Checklist a um mês do casamento: 10 passos simples!
Bateu desespero porque falta um mês? Calma! Estamos aqui para ajudá-los a não entrar em pânico na reta final da preparação do grande dia. Vejam como fazer um checklist a um mês do casamento, para que não se esqueçam de nada!
A um mês do casamento não há como conter a ansiedade que bate, é a reta final para o grande dia. Mesmo os casais mais organizados, que planejaram tudo com a maior antecedência, nos mínimos detalhes, sentirão esse “friozinho” na barriga. Para poder curtir as últimas semanas de preparativos sem estresse, é importante fazer um checklist completo revendo os itens contratados com os fornecedores, e ajustando os últimos compromissos que antecedem o dia C. Selecionamos abaixo 10 itens que não podem ficar de fora desse checklist a um mes do casamento!
- 1. Confirmação de presença
- 2. Provas dos looks
- 3. Detalhes da cerimônia
- 4. Último check com fornecedores
- 5. O carro
- 6. Trilha sonora
- 7. Cuidados de beleza
- 8. Espaço da festa
- 9. Despedidas de solteiros
- 10. Lua de mel
1. Confirmação de presença
Para acertar os últimos detalhes da cerimônia e do buffet do casamento, o ideal é que a lista de convidados esteja confirmada até um mês do evento. Caso o casal não tenha contratado com o cerimonial um serviço de R.S.V.P., é importante criar um lembrete no site feito pelos noivos. Convites entregues de última hora, salvo algumas exceções, costumam ser deselegantes. Se ainda faltam convidados, esse é o momento de fazer os últimos convites.
2. Últimas provas: os looks dos noivos
Esse é o período das últimas provas de vestido de noiva e do traje do noivo. É preciso que estejam atentos aos prazos, incluam no checklist a um mês do casamento essas provas, e verifiquem se há alguma pendência, como a necessidade de comprar algum acessório que esteja faltando para completar o look.
3. Detalhes da cerimônia
Todos os itens relativos à cerimônia precisam ser listados juntos, mesmo que contratados diretamente com diferentes fornecedores. É importante checar um mês antes do casamento se está tudo sob controle com a cerimônia, ou se haverá necessidade de alguma modificação, substituição ou inclusão de itens. Esse também é o período de alinhar os detalhes para que a entrada dos padrinhos seja organizada e agendar um ensaio.
4. Último check com fornecedores
Os contratos com prazos de entrega de cada item devem estar assinados e confirmados. É preciso averiguar com cada fornecedor se todas as encomendas foram providenciadas. Com a confirmação dos convidados e a lista final em mãos, todos os provedores contratados também precisam ser checados, incluindo prestadores de serviços extras, como garçons, manobristas, seguranças e todos os encarregados da limpeza, garantindo, assim que o número de profissionais condiz com a proporção do evento.
5. O carro dos noivos (e transporte dos convidados!)
É o momento de conferir se está tudo certo com o transporte que conduzirá a protagonista para o grande dia, caso seja opção escolhida, o aluguel do carro da noiva deve estar certo a um mês do casamento. Também é cada vez mais comum os noivos providenciarem ou indicarem algum serviço de transporte para oferecerem aos padrinhos e familiares que estarão no altar, ou até mesmo para todos os presentes na celebração. No caso de eventos em locais mais distantes, que apresentem dificuldade de chegada por táxis ou veículos de aplicativo, esse cuidado se torna ainda mais importante, evitando que os convidados dirijam depois de beber.
6. Trilha sonora do casamento
Com os profissionais que cuidarão da trilha sonora da cerimônia e da festa devidamente escolhidos e contratados, chegou a hora de definir com eles as playlist para cada momento, deixando todas as passagens ainda mais emocionantes. Sejam instrumentistas, DJs, ou até uma banda ao vivo, é importante que os noivos participem da escolha das principais músicas, incluindo todas as da cerimônia, a de abertura da pista e uma seleção de suas preferências para animar a todos.
7. Cuidados com a beleza
É comum que os cuidados com a saúde e a beleza, incluindo procedimentos estéticos, sejam intensificados no momento em que marcaram a data. Mas nessa reta final é a hora de focar no visual dos noivos para que subam ao altar impecáveis. Não dá para deixar tudo para o Dia da Noiva. Cortes, coloração, peeling e limpeza de pele, por exemplo, são alguns serviços que devem ser marcados com um período maior de antecedência, avaliando com os profissionais o tempo adequado. As unhas podem ser feitas na véspera e o grande dia pode ser reservado para o relaxamento de um day spa, com banhos de banheira, massagens, além do penteado e maquiagem da noiva, é claro.
8. Últimos "retoques" no espaço da festa
É o momento de agendar uma reunião com a assessoria para checar todos os detalhes da festa, se possível, no local do evento. Com as confirmações de convidados em mãos, é a hora de elaborar o mapa de lugares para definir as plaquinhas das mesas. Para não ter surpresas desagradáveis, os itens de decoração precisam ser confirmados. Verificar com floristas se os arranjos florais serão produzidos com as flores escolhidas ou se haverá necessidade de alguma substituição por causa da sazonalidade também é importante. Faltando 15 dias, já é possível ter uma noção da previsão do tempo, caso seja necessária alguma contratação extra, como tendas em espaços ao ar livre.
9. Despedidas de solteiros
As semanas que antecedem o casamento são períodos de ajuste de detalhes, mas também de muitas celebrações pré-casamento! São diversas as opções para comemorarem as despedidas de solteiros, juntos ou separados. Para os casais que gostam de beber, é ideal que se evite a véspera do casório para não chegarem no grande dia de ressaca.
10. Detalhes da lua de mel
Não esqueçam de colocar no checklist a um mês do casamento as providências relativas à viagem de lua de mel. É importante para o casal ter suas merecidas férias e curtir os primeiros dias de casados em um lugar acolhedor e, para que isso seja possível, a viagem já deve ter sido escolhida antes. Nesse mês que antecede é importante que sejam verificados os últimos detalhes, como a confirmação da hospedagem, passagens e a arrumação das malas, verificando a previsão do clima no local de destino. Planejar um roteiro é uma boa pedida.
Olhando todas as tarefas pode parecer que ainda há muito o que fazer, mas com calma e organização serão passos simples de resolver e que garantirão uma festa de casamento tranquila com direito apenas a emoções positivas. Se for preciso, o casal pode delegar as ações para que tudo fique ainda mais fácil.
Dos elementos que irão decorar a cerimônia às provas dos looks nupciais (sem esquecer da despedida de solteiro!), tudo deve estar bem planejado e alinhado para não sobrecarregar a rotina do casal nesses últimos 30 dias. Afinal, vocês precisam estar com toda a disposição para curtir o dia do casamento e tudo que preparam com amor e carinho aos seus convidados. Esse checklist a um mês do casamento irá auxiliar na organização!