Bolos com fruta: tendência que leva mais frescor ao dia C
O bolo de casamento carrega um grande significado e simbolismo. E que tal fugir das opções clássicas de sabores, e investir em ingredientes naturais e com muitos benefícios à saúde.? As frutas ganham destaque e conquistam os amantes de doce.
Chegou a hora de decidir o sabor do bolo de casamento? Chocolate, baunilha, nozes... esses são os sabores que os casais costumam pedir e, como consequência, são os mais previsíveis. Mas também indispensáveis para quem quer continuar com o clássico sem receio de errar. Mas se não querem seguir o estilo convencional e já pensaram em uma dança do casal diferente e um tipo de lembrancinhas de casamento que foge do comum, o mesmo pode ser feito na escolha do sabor do bolo.
Com a valorização da saúde, do bem-estar e do meio ambiente, as frutas estão mais presentes em sobremesas que levam menos açúcar, têm uma acidez delicada e refrescante, e ainda embelezam qualquer decoração de mesa do casamento com a naturalidade das cores e formas.
Os mais famosos
É inegável que o morango é a fruta mais apreciada para estar presente em um enlace. A cor, a forma de coração e o sabor adocicado com um toque ácido são convidativos e perfeitos para um bolo decorado para o casamento, com coberturas e recheios, como chantilly, chocolate, doce de leite e baba de moça.
O morango também pode ser harmonizado com outro sabor famoso, conhecido como "frutas vermelhas", onde entram a framboesa, a cereja e a amora, que servem tanto para decorar quanto para rechear e dar sabor. Com algumas variações, vemos tartelettes e mini cheese cake substituindo o bolo tradicional e compondo uma decoração de casamento vermelho com elegância.
Cítricos para o calor
Quem se casa com altas temperaturas deve pensar em outras questões que não estejam ligadas apenas à originalidade. Saber combinar os elementos da festa com a estação e a temperatura do dia em que celebram a união é sempre muito importante.
Se querem as frutas presentes, considerem os sabores cítricos, como laranja e/ou limão, que podem estar presentes tanto na cobertura como na massa do bolo. As raspas dessas frutas também elevam o sabor e os deixam muito presentes, com a leveza que o calor pede. Se optarem por esses sabores, também é preciso pensar na composição do topo, para que o gosto de um não interfira na presença do outro. Façam testes com o confeiteiro e tenham certeza sobre a combinação escolhida.
Outro tipo de bolo, que está na lista dos preferidos dos casais, é o naked cake com frutas tropicais. Para um casamento no verão, optar por um doce refrescante é sempre a melhor alternativa, o que combina com qualquer bebida, principalmente espumante, vinho branco e rosé. As frutas podem ser: abacaxi, kiwi, manga, uva, maracujá e carambola. A decoração de casamento rústico, no campo ou na praia, pede por uma sobremesa colorida e nutritiva, além de trazer essa beleza natural das frutas expostas em cada andar do bolo.
Estação e região
Essa variedade depende ainda da época que ocorrerá o casório e do local. Então, vale verificar quais são as frutas da estação porque isso pode influenciar no orçamento. Vejam também as típicas da região para fazer uma homenagem ao lugar que vocês moram e deixar o dia C ainda mais significativo.
Além disso, os convidados de fora ainda terão a oportunidade de conhecer e saborear uma iguaria local. Então confiram alguns exemplos regionais que podem estar com os noivinhos do bolo de casamento como ornamentação:
- Nordeste: caju, cajá, mangaba, pitomba, umbu;
- Norte: açaí, cupuaçu, graviola, guaraná, taperebá;
- Centro-oeste: baru, araticum, jatobá, macaúba;
- Sudeste: maracujá, goiaba, mamão, tangerina, acerola, abacaxi;
- Sul: uva, laranja, pêssego, maçã
Diferentes que funcionam
Os sabores clássicos são unânimes e certeiros em qualquer evento, mas há frutas que à primeira vista podem causar estranhamento e acabam sendo irresistíveis em receitas de bolo. É só dar uma chance, se quiserem que o casamento tenha algo inusitado e com a proposta de experimentar novos sabores.
Sem receio de ousar:
- O figo, por exemplo, é uma fruta que combina com nozes ou com mel e amêndoa;
- Já o mirtilo (blueberry) vai bem no recheio ou até mesmo na massa do bolo;
- Outra opção diferente e saborosa é o bolo gelado de polpa de açaí com guaraná e a cobertura de chocolate meio amargo;
- E para quem vai se casar em junho ou julho, o bolo que leva iogurte na massa, com maçã e groselha no recheio, é o verdadeiro sabor de maçã do amor, típico doce de festas juninas
As frutas trazem frescor, leveza e água na boca, sendo consideradas tanto para potencializar a decoração do casamento, quanto para serem servidas in natura e para estar no emblemático bolo do casal. Com certeza é o toque mais natural que muitos casais desejam no grande dia e que com certeza vai agradar a todos os convidados, à visão e ao paladar.