Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Casamento grego! Conheça todos os detalhes dessa celebração

Considerada o berço da cultura ocidental, a Grécia tem tradições belíssima, e os rituais de casamento despertam interesse em muitos casais, mesmo que não sejam gregos. Saibam mais sobre o rito e vejam se podem investir em algum deles para o dia C.

Brightlight Fotografia

A Grécia é um país que tem influência direta em culturas do mundo inteiro. Ali nasceram conceitos que guiam as sociedades até hoje, como a democracia, a própria filosofia, inúmeros nomes da literatura, da ciência e das artes cênicas. Muitas crenças e ritos de comemorações da Grécia Antiga permanecem até hoje, o que vale para as celebrações de um enlace também. Lá, a família é a coisa mais importante e está presente nos preparativos do grande dia, seja para ajudar na decoração do casamento ou para preparar os banquetes.

Não é de se estranhar que a família toda é convidada, independentemente do grau de parentesco. Ali, os convites de casamento são produzidos em grande quantidade! Para eles, é essencial manter o laço de sangue entre as pessoas e os parentes chegam de todas as partes. É comum também convidar amigos e conhecidos que, às vezes, não fazem parte do convívio diário dos noivos. O verão é a estação preferida para os casórios que acontecem, geralmente, nas vilas e ilhas de origem das famílias e, com isso, de julho a setembro, a Grécia está cheia de gente comemorando a união dos casais e a festa pode durar até o dia seguinte.

Studio Foxers

Cerimônias religiosas

A religião dominante da Grécia é a Ortodoxa Grega e a maioria dos casamentos ainda segue a tradição da cerimônia religiosa na igreja, seguida de festa que ocorre na casa da família, normalmente ao ar livre. Do lado de fora da igreja, acontece o cortejo dos carros dos noivos, que descem dos carros e entram primeiro. Os convidados entram só depois deles. Geralmente, as madrinhas se vestem com o mesmo modelo de vestido para festa e a noiva se casa com um vestido que foi passado por gerações, mas isso depende da tradição familiar.

Murilo Moraes Fotografia

Ritos e símbolos

Os noivos seguram velas durante a cerimônia e eles trocam a aliança da mão esquerda para a mão direita, o que é bem diferente do costume brasileiro. Cada um dos noivos usa uma coroa, chamada Stefana, feita de um aro fino branco ou dourado enfeitado com flores, folhas ou pérolas aplicadas bem delicadamente e com uma fita amarrada ligando as duas coroas, o que simboliza a união do par.

Elas são trocadas entre o casal três vezes por um padrinho para sinalizar a ligação espiritual. Após compartilharem uma taça de vinho, o sacerdote conduz o casal, segurando a fita das coroas, para três voltas ao redor do altar, para então serem declarados casados.

Brightlight Fotografia

Lembranças com significados

Os convidados recebem saquinhos de arroz para jogar nos noivos na saída da igreja para desejar fertilidade e prosperidade ao novo casal. Mas, antes disso, as mulheres solteiras ganham uma quantidade ímpar de amêndoas porque é um número que não dá para dividir, representando saúde, felicidade, fertilidade, longevidade e riqueza. Essa é uma ideia de lembrancinha de casamento simples e com muito significado. O bolo também pode ser uma das estrelas da festa, bem como os doces, então podem investir até em modelos que exibam o famoso olho grego, que afasta o "mau olhado".

Chef José Negreiros Alta Confeitaria

Animação é o que não falta

O décor mais tradicional é o que usa as cores da bandeira da Grécia: branca e azul. Por isso, a decoração do casamento azul é uma das preferidas dos casais mais tradicionais, com tecidos finos brancos enfeitando o teto ou fazendo tendas ao ar livre. A fartura é incomparável. Os gregos são conhecidos por querer agradar os convidados com comida, são servidos pratos típicos, com muita salada, carnes, queijos e vinhos. 

Brightlight Fotografia

Curiosidade: e os pratos?

Quando se fala em tradições gregas, muitas pessoas pensam imediatamente em pratos sendo quebrados, algo normal, já que em muitos livros e filmes essa tradição aparece. Não se sabe ao certo quando ou onde ela onde surgiu, mas há teorias de que faz parte da cultura grega há aproximadamente 4 mil anos. Uma das possíveis teorias que explicam o ritual é que os gregos antigos acreditavam que o barulho afastava os maus espíritos, e há também quem diga que significava uma prova de desapego aos bens materiais. 

Com o tempo essa tradição passou a ser usada para demonstrar euforia, quando estavam felizes e animados em uma festa, e já nos tempos modernos, alguns restaurantes até compravam cerâmicas especiais para serem quebradas no final da noite, mas hoje em dia esse costume é proibido em lugares públicos, pelos acidentes que pode causar.

Brightlight Fotografia

Ainda que a tradição de quebrar pratos no chão tenha sido abolida, as músicas para casamento e as danças típicas continuam, como as do casal e depois dos convidados em círculos de mãos dadas, batendo palmas e cantando, extremamente alegres. É um dia muito importante para a família grega, que gosta de manter as raízes de agregar pessoas e participar ativamente de cada detalhe. Que tal aderir a alguns costumes gregos?