Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Rainha Elizabeth II e príncipe Philip: o casamento mais duradouro da realeza britânica

A monarca com o reinado mais longo da história britânica também teve o casamento mais duradouro da realeza do Reino Unido. Foram 73 anos casada com o duque de Edimburgo, príncipe Philip. Conheça os detalhes desse enlace que permanecerá na memória.

IG @theroyalfamily

Antes ser a rainha Elizabeth II, a menina Elizabeth Alexandra Mary nem sonhava em se tornar um monarca o Reino Unido um dia. Isso porque seu tio, Edward VIII, era o primeiro na linha de sucessão e assumiu o papel de direito. Mais tarde, ele decidiu abdicar-se do trono para se casar com a socialite americana Wallis Simpson, e deu lugar ao irmão George VI, pai de Elizabeth e Margareth. Assim, como filha mais velha do então rei, ela se viu com a fatídica possibilidade de conduzir a maior monarquia do mundo. Mas antes disso, a princesa se casou com Philip. 

IG @brides

Os dois se conheceram quando ela tinha 13 anos e ele 18 anos. O que muita gente não sabe é que Philip já era príncipe da Grécia e da Dinamarca e renunciou todos os títulos para se naturalizar britânico e ser apto ao casamento com Elizabeth. Com isso, ele recebeu o título de duque de Edimburgo. Já o pedido foi feito em 1946, anunciado depois que ela completou 21 anos. Vamos aos detalhes do casamento real mais duradouro da realeza do Reino Unido: rainha Elizabeth II e duque de Edimburgo Philip Mountbatten.

IG @the_windsors_

Cerimônia na Abadia de Westminster

O dia C de Elizabeth e Philip foi marcado para 20 de novembro de 1947, na Abadia de Westminster. O local é considerado uma das grandes igrejas mais notáveis do Reino Unido, com arquitetura gótica, e conhecida pelas coroações e sepultamentos dos monarcas ingleses. Cerca de duas mil pessoas foram convidadas para a cerimônia de casamento, entre membros da família real, representantes de outras monarquias, políticos, religiosos e acadêmicos.

Elizabeth chegou com o pai, rei George VI, na carruagem do Estado Irlandês. O cortejo da noiva foi acompanhado por oito damas de honra e a canção “We wait for thy loving kindness, O God” foi composta para a ocasião por Sir William McKie. Além disso, o coro da Abadia com outros corais de capelas se uniram para cantar as músicas da cerimônia. Tudo foi gravado e transmitido pela BBC Radio para 200 milhões de pessoas. 

IG @brides

O vestido real

A rainha Elizabeth II escolheu um vestido de noiva dos sonhos. O designer – Sir Norman Hartnell – se inspirou no quadro A Primavera, do pintor Sandro Botticelli. Todo feito de cetim duchesse na cor marfim, o modelo tinha corte império com cauda, mangas compridas e corpete com decote discreto em V.

O vestido pesava cerca de cinco quilos e foram aplicadas 10 mil pérolas brancas. O look nupcial foi completado com véu de tule de seda com pérolas, cristais e bordados, além de sandálias de salto baixo do mesmo cetim do traje.

IG @canyonlakecabins

IG @/rose_otoole_photography

As joias e o buquê

O anel de noivado da rainha foi feito usando diamantes de uma tiara que pertencia à mãe de Philip, a princesa Alice de Battenberg. Já a aliança de casamento foi confeccionada a partir de uma pepita de ouro de uma mina do País de Gales. Para o grande dia, Elizabeth usou uma tiara com franjas de diamantes e dois colares de pérolas que eram do acervo pessoal da rainha Victoria.

O ramo seguiu a tradição real de ser composto pela flor murta, mas foi incrementado com orquídeas brancas que deram o movimento de cascata. No dia seguinte, como manda outra tradição da realeza, o buquê foi colocado no túmulo do herói desconhecido na Abadia de Westminster. 

IG @theroyalfamily

O bolo de casamento de quatro andares

Depois da cerimônia, os recém-casados foram para o Palácio de Buckingham onde ocorreu a recepção do casamento. Depois de acenarem para a multidão da sacada do palácio, um brunch foi servido no salão de baile.

IG @the_windsors_

Como parte do banquete e para simbolizar a união, o bolo tinha quase três metros de altura, quatro andares e foi feito com ingredientes do mundo todo, levando o nome de “bolo das 10 mil milhas”. Pesando 90 quilos, era coberto com glacê de marzipã e decorado com frutas cristalizadas, flores de açúcar, os brasões das famílias e as iniciais do casal. O bolo foi cortado com a espada Mountbatten do duque de Edimburgo.     

IG @the_windsors_

Depois de quatro anos do casamento real, o rei George VI faleceu e Elizabeth foi coroada rainha Elizabeth II, em 1953. Saindo do protocolo, seu marido, o príncipe Philip, coordenou a coroação, a primeira a ser televisionada na história britânica. O casal teve quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward. Com 73 anos de casados, Philip morreu em abril de 2021 e, agora, a rainha Elizabeth faleceu com 96 anos como a soberana britânica com maior reinado e a primeira mulher a ficar mais tempo como chefe de estado. 

IG @theroyalfamily

IG @theroyalfamily

Ela se tornou um ícone da monarquia, viu o mundo mudar e se modernizar, enfrentou crises políticas e familiares, mas manteve a estabilidade na confiança à Coroa como um dos seus maiores trunfos durante sete décadas. O filho mais velho, príncipe Charles, é o sucessor ao trono.