Caldos e canja de galinha para o buffet
É tradicional em muitas cidades brasileiras servir a canja de galinha e alguns caldinhos como ceia, para revigorar quem bebeu demais ou esquentar o estômago de quem vai para a cama. Você pensou em algum caldinho para o buffet de seu casamento?
Quando cheguei ao Rio de Janeiro, levei o maior susto. Aqui é o último lugar do mundo que eu achava que iria ver carrinhos de rua com caldos! Depois, descobri que o pessoal que sai para a “night” adora tomar um caldinho antes de ir para a cama, rebatendo os efeitos do álcool por ser rico em água e vitaminas.
A verdade é que essas tradições de caldos vem dos nossos antepassados portugueses e espanhóis. A canja de galinha é consumida madrugada adentro durante o carnaval em todo o país. Isso porque, na época do Império, Dom Pedro 2o. pedia para que fosse servida a sopa antes do baile, que acontecia no salões do palácio, acabar.
Na Espanha e em algumas cidades portuguesas, onde os verões são realmente quentes, se toma de entrada o gaspacho, uma sopa fria de tomate, pimentão, hortaliças e pepino, uma delícia. No Brasil, o caldinho de feijão não tem regras nem hora para ser tomado, é sempre gostoso, a qualquer momento.
Seja para a entrada ou para a ceia, aposte em caldinhos como cremes de cebola e aspargos, ou mesmo o caldo verde. Para versões mais frias, creme de cenoura com gengibre, creme de beterraba e até cremes de frutas ligeiramente quentes, que podem ser acompanhados por bolas de sorvete de creme.
Não se esqueça de pedir ao buffet para servir acompanhamentos como pães variados e queijo ralado. A ideia aqui não é encher o estômago com algo quente em pleno verão. Apenas “forrar” a barriga com algo consistente para quem está indo para casa, seja depois de beber algumas a mais ou apenas para dormir feliz!