Tudo o que você precisa saber se for casar na igreja católica
Existem muitas especificações para aqueles que pretendem casar pela Igreja. Por isso hoje reunimos tudo o que você precisa saber para facilitar o caminho ao altar religioso!
Para marcar o casamento na Igreja Católica é necessário seguir alguns procedimentos impostos por normas pré-estabelecidas no Código de Direito Canônico. Assim, se resolver casar em uma igreja, que não seja a de sua paróquia ou de seu noivo, deverá conversar com o padre responsável, anunciando sua intenção de casar em outra paróquia.
Procedimentos
Muitas igrejas necessitam de um prazo de um ano, de antecedência, para marcar a data. Mas, o processo do casamento só deve ser iniciado com 3 meses de antecedência. Geralmente, as igrejas cuidam dos requisitos burocráticos, dando prosseguimento ao Processo do Matrimônio numa Conservatória do Registro Civil. Após terminado o processo é emitido um documento que autoriza o casamento (Certificado de casamento) que atesta que o casal está habilitado para se casar. Em seguida o casal está apto a fazer o “curso de noivos”, exigido pela Igreja, ministrado por um padre e com outros casais.
Leia também:
Cerimônia
A cerimônia católica é sempre feita na igreja. Pode ser realizada com uma missa completa, com comunhão, ou apenas a cerimônia específica para a celebração do matrimônio, que não inclui a comunhão. Os noivos devem resolver e passar a decisão ao padre. Também devem esclarecer, com o padre, quanto ao roteiro, textos bíblicos e os gestos simbólicos.
Decoração e extras
Toda a parte de decoração, fundo musical ou qualquer outro detalhe que queira incluir na cerimônia deverão ser autorizados pela igreja. Geralmente, as igrejas celebram mais de um casamento por dia. Assim, converse com os outros casais que irão se casar no mesmo dia para dividirem os gastos de arranjos de flores e até o músico ou DJ contratado.
Custos
- Certidão: cada estado tem valores diferenciados por cartório
- Taxas de Igreja: as igrejas também têm taxas com valores distintos, podendo variar muito. Mas, os encargos podem variar entre R$700,00 até R$12.000,00. O ideal é consultar antes de dar entrada na documentação. Se for casar em uma igreja que não pertença a sua Paróquia será cobrada uma taxa extra.
- Decoração: o custo da decoração vai depender das flores escolhidas e da quantidade. Portanto, só terá um valor aproximado quando resolver quais e quantas flores irá usar. Todos os itens que queira incluir serão pagos pelo casal.
- Dica: normalmente as igrejas fazem um contrato onde constam todos os itens pré-estabelecidos, portanto, certifique-se que tudo esteja claramente descrito no documento. Muitas igrejas também pedem um cheque caução, para uma possível multa por atraso por parte da noiva. Tentando evitar, assim, que os próximos casamentos fiquem prejudicados.