Cerimonialista e Assessoria de Casamento: qual a diferença?
Se ainda não sabe qual é diferença entre o cerimonialista e a assessoria de casamento, tire suas dúvidas com quem realmente entende do assunto! Entrevistamos experts do ramo que nos explicaram em detalhes o trabalho destes maravilhosos profissionais!
Muitas noivas e futuros profissionais do mercado de casamentos, costumam se deparar com a mesma dúvida: qual é a diferença entre o cerimonialista e a assessoria de casamento? Para ajudá-los a resolver esta questão, Casamentos.com.br entrou em contato com profissionais conceituados, verdadeiros experts da área, que nos auxiliaram a esclarecer quais as atribuições de cada um desses profissionais e as vantagens de contratar ambos para ajudar no planejamento e organização de um casamento!
Afinal, Qual a diferença entre Assessora e Cerimonialista?
Cerimonialista
O cerimonialista é o principal responsável pelo bom andamento do evento e atua como um verdadeiro anjo da guarda, resolvendo questões ligadas a fornecedores, convidados, protocolos e formalidades. Está sempre atento a qualquer tipo de situação imprevista que possa se tornar um pesadelo para os noivos!
Juliana Neiva e Cris Almeida, sócias na empresa Verbena Ideias & Eventos, explicam que o cerimonial possui uma atuação restrita ao dia do casamento. “Seu trabalho tem como principal foco o andamento da cerimônia e da festa”.
Isso inclui garantir tanto a montagem do evento e chegada de todos os fornecedores conforme o contratado, quanto o funcionamento do evento em si, englobando a preparação e entrada do cortejo, cumprimento de todos os protocolos e formalidades definidos, apoio aos convidados, orientação dos fornecedores, distribuição de brindes, contagem de bebidas, entre outros.
“O cerimonial é, na verdade, o grande coordenador do evento e peça essencial na hora de resolver possíveis problemas ou tomar as decisões imediatas.” Comentam Juliana e Cris.
Assessoria
O trabalho da assessoria é bem mais amplo, pois este profissional é responsável por praticamente toda a elaboração do casamento. Ela traça o perfil do casal e adequa o evento de acordo com seu orçamento, gosto e personalidade, dando todo o suporte necessário para alcançar o sucesso!
Alessandra Puerta e Tahís Denker, sócias na empresa Peguei o Buquê!, esclarecem que assessoria é um serviço mais completo, pois sua atuação começa desde o início dos preparativos.
“A assessoria primeiro identifica qual o perfil do casal para transmitir essa identidade para o casamento. Controle de budget, pagamentos, contato com fornecedores…. todo o planejamento até o grande dia é realizado com o suporte de alguém com conhecimento no assunto.”
Outra grande preocupação dos noivos: Lista de convidados do casamento: como administrar a sua e a do seus pais sem perder o humor!
Assessoria de Noivas
A assessoria de noivas cuida dos noivos, acompanhando de perto em todos os momentos. Maria Antônia Matarazzo, cerimonialista e fada madrinha à frente da empresa Antonietta, explica que a assessoria de noivas cuida de todos os detalhes que não fazem parte da prática da festa.
“Ou seja, a escolha do vestido, do local mais adequado, está junto em 100% das degustações e reuniões para orientar a noiva, auxilia na melhor forma de endereçar os convites, quando enviar, como organizar os cartões de agradecimento, nas provas de cabelo e maquiagem, na formulação de um timeline para a noiva seguir no dia, e tudo o mais que a noiva precise de ajuda. O envolvimento é total.”
Desde o pedido
Foi pedida em casamento? Então não perca tempo e contrate logo uma assessoria exclusiva para cuidar de todos os detalhes. Maria Antônia Matarazzo, cerca seus noivos de mimos, trabalhando de maneira diferenciada para que o casal atravesse todo o período do planejamento com muita tranquilidade.
