Boutonnière do noivo: 90 modelos originais para a flor da lapela!
O boutonnière, o mini arranjo preso na lapela do paletó, ressurge com formas e materiais originais. Os modelos atuais deixam o traje do noivo mais charmoso. Veja como incluir esse acessório romântico no look do protagonista, inspire-se com a galeria!
Antigamente era comum que os noivos usassem uma flor na lapela do paletó, geralmente uma rosa ou cravo. Algumas histórias relatam que os cavaleiros medievais ganhavam um ramo de flores de suas amadas antes de qualquer batalha, em sinal de boa sorte, e a tradição foi sendo moldada. Mas esse acessório realmente virou moda quando o príncipe Albert ganhou de sua noiva, a rainha Vitória, um ramalhete de flores no dia do seu noivado. Ele não sabia onde colocá-lo, então fez um pequeno corte na lapela e introduziu ali o arranjo. Assim, os alfaiates da época passaram a incluir um pequeno corte na lapela dos paletós para que fossem inseridas flores.
Essa flor tem um nome específico: boutonnière, e o item se tornou habitual para o traje da maioria dos noivos. Alguns homens mais excêntricos até passaram a colocar uma flor na lapela também em trajes casuais. Hoje é possível encontrar estilos muito originais, feitos com materiais distintos para noivos tradicionais e também para os mais descolados, inclusive combinando com o buquê das noivas. O importante é encontrar o estilo que mais se adapte à sua personalidade e ao traje. Assim, vamos te mostrar dicas de como escolher um que fique perfeito para o seu grande dia.
Uma flor para cada noivo
Uma dúvida comum é qual flor usar para colocar no terno do noivo. As flores mais comuns para esse tipo de arranjo são o cravo pequeno, botões de rosa, orquídeas dendrobium, frésia ou gipsófila (mosquitinho). Mas não existem regras ou padrões a seguir. O noivo pode escolher a flor que quiser. Geralmente as flores dos padrinhos são diferentes da flor do noivo, e alguns protagonistas do dia C preferem outro tipo de plantas, então encontra-se boutonnières feitos com suculentas, folhagem e outras espécies.
- Pode ser interessante: Guia completo para as flores do casamento: saiba como escolher segundo a estação no Brasil
O estilo da festa influencia
Em trajes mais tradicionais, como o fraque ou a casaca, as espécies que melhor combinam são botões de rosas, cravos brancos ou vermelhos. Porém, lembramos que, se você tem preferência por outra cor, como amarelo ou até um tom suave de rosa, vá em frente sem medo de errar. O noivo pode optar pelas mesmas flores do buquêr da noiva, por exemplo. Se for encomendá-lo, o ideal é que a entrega seja feita no próprio dia do casamento, para garantir que as flores não murchem.
Já tem o seu boutonnière? Busque aqui!
Boutonnière original
Assim como as festas mais contemporâneas contam com elementos criatiavos e diferentes, o noivo atual também não se prende a padrões. Cada vez mais é possível encontrar arranjos com materiais muito autênticos, flores artificiais, origamis, cristais, penas, feltro ou até de crochê, feitos artesanalmente. É uma ocasião em que o noivo pode inovar e expressar sua personalidade ou fazer uma homenagem ao seu par, incluindo um símbolo marcante para o casal.
Como prendê-lo
Ainda que muito acreditem que se deve colocar essa flor no bolso do paletó, o boutonnière tem um "lugar" próprio no traje no noivo. Caso o paletó não tenha esse encaixe, o recomendável (e truque que os cerimonialistas usam bastante), é prendê-lo com um alfinete, e o cabo pode ser deixado exposto, coberto por um tecido, por exemplo. E um lembrete: ele deve ficar ao lado esquerdo sempre!
Seja qual for o estilo do boutonnière escolhido, o fundamental é que ele esteja sempre em harmonia com todo o contexto da festa e, claro, em sintonia com o traje e o tipo físico do noivo. Assim ficará elegante e adequado. Tenha certeza: esse acessório renderá as mais belas fotos do look do protagonista! Inspire-se com a galeria que preparamos.