Com buquês de flores tropicais o seu estilo não passará despercebido
Ideal para as noivas que desejam um buquê diferenciado com o que é cultivado no clima do Brasil, as flores tropicais garantem um visual inesquecível, vibrante e inspirador. Saibam quais são as espécies presentes neste estilo e dicas de composição.
O ramo que será levado ao altar é um acessório da noiva que complementa o visual nupcial e carrega alegria, tradição e, principalmente, a personalidade de quem o segura. As noivas brasileiras têm uma variedade de plantas à disposição porque estamos em um país tropical, onde muitos tipos são cultivados e criados graças ao clima diversificado nas regiões.
Isso porque os trópicos são linhas imaginárias que determinam as zonas climáticas no planeta Terra. No Brasil, há dois paralelos: a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio. As espécies comuns nos trópicos são exóticas, coloridas, propícias para a exposição ao ar livre, em temperaturas quentes à amenas. Além disso, ficam lindas nos arranjos florais da recepção e, com certeza, potencializam um lindo buquê de flores para a hora do “sim”.
As espécies de flores tropicais
-
Alpínia
É uma flor comprida e pode ser combinada com flores menores. Se apresenta em cores que vão do vermelho ao rosa, além da branca.
-
Astromélia
Floresce rápido na primavera e é comum encontrá-la branca com o fundo rosa e manchas pretas e verdes. Há variações do vermelho, amarelo e lilás.
-
Ciclame
A flor é marcante por ser bicolor em amarelo e vermelho, mas pode fazer parte do buquê em tons monocromáticos de rosa, violeta, salmón, vermelho e branco. Considerada tóxica para os animais, então se o seu pet for um convidado do casamento, deixe-o longe do buquê ou evite este tipo de flor.
-
Ave-do-paraíso
Também conhecida como estrelícia, é uma flor que parece um pássaro e se destaca em qualquer decoração e, claro, em um buquê rico em tropicalidade.
-
Bastões-do-imperador
Floresce o ano todo, em especial entre setembro e fevereiro. É uma flor grande e ter só uma no buquê já é o suficiente para garantir algo original. Muito encontrada nos tons de rosa e vermelho.
-
Orquídea
Esta flor transmite sucesso, tranquilidade e sentimentos sinceros, ou seja, tudo que um casamento precisa ter. Não é à toa que a orquídea é famosa em várias ocasiões, desde um presente até um buquê tropical.
-
Crisântemo
A coloração desta espécie é bastante diversificada e é uma flor que pode chegar a um metro de altura. Floresce durante os períodos mais frios.
-
Hibisco
É uma planta ideal para compor buquês porque desabrocha rápido. Muito comum em arranjos florais de decoração da casa ao casamento. As espécies bicolores são as mais queridas no universo nupcial.
-
Protea
As noivas modernas procuram flores bem diferentes para sair do convencional e portar um belo buquê personalizado. A protea ganhou espaço e pode ser combinada com flores e folhas secas.
Ideias de composição
Se quiser, pode pedir ao florista para montar um buquê com cada uma das espécies tropicais listadas neste artigo. Mas há a possibilidade de escolher uma ou mais e misturar com outras, como é o caso da orquídea sapatinho com suculentas e folhagens. O mix de ave-do-paraíso com crisântemo e astromélia também fica lindo e bem colorido. Outra ideia é combinar alpínia com hibisco sem esquecer de folhas diversas para o verde destacar ainda mais as cores fortes das flores.
Tipos dos buquês
Como as flores tropicais são de porte médio a alto, buquês assimétricos e descontruídos são as melhores opções. O estilo braçada que é aquele em que a noiva leva o buquê nos braços como se tivesse colhido as flores na hora também é ideal porque muitas espécies possuem o caule longo. O tipo cascata é outro que cai bem na proposta tropical do ramo.
Se você é do tipo de noiva que gosta dos buquês coloridos, com texturas e formatos diferenciados, as flores tropicais podem servir de inspiração para quem vai se casar no campo ou na praia, principalmente no verão ou na primavera, em enlaces diurnos e noturnos.