Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Buquê de noiva vermelho: veja possibilidades para usar essa cor poderosa no seu dia!

A intensidade do vermelho a relaciona a sentimentos como paixão e sensualidade. Muitos casais optam por utilizar a tonalidade na decoração de seu casamento, mas você já pensou em usá-la no seu buquê? Mostramos belos exemplos para te inspirar.

Ainda sem "O" vestido? 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você
Imperial Mary Eventos

Alguns elementos do look nupcial que parecem ser simples detalhes podem ganhar protagonismo, e até roubar a cena durante a cerimônia! Tudo o que a noiva utiliza tem destaque, ela é o verdadeiro centro das atenções, e mesmo pormenores que não estejam sempre em evidência serão notados. É o caso do buquê de flores, um símbolo tradicional e, ainda que não esteja presente em todos os momentos, é um acessório estrela. As paletas de cores para esse complemento são diversas, mas há uma cor, em especial, que nunca perde a majestade: o buquê de noiva vermelho é um clássico entre os clássicos, seja produzido com rosas vermelhas ou outras espécies, ele tem um lugar cativo! Inspire-se com os modelos que separamos de buquês vermelhos e saiba como harmonizá-los com outras tonalidades

Intensidade do vermelho em vários tons

Nas teorias sobre o simbolismo das cores o vermelho é, tradicionalmente, a cor do amor mais intenso, da paixão, e também da sensualidade. Por isso é tão comum encontrar decorações de casamento neste tom. E, para o look da noiva, oferece um contraste interessante com o branco do vestido, uma representação tradicional de pureza.

A verdade é que as fotos dos buquês de flores são sempre um sucesso dentro do álbum, e mesmo no ensaio dos noivos no dia do casamento são um elemento que ajudam a compor toda cena, somando charme e marcando a importância da tradição, e o ramo da protagonista pode ser produzido com várias tonalidades de vermelho, encontradas em diferentes espécies de flores. 

Estilos e harmonia com outras cores

Antigamente as flores utilizadas eram colhidas quase na hora do “sim”, e hoje muitas noivas ainda fazem questão de entrarem pelo corredor com um buquê natural e, nesse caso, umas das flores vermelhas mais resistentes e clássicas são as rosas. Sendo assim, uma opção sempre acertada é um buquê de rosas vermelhas, que pode ser mescladas com flores do campo em tons de amarelo, branco ou rosa, para quebrar a solenidade do vermelho de forma mais descontraída.

Ainda que seja uma cor primária forte, o vermelho pode ser harmonizado com tonalidades menos óbvias no buquê como, por exemplo, utilizando as tonalidades de rosa mescladas com flores lilás, como as lavandas.  

Além da opção de flores naturais, há também a opção de escolher um buquê de noiva artificial, e o céu é o limite. Os formatos podem imitar os das flores de verdade ou podem ser mais ousados, como é o caso do buquê redondo de flores em tecido ou feltro, de variados tamanhos, com acessórios como pedrarias, para deixá-lo mais personalizado.

E quando estiver pensando no modelo de seu buquê não se esqueça do caule, ou no suporte para que você o carregue. Caso seja natural, você pode decorar essa parte com uma fita de cetim ou renda clara que combine com o estilo, ou até usá-lo tal como é, com o caule verde (só tenha cuidado para remover espinhos). Os artificiais normalmente já têm essa parte produzida no mesmo tecido das flores, então seguirá a tonalidade. 

Tradição importante

O buquê é um dos itens indispensáveis para a noiva, e existem muitas teorias para tentar explicara a origem desse costume. Uma das versões mais aceitas vem da Idade Média, quando a noiva fazia o percurso até a igreja a pé, e no caminho ia recebendo flores e ervas de todos que andavam ao seu lado, incluindo estranhos, fazendo um cortejo. No final ela tinha um verdadeiro buquê de flores do campo, naturais, que representavam felicidade e boa sorte.

Alguns pesquisadores também acreditam que a tradição vem da Roma Antiga, quando as mães presenteavam suas filhas no dia do casamento com algumas flores amarradas para que o enfeite levasse bons perfumes à nova casa, e outra ainda considera o buquê uma espécie de amuleto contra o mau olhado, porque antes colocavam nele ervas aromáticas.

Como podem ver, o buquê é uma tradição importante para o casamento, e um buquê de noiva vermelho jamais passará despercebido. A cor chama muita atenção, mas pode ser trabalhada de muitas formas para que esteja em sintonia com a celebração, podendo estar presente até em detalhes do vestido. As flores são parte essencial em um matrimônio, então pense com carinho no seu buquê vermelho, para que esteja à altura do seu sonho.  

Ainda sem "O" vestido? 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você