Vestidos de noiva com capa: elemento nupcial que é tendência absoluta em 2024!
A moda tem o poder de usar a criatividade e transformar o look feminino em obra de arte, é o que podemos ver nessa tendência nupcial para 2024: as capas. Veja como se sentir uma rainha ou super-heroína na hora de subir ao altar com essa bela peça.
Qual é a primeira coisa que vem à cabeça de alguém quando se fala a palavra capa? É possível fazer uma lista com algumas ideias e todas elas são positiva: super-herói (ou heroína), reis e rainhas, sacerdotes, divindades. Apenas com base no que foi citado nestas linhas, já dá para confirmar que toda simbologia relacionada a uma capa, pode se encaixar a algo que se deseja associar a uma noiva. Não é por acaso que uma tendência que “explodiu” na moda nupcial é o vestido de noiva com capa. Essa alternativa é para todas as mulheres, que vestem desde um estilo romântico e clássico, até uma estética boho a mais ousada. A capa é para todas, justamente por haver diferentes versões e formas de vesti-la no dia do casamento.
A tendência de usar capa no casamento pegou de vez recentemente, mas estilistas que escrevem o movimento da moda já desenvolviam capas em vestidos de noiva em suas coleções desde 2011. De lá para cá, o acessório foi ficando cada vez mais desejado, e é atualmente visto em todas as passarelas, inclusive nas que não estão envolvidas em moda de matrimônio. Não podemos negar que elas realmente fogem um pouco do comum, mas dispensam o véu e deixa o visual com muito mais personalidade e estilo.
Curiosidades: origem e simbologia da capa na moda
Apesar de ser algo recente no altar, as capas não são nada novas. A peça já fazia parte do vestuário há mais de 2 mil anos, e eram usadas como sinônimo de status, pois sua função era proteger do frio e apenas pessoas com bastante dinheiro podiam adquirir uma (que tinham na época o formato de uma túnica e, às vezes, cobriam a cabeça). O uso da vestimenta foi mudando, mas a simbologia sempre pairou em volta de algo que remetesse à nobreza, pois na idade média era comum que reis e rainhas fizessem uso de capas de tecidos nobres.
Com o tempo, as capas foram ficando cada vez mais democráticas e se tornaram mais uma questão de estilo do que de nobreza, porém, seu conceito de prestígio permaneceu. Não à toa que vemos a maioria de super-heróis dos quadrinhos e filmes terem em seus uniformes, elas, as capas e, agora, chegou a hora das noivas brilharem com o artigo de pura elegância e sofisticação.
Tecidos para a capa do vestido de noiva
A capa vem como um complemento de peso ao vestido de noiva, e pode ser utilizada de várias maneiras. Em tecidos grossos, se for igual ao tecido do vestido, como o cetim duchese, que tem caimento estruturado, e combina perfeitamente com uma versão longa e simétrica de uma capa em um vestido com a mesma proposta, que funciona, também, para proteger a noiva do frio (então não é recomendado em casamentos realizados no verão) e vai bem para noivas que tem uma proposta mais elegante e sofisticada. Musseline de seda, que é mais leve, também combina com esse conceito e trará mais frescor ao look.
Já tecidos mais leves, como tule, rendas e seda também funcionam perfeitamente bem como capas para casamentos em estações de mais calor. E elas não precisam, necessariamente, ser o tecido principal do vestido. Sua função será dar um ar de divindade à vestimenta, combinando bem com noivas românticas, clássicas e boho. O que dará o tom especial será o formato da capa e se ela terá pedrarias ou não, inclusive, a ideia de pedrarias pode ser uma alternativa às joias da noiva. Uma sugestão é apostar em uma capa em tule transparente e bordado com pedras brilhantes na região das costas, o que dará um ar totalmente especial ao figurino.
Veja mais modelos de vestidos de noiva 2024
Uma proposta, várias formas
Assim como há diversas opções de tecidos que caem bem com uma capa, há uma série de maneiras de usá-la. Pode ser capinha de noiva, com caimento, no máximo, até a região da cintura, remetendo a um perfil despojado e jovial, podendo ser transparente para não apagar o vestido ou cobrir apenas os ombros.
