Carla Ruiz 2018: vestidos de estrutura impecável em um desfile cheio de dramaticidade
A estilista espanhola arrancou aplausos calorosos do público que assistiu à apresentação de sua última coleção no BBFW. Os vestidos de Carla Ruiz da temporada 2018 impressionaram pela estrutura, tecidos e harmonia de cores.
Entitulada Le Masque, o desfile da estilista Carla Ruiz na Barcelona Bridal Fashion Week 2018 foi um verdadeiro baile de máscaras. Utilizando toda a mística por trás deste acessório – que já foi considerado um símbolo religioso para gregos e egípcios – a estilista apresentou um espetáculo repleto de dramaticidade, levando a uma viagem até a Veneza do século XVIII, quando as máscaras faziam parte do mistério e da beleza de cada traje. Totens de espelhos colocados na passarela guiaram o olhar do público e, enquanto as modelos passeavam entre eles, era possível visualizar o efeito marcante dos reflexos, que evidenciavam cada ângulo tantos dos vestidos de noiva – cujo pequeno acervo surpreendeu pela ousadia– e dos vestidos de festa, o destaque da nova coleção.
Conhecida por sua originalidade sempre sofisticada, a designer apresentou uma temporada sensual em seus detalhes, trabalhando com transparências, fendas e decotes que potencializam a feminilidade da mulher. Produzidas com máscaras de renda, as modelos entraram no cenário apresentando vestidos longos fluidos e leves, quase esvoaçantes. Para as noivas, a renda rígida apareceu bastante, fugindo da tradicional princesa, e abrindo espaço para novos formatos: conjuntos de calça e capas, e modelos com o corte imperial. Para os vestidos de festa a desenhista seguiu o mesmo padrão bem estruturado, mas investiu em elementos ainda mais distintos, tais como a aplicação de flores realistas e muitas camadas.
Tecidos e transparências
A renda Guipir foi uma das mais utilizadas. Por sua "dureza" ela somou um ar moderno aos vestidos. Os tecidos leves também estiveram presentes, com o efeito plissado e a seda, que foi bastante utilizada pela marca, que tentou mesclá-la a transparências. Outro carro-chefe da coleção foram os tules, combinados com brocados, e o mikado – para dar uma estrutura mais rígida aos modelos e um brilho discreto.
Harmonia de cores
Combinar cores é definitivamente uma arte, e Ruiz a dominou por completo em sua temporada 2018. O desfile começou com tonalidades de branco e o off-white em destaque, com foco em noivas, e logo evoluiu para uma paleta de cores mais audazes.
O amarelo forte apareceu em muitos vestidos, harmonizado com o preto e outras tonalidades escuras. A cor também ganhou destaque em trajes com estamparia florida, uma novidade para os vestidos de festa que veio para ficar. As transparências negras fecharam o desfile com a mesma atmosfera misteriosa do início, em conjuntos sensuais e com detalhes únicos, como capas que se alongavam para formar longas caudas.
Texturas e aplicações
Um dos destaques do desfile foi a elegância que a estilista conseguiu somar às texturas e aplicações que colocou em seus vestidos. Tanto ao longo dos modelos, em acessórios para o pescoço e também nas capas, as flores aplicadas às transparências deram um toque bucólico a muitos vestidos, que ainda seguiram com a sofisticação típica da realeza. Veja a coleção completa em nossa galeria, e encante-se com os vestidos únicos de Carla Ruiz.