Casar-se em uma igreja histórica: tudo o que deve saber
Casamentos tradicionais costumam ser celebrados em igrejas históricas, remetendo às tradições familiares e acrescentando muito romantismo ao enlace. Saiba mais sobre esses locais cheios de prestígio e memória, e decida se o estilo combina com você
Um matrimônio pode fazer aflorar o apreço pelas tradições até nos casais mais modernos, e isso se reflete na decoração de casamento. Ainda que os noivos tenham um estilo contemporâneo ou simples, muitos familiares prezam pela cerimônia religiosa da forma mais tradicional, com um vestido de noiva clássico, e também não dispensam um cenário digno de filmes antigos: as igrejas históricas, onde normalmente se casam geração após geração de uma mesma família, com flores para casamento à altura do local, e todos os detalhes para que o "sim" seja dito em grande estilo.
Índice de conteúdo
- Decoração
- Cuidados com a tradição religiosa
- Planejamento
- Fotografias inesquecíveis
- Tesouros nacionais
- Nossa Senhora do Pilar (Ouro Preto–MG)
- Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto–MG)
- Basílica Santuário Senhor do Bonfim (Salvador–BA)
- Igreja da Candelária (Rio de Janeiro–RJ)
- Nossa Senhora da Glória do Outeiro (Rio de Janeiro–RJ)
- Catedral da Sé (São Paulo–SP)
- Igreja São José de Anchieta (São Paulo–SP)
- Nossa Senhora das Dores (Porto Alegre–RS)
- Catedral Metropolitana de Belém (Belém–PA)
- Matriz do Rosário (Pirenópolis–GO)
Decoração
Em muitas cidades brasileiras esses verdadeiros monumentos estão bem conservados e podem dar mais vida à celebração, já que contam uma majestosa decoração de igreja para casamento e cheia de detalhes arquitetônicos. Curvas barrocas ou clássicas, imagens banhadas a ouro, símbolos religiosos espalhados pelas paredes desde o chão até o teto e, claro, a atmosfera antiga que fará a memória dos noivos e de seus convidados viajar aos séculos passados, respirando a história do lugar.
A beleza dessas igrejas é inegável, mas antes de decidir sobre o local, observe com atenção se poderá adaptar o estilo das obras e esculturas ao seu próprio. Se você gosta de flores com tonalidades fortes, por exemplo, pode não conseguir harmonizá-las com a madeira escura de algumas igrejas. Colocar todas as tendências de decoração de casamento em um local tão sóbrio pode ser uma tarefa difícil, mas não impossível, e sempre se pode fazer adaptações.
Cuidados com a tradição religiosa
Uma vez que se concorda em realizar a cerimônia em um imóvel histórico, há que se considerar algumas regras paroquiais. Por mais que você tenha inúmeras ideias econômicas para decorar a igreja, é aconselhável conversar com o padre responsável para acertar detalhes da celebração. Confirme o que pode e o que não pode, se há restrições quanto às músicas católicas para casamento ou quanto às vestimentas, e os limites de horário.
Planejamento
Hoje os casais têm acesso a um grande leque de opções para o seu casamento – urbano, no campo, temático, e muitos outros – mas não se engane: casar-se nas igrejas nunca sai de moda e pode ser bastante concorrido conseguir uma data. Por isso, não perca tempo e se organize com antecedência. Lembre-se também de considerar cuidadosamente o protocolo e a ordem de entrada do cortejo no templo.
Fotografias inesquecíveis
Um dos pontos mais fortes para a escolha definitiva de uma igreja histórica como cenário do enlace são as fotos da decoração de casamento e da cerimônia que podem ser feitas. A iluminação clássica garante um aspecto sofisticado ao álbum, e os noivos mais tradicionais vão se sentir em um verdadeiro filme de época. E então, já conseguem decidir sobre o lugar do seu casamento? Depois disso, já podem começar a pensar nos convites de casamento.
Tesouros nacionais
As cidades históricas de Minas Gerais vêm à mente quando pensamos em igrejas do período colonial, mas a verdade é que o país inteiro tem um riquíssimo patrimônio arquitetônico religioso. Grande parte dos nossos povoados cresceu a partir da pracinha central da Sé ou da Matriz, e provavelmente você conhece uma igreja assim. Confira alguns destaques que reunimos por todas as regiões do Brasil.
