Combata o cansaço com uma dieta energizante
A correria do dia-a-dia muitas vezes gera um enorme cansaço físico e mental. A chave para evitar isso é se alimentar de forma a suprir toda a energia de que precisamos. Veja como aqui.
Veja aqui como devolver ao corpo toda a vitalidade e energia necessárias para enfrentar com alegria todos os desafios presentes no cotidiano:
É expressamente proibido pular o café da manhã. Os especialistas não se cansam de repetir: essa é a refeição mais importante do dia, e influencia muito em como a pessoa vai se sentir no resto do dia. Um bom café da manhã é composto por cereais, laticínios e uma boa dose de proteínas, como leite e peito de perú.
Não fique muito tempo sem comer, entre uma refeição e outra. Lanchar não só está permitido, como é recomendado. Para proporcionar energia constante ao nosso corpo, é preciso garantir a dose de combustível necessária. Por isso, faça 4 ou 5 ingestões diárias de alimentos, em menor quantidade, e não fique mais de 4 horas sem comer. Coma fritas, iogurte ou um punhado de frutas secas no intervalo entre as refeições principais. Essa últimas são também grandes aliadas para reduzir o colesterol ruim.
Limite o consumo de produtos industrializados e cafeína. Tanto o açúcar quando a cafeína proporcionam um golpe de energia imediata no nosso organismo. Essa euforia porém desaparece em pouco tempo e é substituída por uma maior sensação de cansaço. Aliás, produtos como biscoitos e salgadinos têm um nível nutritivo muito baixo e um nível alto de açúcares e gorduras.
Incorpore alimentos integrais a sua dieta: eles são mais nutritivos e contém uma boa quantidade de fibras, além de serem absorvidos mais lentamente pelo organismo, causando sensação de saciedade por mais tempo e gerando um fluxo de energia estável no corpo.
Aposte nas proteínas, frutas e verduras frescas. É importante que o almoço e jantar tenham uma porção de proteínas, como 100 gramas de carne magra, 150 gramas de pescado ou dois ovos. Consuma as verduras cruas ou cozidas no vapor, para preservar seus nutrientes essenciais. E adicione frutas ao cardápio, ela não são calóricas e são benéficas a nossa saúde.
Não deixe faltar carboidratos na sua refeição. Algumas pessoas têm a falsa crença de que eles engordam. É certo que eles são mais calóricos que outros alimentos, mas geralmente são os molhos e demais ingredientes que nos fazem engordar, como o molho branco do macarrão ou o requeijão da baked potato, e não o carboidrato em sí. Prefira alimentos cozidos ou assados aos fritos, como purê de batata no lugar de batata frita.