Casamento no Natal? 6 Ideias de decoração que vão transbordar o seu espírito natalino!
Com criatividade e bom gosto, é possível ter uma festa “dois em um”. Vejam algumas sugestões para unir as duas datas comemorativas na época mais acolhedora do ano!
Cada fim de ano traz consigo as festas de Natal e de Ano Novo e a promessa de dias melhores. Encerrar um ciclo significa dar entrada a outro e por isso muitos casais marcam o casamento para dezembro. Também pudera: as cores, os brilhos, os enfeites, os cheiros e sabores natalinos são mágicos. Tal inspiração torna a decoração do casamento de Natal encantadora e nós te mostramos como em seis dicas!
Índice de conteúdo:
1. Paleta de cores natalina
2. Mesas postas temáticas
3. Velas aromáticas
4. Guirlanda no altar
5. Árvore com fotos do casal
6. Luzes e mais luzes
Faça parte do Casamentos.com.br
1. Paleta de cores natalina
Para além das escolhas mais óbvias, onde entram o vermelho e o verde (que podem ser usadas sempre), o casal pode optar por duas cores principais ou uma principal e duas secundárias para compor os ambientes. Ao adotar esse método de combinação, é possível fazer uma decoração de Natal barata e criativa para o grande dia. Sugerimos as seguintes combinações:
- Vermelho/vinho e branco
- Verde com branco e prata
- Azul-claro, azul-celeste e branco
- Azul, rosa e nude
- Dourado, âmbar e branco
Os tons podem ser usados em roupa de mesa, estofado de cadeiras, almofadas e sofás, enfeites, cadeiras, entre outros objetos decorativos. Para casamentos com decoração rústica, valem os tons terrosos e amadeirados, para dar um ar aconchegante ao ambiente.
Mais sobre Natal e amor:
- Playlist Natalino: 25 músicas temáticas para escutar (e animar data) em casal!
- Ideias de presentes de Natal para os casais se presentearem: um fim de ano romântico!
2. Mesas postas temáticas
Um dos grandes destaques das festas de dezembro são as mesas postas, com uma arrumação sensível e cheia de afeto. Um casamento no Natal também pede por uma mesa organizada e harmoniosa para os convidados e para o casal.
Não economizem em passadeiras ou toalhas colocadas com sousplat de madeira, ou outro material rústico, louças trabalhadas, guardanapos em tons festivos (com as cores da paleta escolhida) e mini guirlandas. Estes itens por si só passam certa mensagem de otimismo, que pode ser reforçada por votos de um próximo ano feliz nos detalhes do evento, a começar pelo convite.
Um mimo gracioso que pode agregar muito numa decoração de natal simples é o panetone. Imagine um em formato mini no lugar de cada amigo e familiar nas mesas. É o tipo de presente que ornamenta e vale como lembrancinha que agrada aos olhos e ao estômago.
Pequenos sinos com o nome de cada convidado marcando o respectivo assento na recepção é outra aposta encantadora. Para arrematar, vale a pena investir em velas e flores. As espécies mais típicas para compor os arranjos temáticos são o lisianto branco e rosa, a poinséttia (a flor do Natal), o cravo verde, a boca-de-leão e o mosquitinho.
3. Velas aromáticas
Para aromatizar o ambiente, pensem em compor a decoração com velas. Além do simbolismo do Natal ao acrescentar este tipo de peça, a luz das chamas é romântica e acolhedora, sensação esta que pode ser reforçada com a escolha de cheiros que remetem a memórias afetivas, como canela, alecrim, baunilha e frutas cítricas.
O par pode aderir à dica fazendo o DIY ("do it yourself" ou "faça você mesmo", em português) comprando velas normais e amarrando paus de canela a elas com barbante de juta, por exemplo. Do mesmo modo, pode-se colocar caules com folhas de alecrim e trigo, que representa prosperidade. Cada uma das velas pode ter um elemento diferente para enfeitar as mesas e o caminho até o altar.
4. Guirlanda no altar
Este enfeite parece estar na interseção entre Natal e casamentos, então é natural que se abuse dele. A guirlanda pode aparecer aqui com folhagem permanente ou natural, ser composta apenas por luzinhas ou laços, conter plaquinhas com as iniciais do casal, estrelas e bolas natalinas, entre outras possibilidades.
No altar, é fortemente recomendada uma guirlanda grande mais neutra para emoldurar as fotografias do casal. Em outros pontos da recepção, vocês podem optar pelos modelos menores feitas de galhos retorcidos com flores secas e fitas delicadas.
5. Árvore com fotos do casal
É costume no Brasil ter uma árvore decorada na espera pelo bom velhinho. Logo, é justo que o casamento no Natal também tenha. O princípio é o mesmo da guirlanda, adequando o item para o evento: que tal aproveitar um pinheiro ou outra espécie para prender fotografias ou mini porta-retratos com as fotos do casal? Pisca-piscas e enfeites tradicionais também não podem faltar.
6. Luzes e mais luzes!
Falar em Natal é falar em luzes! Pode-se implementar varal de lâmpadas, luzinhas nas árvores e arranjos, painel de LED e o que mais o casal quiser. O céu é o limite, com o enlace natalino comportando bem o brilho em cores e estilos diferentes. Esta parece ser receita a certa para encantar os convidados e tornar deslumbrante mesmo uma decoração de natal simples.
Leita também:
Dito tudo isto, fica claro que quem escolhe dezembro para oficializar a união tem muitas opções sofisticadas e fofas para a decoração de casamento. Afinal, a cada ano surgem mais decorações natalinas para dar nova cara à festa, dando beleza e charme ao enlace temático nesta época do ano. Ou seja, é a chance perfeita para o amor ser celebrado em sua máxima potência de encanto!