscos de boteco, como o bolinho de feijoada, também podem agregar nesta identidade mais autêntica. Para personalizar mais dentro do tema, não esqueça dos modelos de lembrancinhas de casamento na "vibe" perfeita para combinar com este menu que já nasce com CPF.
Entrada
Para a entrada, deem preferência a pratos leves, principalmente se optaram por um menu completo e um coquetel de recepção. Nesta lógica, as saladas aparecem como uma ótima alternativa, principalmente se elaboradas com elementos típicos, como o feijão e o trigo, que deixam a sua marca brasileira. Da mesma forma, as frutas também não podem faltar. Procure explorar os sabores e texturas de diferentes ingredientes para obter uma combinação mais interessante e rica.
Inclua também, se for possível, o queijo curado produzido por produtores locais. Certamente eles darão um sabor a mais cheio de originalidade às ideais. Mas se quiserem seguir a linha mais encorpada, nada desabona a proposta com um pirão com peixe, uma polenta com ragu ou um vatapá com o sabor da Bahia.
Prato principal
Assim como na cerimônia o ponto alto é a troca de alianças e na festa o ato principal é dança dos noivos com a música romântica para casamento, no menu é o prato principal a estrela da noite. Por isso, faça uma pesquisa com os fornecedores para saber qual será a opção que irá brilhar no buffet e combinar melhor com o storytelling do grande dia.
Para quem quer um sabor mais nordestino, uma moqueca pode encerrar a parte salgada. Se preferem a linha mais descontraída, podem reinventar o famoso picadinho, com uma deliciosa farofa de banana e crispe de couve. Outras regiões do Brasil têm a contribuir com o feijão-tropeiro, o frango com pequi, o pato ao tucupi e a farofa de pinhão, por exemplo. A lista de possibilidades é enorme. Logo, conversar com o profissional que irá elaborar o buffet te ajudará muito a encontrar a opção que melhor combina com o seu evento e com a disponibilidade de ingredientes onde a festa será feita.
Sobremesa
Para impressionar ainda mais os convidados, que tal inovar com docinhos brasileiros que não são tão óbvios de se encontrar no bufê de casamento? Eles podem estar presentes com suas receitas e apresentações já célebres, como a do quindim, ou em releituras em que aparecem como um ingrediente, como todo o tipo de combinação possível de se fazer com a paçoca, a goiabada cremosa, a rapadura e o nosso doce de leite. Para abrir ainda mais a mente, busque experimentações com açaí, cupuaçu e café também!
Tenha em mente, acima de tudo, que a proposta é sentir que a festa inteira atende aquilo que o par sempre idealizou, e isso não se restringe apenas ao vestido de noiva. Todos os elementos, das músicas para casamentos nacionais à nossa culinária saborosa pode agregar muito ao seu dia, que merece ser tão inesquecível quanto o nosso tempero!
Leia também:
- Descubra o melhor mês para casar no Brasil!
- Sabe quanto custa um vestido de noiva no Brasil?
- Tradições e curiosidades sobre um casamento brasileiro