Como calcular as bebidas do casamento: cálculo médio de acordo com os convidados
Seja simples ou luxuoso, o mais importante é que o cardápio da recepção seja delicioso e, principalmente, suficiente para todos, e isso vale para as bebidas também. Vejam como calcular a quantidade de bebidas ideal para o casamento.
Mesmo optando por uma festa estilo coquetel, para poucas pessoas, ou um mini wedding, é preciso pensar no volume de tudo o que será servido. A qualidade do que é oferecido aos convidados é fundamental, mas a quantidade correta é também importantíssimo, já que, ao investirem um alto valor para ter uma celebração inesquecível, vocês pretendem ter uma recepção à altura.
Registre-se para saber + sobre casamentos
Em uma comemoração deste tipo, as bebidas, alcoólicas ou não, estão entre os itens que requerem atenção, se desejam realmente uma festa de sucesso. Mostramos como cálculo das bebidas do casamento pode ser feito, para ajudá-los com o planejamento e as finanças.
>> O que considerar para o cálculo das bebidas do casamento
>> Cáculo da bebida do casamento: por variedades
- Cálculo da cerveja do casamento
- Cálculo do chope do casamento
- Cálculo do espumante do casamento
- Cálculo dos destilados do casamento
- Cálculo do vinho do casamento
- Cálculo do energético do casamento
- Cálculo da água (com ou sem gás) do casamento
- Cálculo dos sucos e refrigerantes do casamento
>> O que considerar para o cálculo das bebidas do casamento
-
Bebidas e fornecedores
O casal poderá contratar uma distribuidora que forneça a bebida em consignação, alguns buffets também dispõem essa opção. Dentro do que for selecionado pelos noivos, há a possibilidade de ser colocada uma quantidade extra, o que for consumido a mais do previsto será pago separadamente. Diferente do bolo, em que a média é uma fatia por convidado, com a “birita” é bem diferente, fica difícil em alguns casos prever, com exatidão, e nesse caso a consignação é a melhor saída. É fundamental sempre saber a procedência da bebida, para isso faça o contrato e peça a nota fiscal, importante para manter a qualidade.
-
O que considerar
O horário da cerimônia é um ponto considerável, assim como o dia da semana para fazer uma estimativa mais correta. Em cerimônias afastadas dos centros urbanos, por exemplo, em que é necessário pegar a estrada, o consumo diminui consideravelmente. Lembrem-se de que nas estações mais quentes também há maior ingestão de álcool e bebidas, em geral.
-
Bebidas e a lista de convidados
Para ter uma ideia mais precisa, peguem a lista de convidados e eliminem crianças, grávidas e pessoas mais idosas ou que se encontrem em tratamento médico. É importante também levar em consideração o tipo de bebidas que os convidados preferem. O cálculo previsto geralmente é de 4 a 6 doses por pessoa, mas vocês conhecem a maioria dos convidados e, conforme a lista, é possível ter uma ideia (ainda que vaga) sobre a preferência geral de bebidas (se são mais de cerveja ou destilados, por exemplo), e se as doses estimadas por pessoa são adequadas. Sem esquecer aqueles amigos que realmente curtem um open bar!
>> Como calcular as variedades de bebidas do casamento
-
Cálculo da cerveja do casamento
Pode-se calcular 4 latas de 300 ml por pessoa. Outra forma de fazer uma média é considerar que uma pessoa consome de 2 a 3 garrafas (600 ml), isso com uma margem de muita sobra. Alguns fornecedores oferecem reembolso para garrafas que não forem consumidas. Conversem e negociem com o seu, para que, caso sejam compradas mais garrafas do que o necessário, seja possível devolvê-las.
- Quantidade de cerveja para 200 pessoas, média: 1200 ml x 200 = 240 litros (considerando que os mesmos convidados também bebam outras bebidas durante a festa)
-
Cálculo do chope do casamento
Calcula-se de 1,5 a 2 litros por pessoa. Saibam que 20 litros de chope rendem 66 copos de 300 ml.
-
Cálculo do champanhe ou espumante do casamento
Lembrem-se de que cada garrafa contém uma média de sete taças, e que a maioria dos convidados não bebe mais do que duas. Se for servido champanhe ou espumante durante toda a noite, o cálculo é de 1 garrafa para cada 2 pessoas. Mas, se a ideia é servir estas bebidas apenas para o brinde, estimativa é de 1 garrafa para cada 6 pessoas.
-
Cálculo dos destilados do casamento
O cálculo de whisky por pessoa (que também é válido para outras bebidas como tequila, vodka, aperol spritz, rum ou gim), em média, é de 1 garrafa a cada 10 pessoas. Caso grande parte dos amigos tenham preferência a esse tipo de bebida, recomenda-se calcular 1 garrafa a cada 8 pessoas. As garrafas de vodca e de whisky contém geralmente entre 15 a 20 doses, as de tequila 25 e as de rum entre 20 e 22, a de aperol, entre 10 e 12 doses.
-
Cálculo do vinho do casamento
Cada garrafa de vinho contém, aproximadamente, 750 ml, o que significa 7 ou 8 taças, no máximo. A média é de 1 garrafa para cada 6 pessoas, quando servido apenas no jantar, e 1 garrafa para cada 2 pessoas se for servido durante toda a festa.
-
Cálculo do energético do casamento
Recomenda-se calcular 1,5 lata de 200 ml por pessoa, tendo em mente que o energético é, quase sempre, apenas usado para preparar coquetéis.
Não alcoólicos
O refrigerante rende 1 litro por pessoa no verão. Na hora de comprar, considerarem a seguinte proporção: 70% de Coca-Cola, 30% de refrigerantes de limão e algumas opções ligth ou de águas com sabor. Não pode faltar água com ou sem gás como opção para a mesa e bares. Para o cálculo:
-
Água com ou sem gás
1 garrafa de 500 ml por pessoa
-
Sucos e refrigerantes
400 ml por pessoa. Caso haja apenas refrigerante, o cálculo passa a ser de 600 ml por pessoa.
Organizar o dia C quer dizer também aprender a avaliar, medir, estimar e orçar valores, para que todos saiam muito satisfeitos, e principalmente, para não perder o controle sobre os gastos. Tenham certeza: a última coisa que desejam neste dia é que os garçons alertem que as bebidas estão terminando, e que precisam fazer uma compra de última hora. Todo o buffet faz a estimativa segundo o número de convidados, e sempre providenciam uma quantidade extra. Mas o ideal é que também não haja desperdício, que seja suficiente. Ter em mente a quantidade de bebidas que será suficiente para toda a festa poupará uma dor de cabeça, e deixará os anfitriões tranquilos. Os convidados agradecem o cuidado e a sua festa será lembrada como um sucesso!
Continue lendo: