Celebrando a união do seu jeito com um anti wedding
Saiba o que é e conheça todas as possibilidades deste estilo de casamento personalizado. E também: dicas de como organizar esse tipo de Dia C que, cada vez mais, ganha destaque e é tendência.
Subir ao altar todo decorado com rosas trajando o vestido de noiva para a troca das alianças, tudo conforme manda a tradição, é o sonho de muitas mulheres, mas não de todas. E a parcela de casais que buscam alternativas à celebração clássica não para de crescer. São eles os responsáveis pela tendência do anti-wedding, movimento que, apesar do nome, está longe de ser a negação do casamento. Na verdade, ele prega uma abordagem diferente da festa, mais personalizada, fugindo das fórmulas e padrões em favor de uma comemoração mais fidedigna à identidade do par. Quem optou pela trend jura não ter se arrependido e, por isso, vamos mergulhar juntos nessa forma de celebrar o amor. Conforme a criatividade dos noivos e noivas, o céu é o limite!
Fora da caixinha
Sejamos claros: casamentos que fogem dos padrões habituais sempre existiram. Portanto, o conceito de “anti-wedding” é mais uma afirmação da identidade desse formato de enlace. A tendência vem para representar e acolher os corações apaixonados que desejam se unir nos próprios termos, sem seguir os modelos tradicionais. Mais do que apenas um estilo visual, ele é uma lógica diferente de pensar toda a cerimônia para priorizar o máximo possível o conforto e a personalidade dos pombinhos.
Como organizar
Em poucas palavras, basta que o par seja fiel a si. Para isso, deve começar escolhendo um local que tenha a ver com a história do casal, sem a obrigatoriedade de recorrer a casas de festas ou templos religiosos. Parques, museus, restaurantes ou mesmo a residência de familiares são opções válidas desde que deixem os noivos à vontade. Ao ir além do roteiro nupcial clássico, é possível definir as atividades e rituais para o grande dia. O foco é celebrar a união de uma forma especial e única.
Convidados seletos
Como o protocolo tradicional de casamento não necessariamente se aplica no anti-wedding, isso significa que o cortejo de madrinhas, padrinhos, pajens e daminhas é opcional. Da mesma forma, a tendência garante que os noivos tenham toda a liberdade para determinar a lista de convidados, sem a pressão para chamar primos de terceiro grau ou conhecidos do trabalho. Celebrações neste perfil costumam ser íntimas e enxutas, limitadas ao círculo afetivo mais próximo do casal.
Formato livre
O andamento da união segue apenas o gosto dos dois protagonistas, sem compromisso com fórmulas ou expectativas de terceiros, não importa quem sejam. Religiosa, civil ou simbólica, a cerimônia pode ser realizada no mesmo local da recepção ou em endereços diferentes, uma vez que não há muitas regras. Assim, os eventos noturnos são tão válidos quanto os matutinos ou os vespertinos, e o par fica à vontade para substituir o banquete habitual por um brunch, um bufê ou até mesmo um informal piquenique. Que tal?
Estética espontânea
Se os tons pastel ou matizes de rosa não fazem o estilo dos apaixonados, as paletas de cores inesperadas têm seu lugar no anti-wedding. Sem as diretrizes pré-estabelecidas é possível expressar a originalidade também nisso. Logo, dá para estabelecer uma linguagem visual totalmente nova ou buscar referências em estéticas populares, do boho ao industrial, inclusive misturando-as. Também pode-se questionar a obrigatoriedade das flores, que caberá ao par, se assim desejar, trocar por adornos inusitados como balões, origamis ou obras de arte.
- Pode interessar: Conheça o significado das cores para o seu casamento!
Estilo único
Para as noivas cujo sonho de princesa é fazer a gótica e casar de preto ou subir ao altar de terninho, eis aqui o seu estilo de casamento. Nele os looks são mais um elemento a subverter frente à etiqueta tradicional. Nesse estilo inclusivo de celebração, também os penteados alternativos e os cabelos em cores fantasia são também bem-vindos. Nem precisamos falar, portanto, que o dress code de convidados e familiares também tendem a ser mais livres, dentro daquilo estabelecido pelos noivos e noivas, ainda que com certa dose de formalidade.
- Para entender um pouco mais: A estética ou movimento Anti-Bride é tendência para casamentos em 2024
Lembre-se de que, seguindo ou não as tradições, a essência do casamento é a celebração do encontro de almas e do amor, acima de tudo que já foi pré-estabelecido. Assim, nada mais justo que o evento tenha a cara do casal e tudo bem se não for convencional. Da estética ao vestuário, passando pelo menu e pelos rituais, este é um componente que tornará toda a cerimônia ainda mais memorável, além de mais confortável. Se o amor deve ser leve, por que o casamento também não? Capriche nas referências e faça do seu jeito. Dê asas à sua imaginação!