“O serviço é personalíssimo. Eu acompanho todos os passos pessoalmente, sem limite de número de reuniões, desde o pedido e festa de noivado até a véspera do casamento, quando eu entrego a noiva “pronta” para o cerimonial.” Explica.
Vantagens
Imagine poder passear, ir ao cinema ou aproveitar o final de semana junto ao seu amor, sem enlouquecer com o andamento dos preparativos para o casamento? Sim, isto é possível! Estes dois profissionais possuem a experiência necessária para tratar de todo o processo, proporcionando segurança e evitando determinados problemas e gastos desnecessários, que podem surgir devido à inexperiência do casal.
Barbara Grion, assessora e cerimonialista especializada em realizar eventos tanto no Brasil, quanto no exterior, diz que “ao contratar o assessor, os noivos ganham tempo e segurança, pois com a orientação deste profissional as escolhas dos fornecedores serão adequadas ao perfil do casal. O assessor pensará em todos os detalhes, como na entrega de produtos e no layout da cerimônia.”
Mais uma vantagem é o tema da escolha dos fornecedores, já que são totalmente de confiança, comenta a assessora.“Geralmente, a maioria dos fornecedores indicados pelo assessor já se conhece de eventos anteriores e, por isso, há uma maior sintonia durante a realização festa.”
Trabalho em conjunto
Cerimonialistas e assessores possuem funções distintas, porém igualmente importantes, atuando em diferentes fases da organização. O trabalho de ambos pode e deve se complementar, pois sua atuação em conjunto se traduz em um casamento tranquilo e repleto de boas recordações!
Juliana e Cris, da Verbena, acreditam que a contratação de ambos é super importante para um casamento! “contratação de uma assessoria evita que os noivos entrem em furadas, como contratar fornecedores ruins, assinar contratos abusivos, não receber produtos a tempo, comprar a mais ou a menos do que o necessário…”
Elas comentam que o mais importante no grande dia é a tranquilidade dos noivos, que “devem aproveitar cada minuto do casamento e não devem ficar se preocupando com detalhes ou resolvendo qualquer questão! Então, definitivamente, o melhor é contratar os dois!”
Perfil dos noivos
Alguns noivos preferem colocar a mão na massa, outros têm um budget menor… Como indicar o profissional ideal para cada um destes perfis? Nossas profissionais respondem:
“O cerimonialista funciona bem quando o objetivo do casal é economizar. Mas mesmo para um casal que pretende colocar a mão na massa e contratar apenas um cerimonial, é recomendado que invista em um profissional de qualidade, que mesmo trabalhando apenas no dia esteja inteirado com o perfil do casal em questão.” Orientam as profissionais da Peguei o Buquê!
Veja organização de casamento: Checklist completo para te ajudar
Então, o que escolher?
Para casais que não têm muito tempo e nem experiência em organização de festas e eventos, Bárbara Grion indica a assessoria, pois a ela será dada toda a responsabilidade de indicar fornecedores dentro do orçamento e perfil dos noivos, agendar reuniões e coordenar todas as etapas do casamento.
Esta também é a indicação de Maria Antônia Matarazzo, pois além da falta de experiência, os noivos costumam ser pessoas que não possuem qualquer conhecimento deste mercado. E ainda diz que “a assessora é a # 1 do team bride. Está lá para assegurar que tudo sairá da melhor maneira possível e que está disponível para auxiliar em qualquer contratempo.”
Já para Juliana e Cris, os casais que têm pouco tempo ou paciência, são desorganizados ou têm muitas dúvidas e inseguranças, não devem hesitar em contratar tanto a assessoria, como o cerimonial. “Contratar os dois pode até ser mais caro, mas vale cada centavo!” Afirmam.
Agora que já conhece as diferenças entre estes dois profissionais, encontre a profissional perfeita para você em São Paulo, saiba porque cerimonialista de casamento é sinônimo de sucesso da festa! E se pensa em ingressar em uma destas carreiras conheça os melhores cursos de cerimonialista do Brasil: uma profissão emocionante!