À moda antiga: como realizar um casamento medieval sem máquina do tempo
Para uma celebração digna do período que inspirou os contos de fadas, confira as nossas dicas de decoração e vestimenta para o grande dia dos sonhos!
Pelas histórias fantásticas ou pelas tradições que conservamos, a Idade Média faz parte do nosso imaginário e pode proporcionar uma temática riquíssima para o casamento. Do ambiente rústico à gastronomia farta, cada detalhe contribui para transportar os convidados a um tempo de cavaleiros, princesas e reinos encantados. Conheça algumas formas de trazer essa magia para sua celebração e organizar um casamento medieval!
Índice de conteúdo
- História ou fantasia?
- Ambiente é tudo
- Detalhes envolventes
- Rituais poderosos
- Figurino de época
- Banquete digno da nobreza
- Música para um casamento medieval
Faça parte do Casamentos.com.br
História ou fantasia?
Talvez o interesse do casal em realizar um casamento medieval seja focado nas tradições e na religiosidade da época. Ou pode ser que o seu fascínio seja pela magia e aventura retratadas por contos de fadas e por obras de ficção como "O Senhor dos Anéis" e "Game of Thrones". O romantismo e o simbolismo, associados ao período podem inspirar a celebração nos mais diversos aspectos, portanto não se levem tão a sério. Deixem a imaginação voar e, acima de tudo, divirtam-se.
Ambiente é tudo
Embora até haja autênticos castelos do século XII para aluguel na Europa à disposição de quem quiser promover um destination wedding, é possível recriar o clima da Idade Média por aqui. Comece escolhendo locais que favoreçam a temática, como igrejas históricas, ruínas ou espaços rústicos na natureza. Outra forma é por meio dos sentidos: estímulos como música instrumental, ervas aromáticas, incensos e lareiras são capazes de nos transportar através do tempo.
Detalhes envolventes
Uma boa decoração medieval para casamento é aquela que seja capaz de fazer os presentes se sentirem em outra realidade. A paleta de cores pode transmitir uma sensação nostálgica com tons terrosos ou fantástica com matizes vibrantes, sempre com elementos em destaque prateados ou dourados. Móveis antigos e tapeçaria estabelecem o cenário, enquanto adereços como brasões, bandeiras, ramos e flores silvestres aprofundam a ambientação. Complete o clima iluminando com velas, candelabros ou até mesmo uma fogueira, se possível.
Rituais poderosos
Boa parte das tradições matrimoniais que mantemos até hoje remonta precisamente à idade média: da posição da noiva à esquerda do noivo até o bolo de casamento em camadas, o simbolismo persiste em inúmeras práticas. Nada mais justo, portanto, que mergulhar fundo e enriquecer estes rituais ou até mesmo resgatar outros que não sejam tão comuns por aqui. No matrimônio celta, por exemplo, o casal tradicionalmente tinha suas mãos amarradas cerimonialmente, na prática do handfasting, que já reaparece como tendência atualmente.
Figurino de época
O vestuário do par é mais um elemento crucial para a imersão nessa temática. Longo e fluido, marcado por rendas e bordados, o vestido de casamento medieval pode remeter tanto à opulência de uma princesa quanto à simplicidade de uma camponesa. Os trajes cerimoniais masculinos são igualmente simbólicos, indo do minimalismo de peças em linho com detalhes em couro ao ar épico de mantos e capas. Casais afeitos à fantasia podem até incluir elementos cenográficos como cotas de malha e capuzes.
Banquete digno da nobreza
O festim servido aos convidados após a cerimônia é mais uma tradição medieval que conservamos, então a dica aqui é se jogar nessa referência priorizando produtos artesanais. Ao invés de pratos prontos vindos da cozinha, pense em uma mesa farta com carnes e aves assadas, pães e queijos rústicos. Frutas frescas da estação e doces elaborados com mel e especiarias complementam o banquete. Para beber e brindar, o vinho tinto e o hidromel, bebida tradicional da época, são escolhas perfeitas.
Música para um casamento medieval
Aproveitando que a música ao vivo é tendência para os casamentos em 2025, o que acham de acrescentar, por exemplo, uma harpa e músicas de época para fazer a animação das pessoas convidadas?
Há inúmeras formas de realizar nos dias de hoje o sonho de um casamento medieval, da decoração ao cardápio, passando pelos trajes e pela música. As inspirações são riquíssimas, seja a sua ideia reproduzir a sensação de uma cerimônia viking, uma celebração entre príncipes e princesas ou uma união entre casas ancestrais que podem ou não envolver dragões.