Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Cerimônia da luz: vocês conhecem esse ritual?

Também conhecida como cerimônia das velas ou da união, essa é uma forma diferente de se casar sem seguir uma doutrina religiosa mais tradicional. Veja como funciona esse ritual e se combina com o casamento que estão planejando!

Angel Assessoria & Cerimonial

Quando os noivos não pertencem a nenhuma religião ou, em outros casos, quando seguem religiões diferentes um do outro, podem optar por cerimônias sem fundo religioso, mas que preze por uma mensagem bonita, como acontece com a Cerimônia da Luz. Outros noivos, mesmo realizando uma cerimônia na igreja incluem também esse ritual depois das passagens religiosas, quando permitido, aderindo à  proposta romântica que esse ritual propõe.

A cerimônia tem início com um ato de troca de votos que pode ser acompnhado por uma música para casamento especial, que marcará também o final do rito. Se vocês querem dar um toque original e único ao dia, desde as lembrancinhas de casamento até à forma como dizem o "sim", conheça esse ritual. Saiba se incluirá esse momento no seu enlace antes de enviarem os convites de casamento.

Sim Cerimônias

Significado

Trata-se de um ritual ecumênico, ou seja, que não tem cunho religioso, que não segue os conceitos de nenhuma doutrina. A essência são as velas ou a luz, que representa o espírito, a chama e o amor. Mas, como dissemos antes, ainda que vocês sonhem com uma decoração de igreja para casamento e passagens religiosas, isso não os impede de incluir esse momento, para dar ainda mais ênfase à troca de votos. O importante é verificar se a igreja e a religião a qual pertencem permite um momento reservado para esse ato.

Ritual

São utilizadas 3 velas, cada uma com tamanho e significados diferentes. As duas que são acesas primeiro representam a família do noivo e a da noiva, e a terceira representa a nova família que o casal irá formar desse dia em diante. As mães dos noivos acendem uma vela cada e entregam a seus filhos, sempre num castiçal. Os noivos unem as duas chamas e juntos, a partir dela, acendem a terceira vela, que simboliza a conversão e união de uma só alma. Significa o nascimento de uma nova vida, formando uma nova família. Podem também decorar as velas com arranjos de flores para casamento, deixando-as também personalizadas ao estilo, seguindo a tendência escolhida. Se optaram por uma decoração de casamento rústica, use flores que remetam a essa atmofesta ou outras que simbolizem o estilo clássico, etc.

Ap Cerimonial Celebrante

Alternativas

Como não segue nenhum preceito, os noivos podem optar por lerem seus votos e as frases curtas de amor que prepararam antes ou depois de acenderem as velas. Podem adaptar todo a cerimônia como preferirem, inclusive juntando-a com outros rituais e personalizando para o estilo de cada um. O casal pode também explicar o fundamento do ritual, para que os convidados entendam esta forma de se casar, com uma música ao fundo.

Os pais dos noivos podem estar no altar, ao lado dos seus filhos, podem simplesmente serem representados pelas velas, referentes à suas famílias. As velas podem ser brancas ou é possível misturar outras tonalidades, sendo duas prateadas e uma dourada, ou de outras cores escolhida pelos noivos. Como trata-se de um  ritual simbólico e livre, quem define como será realizado é o casal.

Amilcar Pezzolo Mestre de Cerimônia

Neste dia, o importante é que tudo seja como sempre sonharam e que cada parte da cerimônia mantenha o significado especial para o casal, seja no estilo do buquê de flores ou mesmo na apresentação do bolo de casamento. Personalizem cada pormenor para que possam se identificar com a festa que celebra o amor de vocês.