Cicatrizes: escolha o seu vestido de noiva sem complexos
Para muitas mulheres a combinação do vestido de noiva com o buquê não é o item mais relevante da lista de "preocupações". Conseguir saber como se sente mais confortável com suas cicatrizes às vezes se torna a questão principal. Vejam algumas dicas.
Cicatrizes possuem suas histórias, mas nem sempre aquelas que queremos contar. Hoje uma visão mais libertadora sobre a aceitação do corpo tem ganhado mais espaço, e a diversidade de beleza já é reconhecida e identificada por muitas mulheres que buscam fugir de um padrão estabelecido. Esse movimento ocupa seu espaço também na questão da escolha de vestidos de noiva, exaltando todos os tipos de beleza, seja nos diferentes tipos de cabelo e as possibilidades para o penteado de casamento ou nos cortes do vestidos para cada biotipo feminino.
Então as noivas devem se perguntar: quero esconder minhas cicatrizes para atender a um padrão de beleza imposto ou porque elas me trazem lembranças que quero esquecer? Se já enviou os convites de casamento e agora não pode mais adiar as finalizações do seu vestido, é a hora também de encarar como suas cicatrizes irão estar presentes neste dia.
Sinta-se livre
Antes de pensar em como esconder as cicatrizes você deve entender de verdade os motivos pelos quais quer escondê-las. Não se deixe influenciar nem pela indústria da beleza que faz com que você se sinta obrigada a atender um certo tipo de visual, nem pelo outro lado, que te faz sentir-se culpada por não querer assumir sua cicatriz. Você é quem manda, deve fazer aquilo que vai te fazer sentir linda quando a música para entrada de casamento começar a tocar. Esqueça tudo e todas as opiniões e foque-se em você: pense no que te fará sentir bem, seja qual for o modelo de vestido de noiva que pretende escolher.
Nem sempre a questão é a vergonha
Muitas mulheres insistem que não devem se envergonhar das marcas do seu corpo e que elas devem, sim, estar aparentes, pois cicatrizes são marcas naturais do processo da vida. Mas nem sempre quem quer escondê-las sente vergonha de deixá-las à vista: muitas vezes os motivos são mais íntimos, talvez você não queira ficar explicando a origem delas no dia quando é o bolo decorado para casamento que merece perguntas sobre suas marcas. Esqueça a ideia de que esconder sua cicatriz é sinônimo de vergonha, se esta for a sua vontade, faça-o sem se sentir culpada.
E se você não se importa?
Se a cicatriz nunca te incomodou não vai ser agora que deve se envergonhar dela. Não é só porque sobe ao altar para trocar as frases curtas de amor que deve escondê-las, só pela possibilidade do que os outros podem pensar. Se já as aceita e considera a sua cicatriz apenas mais uma parte do seu corpo, não se preocupe com que podem pensar e as assuma com dignidade, sem constragimentos. Despois desse dia você com certeza você se sentirá muito mais segura, com a convicção de que as cicatrizes fazem parte de quem você é.
Não se atenha apenas ao vestido
Ainda que o modelo do vestido de noiva possa te ajudar muito a disfarçar suas cicatrizes, lembrem-se de que há muitos outros elementos que podem te auxiliar. Os acessórios, sejam aquelas que acompanham o modelo de penteado para casamento, ou as pulseiras e braceletes, além da função de ajudar a disfarçar também darão o toque final ao visual de noiva. E se não encontrou um acessório ideal para algum determinado lugar, hoje em dia existem produtos de maquiagem que podem ser muito úteis.
No dia em que vocês se preparam para cortar o bolo de casamento que simboliza a concretização de uma trajetória de amor, devem se sentir confortáveis com a aparência, seja deixando aparente ou escondendo qualquer marca. Quando chegar o momento de calçar o sapato de noiva e partir para a festa, tenha a certeza de que ouviu apenas aquilo que você quer, sabendo do que precisa para se sentir bonita.