A capa pode também ser longa, seguindo o comprimento do vestido ou indo além, fazendo o papel de uma calda ou do véu para a caminhada até o altar. Neste caso, o recomendado é que a capa seja utilizada apenas na cerimônia de votos e fotos, já que não será prática para andar pelo salão em uma recepção e festa.
O formato varia com o gosto da noiva. A capa pode ser presa ao pescoço e cobrir os ombros e até o busto, em formato triangular. Ou sair do pescoço e ter a função de um véu, sem cobrir o corpo.
Há modelos, ainda, que funcionam como uma extensão das mangas em duas versões separadas (como asas) sendo uma proposta elegante. Há, ainda, versões de vestidos em que apenas uma manga tem extensão para a capa, um modelo totalmente inovador, no formato de um ombro só.
Ainda que se pense em versões em branco ou off white para as capas de vestidos de noiva, é possível inovar ainda mais nesse quesito. Alguns estilistas estão criando a peça em outro tom. A capa pode ser em tule em tons nudes, por exemplo, e dependendo da ousadia da noiva, por que não em rosa-claro ou azul?
Os tipos de capa para os vestidos de noiva
Podem ser usadas de várias maneiras, presa no pescoço, começando na parte traseira do vestido, cobrindo os dois ombros, podendo ser retirada em determinados momentos do casamento, como para o jantar, por exemplo, ou para a festa. Pode ser fixa também, de vários tamanhos e tecidos, a variedade é imensa. Por isso, dê uma olhadinha nesses modelos incrivelmente inspiradores.
Minimalistas
Estilo de capa lisa, sem detalhes e, por isso, combina com vestidos de noiva minimalistas também. Torna o look mais moderno e elegante.
Capa grega
Esse modelo de capa mais fina e simples traz leveza e, ao mesmo tempo, ousadia para o vestido de noiva. O elemento marcante da capa grega são detalhes nos ombros.
Capa de renda
A renda sempre faz a cabeça das noivas, e é sinônimo de delicadeza. As capas rendadas, especialmente no estilo boho, podem ser um ótimo recurso para deixar o look mais romântico e delicado.
Princesa
O estilo de capa princesa é o mais clássico, e considerado o mais romântico também. Normalmente em renda ou tule, elas também podem ganhar adereço em brilhante para prender a capa ao pescoço.
Curtas
Estilo mais simples e moderno, e combinam com vestidos cuja parte de cima não têm muitos detalhes. Nesse caso, também pode ser decoradas, com tecidos já ornamentados, por exemplo, como capas bordadas.
De inverno
Capas mais pesadas, que conferem presença e estilo à noiva, além de a protegerem do frio, e podem contar com tecidos mais grossos e detalhes típicos das vestimentas de inverno, como plumas.
Com toque de cor
Às noivas que desejam acrescentar um toque de cor na capa só é preciso ter cuidado na escolha dos tons, para combinarem com o restante do look. O efeito com tons pastéis é realmente impressionante, como se fosse uma camada a mais no vestido.
Capa com capuz
Para noivas mais modernas, que prezam por trajes que sejam únicas, uma capa de renda, complementada com um capuz, igualmente delicado, pode ser a resposta.
Sobreposições, camadas, vanguardistas, curtas ou rendadas. São várias as capas que podem deixar o look nupcial muito mais refinado e sofisticado. Tule, gaza, seda, renda, com bordados ou pedraria, qualquer um destes delicados tecidos podem acompanhar perfeitamente o seu vestido, dando um ar solene e etéreo. Não há limites para aproveitar essa tendência de vestido de noiva 2024, e investir na melhor versão de um vestido de casamento com capa. Interessadas em seguir o que as passarelas mostram, podem procurar a peça que melhor combine com o seu estilo para aproveitar todo o glamour e simbologia que a peça tem a oferecer para uma noiva.