-
Nossa Senhora do Pilar (Ouro Preto–MG)
A Matriz do Pilar foi inaugurada em 1733, como sede da paróquia mais rica da cidade, que à época ainda se chamava Vila Rica. Os altares e a capela-mor entalhados em madeira e dourados são obras-primas do estilo barroco, enquanto o forro exibe passagens do Antigo Testamento em elaboradas molduras marmorizadas.
Com fachada e interior desenhados por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e painéis no altar e no teto, pintados pelo Mestre Ataíde, esta é seguramente uma das maiores obras da arquitetura colonial brasileira. O imponente exterior, com vista para a cidade e as colinas, é a garantia de imagens inesquecíveis do casal.
-
Basílica Santuário Senhor do Bonfim (Salvador–BA)
A relevância religiosa desta igreja vai muito além da Bahia. É daqui que vêm as tradições da lavagem da escadaria e das fitas de Nosso Senhor do Bonfim, tão importantes no rico sincretismo brasileiro. Construída entre 1746 e 1754, tem interior em estilo neoclássico e fachada como exemplo do rococó. Se destacam também a azulejaria portuguesa e o rico altar-mor.
-
Igreja da Candelária (Rio de Janeiro–RJ)
Dedicado a Nossa Senhora da Candelária, este templo foi construído por mais de um século, e sua conclusão data de 1877. Além da fachada icônica, destaca-se a pintura do teto e da cúpula, os púlpitos art nouveau e as portas em bronze. O local é uma referência de eventos no Rio e já foi palco de casamentos de muitas celebridades.
-
Nossa Senhora da Glória do Outeiro (Rio de Janeiro–RJ)
Construída entre 1714 e 1730 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938, esta pequena igreja é uma das joias da arquitetura colonial carioca. Fica no alto do Outeiro da Glória, uma colina que foi palco de eventos e batalhas na época da fundação da cidade e conta com uma vista para a Baía de Guanabara de tirar o fôlego.
-
Catedral da Sé (São Paulo–SP)
A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo é um dos maiores templos neogóticos do mundo, e um símbolo da capital paulista. Ainda é a mais alta igreja da cidade, e suas torres alcançam 92 metros de altura. No interior, vitrais coloridos, colunas robustas e o grandioso órgão construído em Milão reforçam sua majestade.
Construída no Largo Pateo do Collegio, local onde São Paulo foi fundada em 1554, a igreja preserva traços da arquitetura colonial e abriga obras sacras que refletem a tradição jesuíta. Além de seu valor histórico, ela integra o complexo do Museu de Anchieta. Ali foi realizada a primeira missa na cidade e o espaço anexo, apto para festas, tem uma linda vista para a cidade.
A mais antiga igreja ainda de pé na capital gaúcha data de 1807 e sua fachada em estilo eclético diante de uma escadaria monumental é ideal para imagens impactantes do casal. No interior, destacam-se o coro e os altares talhados e dourados em madeira, e o altar-mor ricamente decorado.
Anualmente, o Círio de Nazaré atrai milhões de fiéis às ruas da capital paraense e a Catedral da Sé é um dos locais mais importantes da festividade. A imponência deste templo, idealizado em 1782 pelo arquiteto italiano Antônio Landi, com seu interior amplo e suntuoso, também emociona inúmeros casais apaixonados em seu grande dia.
Datada do século XVIII, a Matriz de Pirenópolis é considerada o mais antigo patrimônio histórico religioso de Goiás. Se destaca pela característica fachada colonial e estrutura em madeira e paredes em barro. O interior é singelo com altares em estilo barroco e pinturas sacras. É o centro dos eventos religiosos da vila, como a Festa do Divino Espírito Santo.
A riqueza do patrimônio histórico brasileiro garante que em todas as regiões do país haja igrejas dos mais diversos tamanhos e estilos arquitetônicos. Esta pequena seleção é apenas uma amostra para incentivar os casais a descobrir ainda mais locais apaixonantes para realizar sua cerimônia e celebrar, ao mesmo tempo, o seu amor e a nossa cultura única.
- Prefere uma capela? Leia sobre as vantagens de casar em uma!