Casamento com quem já tem filhos
Filhos de outros relacionamentos podem trazer muitas coisas para o novo casal, despertando sentimentos variados, neles e nos próprios adultos. Como lidar com isso?
Meu marido tem cinco irmãos. Não são todos do mesmo casamento dos pais, ambos tiveram dois filhos antes e decidiram se casar quando eles eram pré-adolescentes. Juntos, tiveram mais dois meninos! Ou seja, seis meninos na casa, o que já é uma loucura. Adicione a isso a puberdade, o ciúme, a luta pelo espaço...
Não é fácil nem para aqueles que só têm uma criança. Ter contato com o passado do seu parceiro pode ser complicado. No entanto, ao decidirem que querem estar juntos e morar sob o mesmo teto, é melhor que tudo esteja esclarecido e o relacionamento com a criança já consolidado. E lembrar, essencialmente, que vocês são os adultos.
Ser adulto quer dizer não tentar brigar por atenção, não competir. É tentar trazer harmonia, ser atento, ouvir as reclamações dos pequenos, ser conciliador. Entender que a criança pode estar assustada por “perder” seu pai ou mãe para uma outra pessoa. Da sua parte, se você for o pai ou a mãe, é lembrar que você deve dar todo o amor e apoio para que a criança se sinta segura.
Além disso, crianças não são bobas. Elas entendem o que vem do coração, de boa intenção, e o que é feito só por aparências. Respondem a isso na mesma medida. Darão uma chance a quem genuinamente tentar. Lembre-se que não existe ex-pai ou ex-mãe. Por isso, ninguém pode, nem deve, abrir mão de estar com os filhos pela nova relação.
Se a sua vida for mais complexa do que isso e as crianças ou os ex realmente não facilitam, busquem ajuda profissional, como psicólogos. Mas, se todos estiverem tranquilos e felizes com a nova configuração familiar, vocês só têm a ganhar! Conviver com crianças, de todas as idades, é uma das coisas mais gostosas que há!